Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Responder
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por NCardoso »

Boa noite,

Tenho uma duvida e espero que me consigam esclarecer.

Tenho um projecto para fazer em uma loja e requer um pedido de aumento potência.
A loja tem um ramal próprio e a sua portinhola
O edifício em questão tem 2 lojas na mesma rua e a sua entrada para habitações, mas faz gaveto para outra rua onde existem mais 2 lojas pertencentes ao mesmo prédio.

Eu tenho o NIP das 2 lojas e da entrada do prédio mas não tenho das lojas que fazem parte da outra rua.

Quando fazemos uma ficha electrotécnica fazemos por edificio (certo?), e este edifício tem 2 lojas na sua rua e mais 2 lojas em outra rua, e cada loja e habitação tem o seu ramal e o seu NIP, e não consigo obter o NIP nem a morada das lojas que se encontram na outra rua.

A minha questão é se posso fazer uma ficha electrotécnica apenas para a loja da qual estou fazer o projecto, ou tenho de colocar toda a constituição do edifício do qual não consigo obter informação sobre as duas lojas na rua da qual o edifício faz gaveto.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por ENERGY »

NCardoso Escreveu: 16 fev 2019, 04:05 Boa noite,

Tenho uma duvida e espero que me consigam esclarecer.

Tenho um projecto para fazer em uma loja e requer um pedido de aumento potência.
A loja tem um ramal próprio e a sua portinhola
O edifício em questão tem 2 lojas na mesma rua e a sua entrada para habitações, mas faz gaveto para outra rua onde existem mais 2 lojas pertencentes ao mesmo prédio.

Eu tenho o NIP das 2 lojas e da entrada do prédio mas não tenho das lojas que fazem parte da outra rua.

Quando fazemos uma ficha electrotécnica fazemos por edificio (certo?), e este edifício tem 2 lojas na sua rua e mais 2 lojas em outra rua, e cada loja e habitação tem o seu ramal e o seu NIP, e não consigo obter o NIP nem a morada das lojas que se encontram na outra rua.

A minha questão é se posso fazer uma ficha electrotécnica apenas para a loja da qual estou fazer o projecto, ou tenho de colocar toda a constituição do edifício do qual não consigo obter informação sobre as duas lojas na rua da qual o edifício faz gaveto.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Boas
Na minha opinião vai ter de apresentar F.E de todas as lojas e do edifício.
Quanto à morada que diz não conseguir pode visualizar a mesma através do Google.
Cpts.
Energy
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por NCardoso »

Boa noite,

No google não aparece o número das lojas.

Portanto faço uma ficha electrotécnica com toda a constituição do edificio, mas metemos apenas uma morada na ficha e existem 2 lojas que fazem parte de outra rua e nem através do google consigo obter a sua morada para pedir a EDP o nip em questão, para neste caso fazer então uma ficha com 5 ramais, (4 lojas e 1 predio habitação).

A EDPD diz a constituição do edificio e respectivos ramais ? Penso que não, portanto não sei como resolver a situação. Talvez enviar uma ficha apenas com a loja em questão e esperar pelo feedback da EDP.
Realmente não sei que fazer.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por ENERGY »

NCardoso Escreveu: 17 fev 2019, 04:39 Boa noite,

No google não aparece o número das lojas.

Portanto faço uma ficha electrotécnica com toda a constituição do edificio, mas metemos apenas uma morada na ficha e existem 2 lojas que fazem parte de outra rua e nem através do google consigo obter a sua morada para pedir a EDP o nip em questão, para neste caso fazer então uma ficha com 5 ramais, (4 lojas e 1 predio habitação).

A EDPD diz a constituição do edificio e respectivos ramais ? Penso que não, portanto não sei como resolver a situação. Talvez enviar uma ficha apenas com a loja em questão e esperar pelo feedback da EDP.
Realmente não sei que fazer.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Boas
Se não sabe o numero das lojas, pede uma copia da Caderneta Predial ao Senhorio ou à Administração do Prédio e tem lá tudo na propriedade horizontal.
Cpts.
Energy
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por NCardoso »

Boa Noite,

Caso consiga obter a morada e respectivos NIP das duas lojas que se situam na outra rua, mas pertencentes ao mesmo prédio, coloco duas moradas na mesma ficha electrotécnica ?

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por ENERGY »

NCardoso Escreveu: 19 fev 2019, 03:27 Boa Noite,

Caso consiga obter a morada e respectivos NIP das duas lojas que se situam na outra rua, mas pertencentes ao mesmo prédio, coloco duas moradas na mesma ficha electrotécnica ?

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Boas
A nova F.E tem local para descrever a caraterização do imóvel, quantidades de NIPs e respetivos CPEs, quantidades de ramais, etc.
Cpts.
Energy
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por NCardoso »

Boa noite,

Conheço bem a FE, contudo nunca me calhou a constituição de um prédio com lojas em duas ruas diferentes.

Já obtive a caderneta predial e não me ajudou.

A ficha de identificação de projecto da DGEG também apenas pede um NIP e o edificio em questão tem vários um por cada loja(ramais independentes) e (habitação) (outro ramal) ...

Visto o imóvel que precisa de aumento potencia e tem um NIP próprio, não faria sentido uma FE apenas para esse NIP, visto ter um ramal independente da constituição do prédio e possuir um NIP próprio ? (como foi dito terá de ser com a constituição do prédio).

Obrigado e cumprimentos,
Nuno Cardoso
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por dsrsantos »

NCardoso Escreveu: 21 fev 2019, 03:50 Boa noite,

Conheço bem a FE, contudo nunca me calhou a constituição de um prédio com lojas em duas ruas diferentes.

Já obtive a caderneta predial e não me ajudou.

A ficha de identificação de projecto da DGEG também apenas pede um NIP e o edificio em questão tem vários um por cada loja(ramais independentes) e (habitação) (outro ramal) ...

Visto o imóvel que precisa de aumento potencia e tem um NIP próprio, não faria sentido uma FE apenas para esse NIP, visto ter um ramal independente da constituição do prédio e possuir um NIP próprio ? (como foi dito terá de ser com a constituição do prédio).

Obrigado e cumprimentos,
Nuno Cardoso
No site da DGEG tem lá exemplos esclarecedores de como preencher nesses casos (clicar 2x no icon do pdf no powerpoint).
Normalmente a ficha é respeitante ao prédio todo, mas actualmente (e vem mesmo uma nota respeitante a isso no exemplo da DGEG) não é obrigatório, até porque ramais independentes não contam para a verificação da necessidade de projecto. No entanto a EDP pode exigi-lo ou pedir para alterar (conforme haja NIP matriz ou não).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por ENERGY »

dsrsantos Escreveu: 21 fev 2019, 08:20
NCardoso Escreveu: 21 fev 2019, 03:50 Boa noite,

Conheço bem a FE, contudo nunca me calhou a constituição de um prédio com lojas em duas ruas diferentes.

Já obtive a caderneta predial e não me ajudou.

A ficha de identificação de projecto da DGEG também apenas pede um NIP e o edificio em questão tem vários um por cada loja(ramais independentes) e (habitação) (outro ramal) ...

Visto o imóvel que precisa de aumento potencia e tem um NIP próprio, não faria sentido uma FE apenas para esse NIP, visto ter um ramal independente da constituição do prédio e possuir um NIP próprio ? (como foi dito terá de ser com a constituição do prédio).

Obrigado e cumprimentos,
Nuno Cardoso
No site da DGEG tem lá exemplos esclarecedores de como preencher nesses casos (clicar 2x no icon do pdf no powerpoint).
Normalmente a ficha é respeitante ao prédio todo, mas actualmente (e vem mesmo uma nota respeitante a isso no exemplo da DGEG) não é obrigatório, até porque ramais independentes não contam para a verificação da necessidade de projecto. No entanto a EDP pode exigi-lo ou pedir para alterar (conforme haja NIP matriz ou não).
Boas
Eu diria que todos os ramais inseridos num determinado edificio, contam para o somatorio de potencias totais desse edificio.
Cpts.
Energy
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por NCardoso »

Só hoje vi a nova ficha electrotecnica disponibilizada pela DGEG, e sim agora está mais completa, relativamente a varios NIPs e várias moradas.

O que me deixou mais surpreso foi o exemplo nº1 da DGEG no qual uma moradia com piscina necessita de colocar na ficha a potência da piscina a somar à potência da habitação, a piscina também terá um CPE ?

Quem não souber do que falo que vejam o exemplo da DGEG sobre a nova ficha electrotecnica para darem a sua opinião.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
RICARDOF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 fev 2019, 19:52
Localização: Leiria

Re: Ficha Electrotécnica (constituição edifício)

Mensagem por RICARDOF »

Penso que neste caso apenas são necessários os dados da loja em análise.
Ver notas no exemplos de preenchimentos no site DGEG:

"Para instalações existentes, a FE deve referir, no mínimo as frações que foram alteradas, indicando os NIP e CPE respetivos."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”