Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Responder
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por Delph »

Boa tarde,

Tenho uma casa que tem painéis solares para o aquecimento de água e gostaria de saber se posso colocar um quadro no sotão e ligar este ao quadro parcial que tenho no 1º andar ou se sou obrigado a ligar este ao quadro geral?

A outra opção seria ligar o painel solar ao quadro do 1º andar.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 18 set 2019, 15:55 Boa tarde,

Tenho uma casa que tem painéis solares para o aquecimento de água e gostaria de saber se posso colocar um quadro no sotão e ligar este ao quadro parcial que tenho no 1º andar ou se sou obrigado a ligar este ao quadro geral?

A outra opção seria ligar o painel solar ao quadro do 1º andar.
Boas
Se é a partir do Sótão que tem acesso aos painéis solares, faz todo o sentido ter um Quadro Elétrico parcial no Sótão e fazer a ligação dos painéis a partir desse Quadro Elétrico do Sótão.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por alfaxander »

Delph Escreveu: 18 set 2019, 15:55 Boa tarde,

Tenho uma casa que tem painéis solares para o aquecimento de água e gostaria de saber se posso colocar um quadro no sotão e ligar este ao quadro parcial que tenho no 1º andar ou se sou obrigado a ligar este ao quadro geral?

A outra opção seria ligar o painel solar ao quadro do 1º andar.
Boas, a situação ideal seria alimentar o quadro do sotão diretamente do QG, se isso não fácil de conseguir poderá usar o tal QP do piso 1, tenha atenção as proteções e cablagens.
:E Até Já :V
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por ohmico »

Boas,

se estou a entender propõe-se colocar uma protecção para os painéis solares (AQS) no sótão.

Não vejo nenhum problema desde que o circuito seja devidamente dimensionado e o corte, se o acesso ao sótão não for fácil, estiver devidamente assinalado no QP.

Já agora, não se esqueça que se o sistema for de termo-sifão com apoio eléctrico terá de incluir na protecção um interruptor ou disjuntor diferencial de 30mA.

Ohmico
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por Delph »

Desde já obrigado pelas respostas esclarecedoras, desconhecia que podia ligar um quadro parcial a outro e isso será uma solução que permite resolver muitos problemas pois até ao momento a casa tem 4 quadros e o geral é pequeno estando basicamente a funcionar como quadro de distribuição.
Como quem fez a obra esvaziou o depósito estragando os paneis que estiveram expostos vazios duram 18 meses vou aguardar a substituição para implementar o quadro no sotão ou alimentar este a partir do quadro do 1º piso, esta electricamente é a pior solução mas por outro lado como ohmico apontou o acesso não é simples sendo necessário subir a um banco para abrir o fecho do alçapão, descer as escadas para ligar ou desligar o quadro do sotão e caso este tiver disparado na totalidade sendo necessário navegar pelo sotão sem luzes, estando no quadro parcial posso resolver o problema e ajustar o relógio comodamente.

Já agora uma outra questão tenho uma pequena divisão no exterior de 1.5 x 1.2 onde antigamente estava situada a caldeira do sistema de aquecimento que foi substituído por AVAC até montarmos os novos painéis tenho lá um termo-acumulador e alimentei este a partir do quadro eléctrico parcial do R/C, como está no exterior e tem uma porta creio que sou obrigado a ligar o quadro desta sala ao quadro geral ou posso ter este ligado no parcial? O ponto a considerar é que só alimenta uma lâmpada e uma luz, e o cabo que existe para o quadro geral tem 50 anos sendo de 3x2.5 mm e não o posso substituir pois obrigaria a levantar muitos metros de calçada.

Desde já obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligar quadro do sótão a quadro parcial

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 20 set 2019, 14:55 Desde já obrigado pelas respostas esclarecedoras, desconhecia que podia ligar um quadro parcial a outro e isso será uma solução que permite resolver muitos problemas pois até ao momento a casa tem 4 quadros e o geral é pequeno estando basicamente a funcionar como quadro de distribuição.
Como quem fez a obra esvaziou o depósito estragando os paneis que estiveram expostos vazios duram 18 meses vou aguardar a substituição para implementar o quadro no sotão ou alimentar este a partir do quadro do 1º piso, esta electricamente é a pior solução mas por outro lado como ohmico apontou o acesso não é simples sendo necessário subir a um banco para abrir o fecho do alçapão, descer as escadas para ligar ou desligar o quadro do sotão e caso este tiver disparado na totalidade sendo necessário navegar pelo sotão sem luzes, estando no quadro parcial posso resolver o problema e ajustar o relógio comodamente.

Já agora uma outra questão tenho uma pequena divisão no exterior de 1.5 x 1.2 onde antigamente estava situada a caldeira do sistema de aquecimento que foi substituído por AVAC até montarmos os novos painéis tenho lá um termo-acumulador e alimentei este a partir do quadro eléctrico parcial do R/C, como está no exterior e tem uma porta creio que sou obrigado a ligar o quadro desta sala ao quadro geral ou posso ter este ligado no parcial? O ponto a considerar é que só alimenta uma lâmpada e uma luz, e o cabo que existe para o quadro geral tem 50 anos sendo de 3x2.5 mm e não o posso substituir pois obrigaria a levantar muitos metros de calçada.

Desde já obrigado
Boas
Em termos regulamentares nessa arrecadação visto que tem porta própria pelo exterior da habitação, terá de ter um novo Quadro Elétrico, e a partir daí liga tudo o que tenha nessa arrecadação e eventual iluminação ou tomadas no exterior.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”