Instalação elétrica para carregamento VE

Responder
Avatar do Utilizador
efames
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 15 mai 2020, 01:12
Localização: Linda a Velha

Instalação elétrica para carregamento VE

Mensagem por efames »

Tenho a garagem alimentada a 230V a partir do quadro elétrico da Fração com possibilidade de carregar a bateria do VE

Será possível colocar uma baixada a partir do Quadro Comum do edifício para a garagem em 400V para carregar mais rápido? e ficar ainda com as 2 duas alimentações elétricas ativas simultaneamente na garagem ?
Existe alguma lei que o impeça?
Obrigado

Efames


Jorge Colaço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 mai 2020, 12:44
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Instalação elétrica para carregamento VE

Mensagem por Jorge Colaço »

Muito sinceramente não sei se há uma lei que o impeça.

Eu acho que pode fazer uma ligação para carregamentos de veículos elétricos através do quadro comum do edifício mas para isso terá de instalar um contador independente para contagem da eletricidade gasta na tomada de carregamento de veículos elétricos.

Para além disso tem que se certificar que o quadro comum do edifício tem potência disponível suficiente para aguentar o carregamento do veículo elétrico porque essas tomadas por vezes podem ter potências elevadas para a capacidade restante do quadro. E muito provavelmente também precisará de uma aprovação dos restantes inquilinos do edifício mas eu não estou muito por dentro dessas leis.

Espero que esta resposta o tenha ajudado.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Instalação elétrica para carregamento VE

Mensagem por Kykoo »

Já existe um tópico aqui viewtopic.php?f=16&t=23042
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Instalação elétrica para carregamento VE

Mensagem por amoreira »

efames Escreveu: 15 mai 2020, 01:44 Tenho a garagem alimentada a 230V a partir do quadro elétrico da Fração com possibilidade de carregar a bateria do VE
Quando diz garagem refere-se a Box ? se for o caso a alimentação terá de se manter da sua fração como refere, se tem por ex. 16A e precisa de mais potencia essa energia tem de vir da sua fração.

Será possível colocar uma baixada a partir do Quadro Comum do edifício para a garagem em 400V para carregar mais rápido? e ficar ainda com as 2 duas alimentações elétricas ativas simultaneamente na garagem ?
Existe alguma lei que o impeça?
Obrigado
Tive uma situação deste tipo num projeto e não é tão simples como parece, em jeito de resumo posso dizer vos o seguinte:
A energia proveniente do QSC é um direito de todos os inquilinos de modo equitativo ou seja todos têm o direito de usufruir dessa energia não pode ser parcialmente destinada apenas a um inquilino.
Ao existir 1 unico ponto carregamento para VE tem de ser de uso partilhado.
Vamos partir do pressuposto que o QSC até tem capacidade para poder alimentar o seu VE com 7,4 KW e com isto esgota a potencia disponível no QSC, ao reservar esta energia para si mais ninguém vai poder usufruir do direito que lhe assiste dessa energia.
A instalação de pontos de carregamento de VE tem de passar por uma assembleia de condóminos se lhe concederem esse direito abdicando tudo bem, caso contrario o melhor é pedirem um aumento de potencia de modo a todos poderem ter a possibilidade de ter acesso a um ponto de carregamento no minimo de 16A.



Efames
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”