Calcular corrente de motor

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Olá,

Sei que assunto motores é bastante extenso mas tenho uma dúvida que me está a deixar confuso (resumindo, tenho que ir novamente estudar motores, que isto está enferrujado :lol: :D

Neste motor, https://www.weg.net/catalog/weg/BR/pt/M ... p/10691432 , tenho a seguinte informação:

Potência: 0.18 kW;
A corrente deveria ser de 0.78A, pois 180/230, correcto? (Penso que não é assim tão simples, mas....)

Obrigado
Cumps

[UPDATE]
Já está resolvido. Faltou considerar o cosphi e rendimento. Bem me parecia que andava a falta qualquer coisa :D


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Boas

Mas não esqueças que estás em 60Hz

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Sim, obrigado pela lembrança.

Um pormenor que ainda não consegui perceber. Qual a diferença entre os valores "Corrente de Partida" e "Corrente a vazio". Sei que no arranque existe um pico de corrente mas o valor de Corrente de Partida significa que ele vai atingir 11.5A mesmo que em vazio e a Corrente de vazio vai ser o valor que ele consume após arranque em vazio?

Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Boas

Corrente em vazio é sem carga, e após ter atingido a velocidade de sincronismo (2867rpm a 50Hz).
A corrente de partida é o arranque do motor com a carga nominal.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 18 jan 2019, 14:33 Boas

Corrente em vazio é sem carga, e após ter atingido a velocidade de sincronismo (2867rpm a 50Hz).
A corrente de partida é o arranque do motor com a carga nominal.

Cump.
Mário
Pois aqui é que reside a minha dúvida. Caso prático: Ligo o motor em vazio, sem nada preço no seu eixo, em uma tomada cá de casa. A corrente que vou medir no meu amperímetro será de 1.80A. Tanto no momento do arranque como quando este ficar embalado (ter atingido a velocidade de sincronismo. É isso?

Nota: a ver senão vou mandar a luz abaixo da frequesia inteira :D :lol: :lol:

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Não.
Qualquer motor no momento da partida tem pico de corrente. Esse valor depende de motor para motor, e da carga (a inércia também conta).

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 18 jan 2019, 15:21 Não.
Qualquer motor no momento da partida tem pico de corrente. Esse valor depende de motor para motor, e da carga (a inércia também conta).

Cump
Mário
O "Não" é referente a que assunto?
Hummm, estou a perceber. O pico de corrente tem haver com a potência que o motor vai ter que solicitar para fazer mover a carga que tem acoplada a ele. Tal como escreves-te. Entendi bem? Nota: nunca tinha pensado nisso a fundo. sempre pensei que o valor de pico de corrente fosse algo fixo. Mas agora que penso nisso não faz sentido.

Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

edeluz Escreveu: 18 jan 2019, 15:26
Mário Escreveu: 18 jan 2019, 15:21 Não.
Qualquer motor no momento da partida tem pico de corrente. Esse valor depende de motor para motor, e da carga (a inércia também conta).

Cump
Mário
O "Não" é referente a que assunto?
Hummm, estou a perceber. O pico de corrente tem haver com a potência que o motor vai ter que solicitar para fazer mover a carga que tem acoplada a ele. Tal como escreves-te. Entendi bem? Nota: nunca tinha pensado nisso a fundo. sempre pensei que o valor de pico de corrente fosse algo fixo. Mas agora que penso nisso não faz sentido.

Cumps
Já percebi a que assunto se refere o teu "Não". Sorry

Resumindo, posso ligar este motor em vazio cá em casa, (tenho 4.6), que a luz não vai abaixo, certo? Pois a corrente que ele vai consumir será de 1.80A. Mas a corrente de pico não será este. Devido aos factores que já comentados. Certo?

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Certo
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Olá,

Para o motor que tenho, via chapa de características, calculo que o mesmo precise de 3A para trabalhar (0.69kW). Já medi com a pinça amperimétrica e o valor anda nos 2A, como seria de esperar. Posso colocar um voltímetro em série, em modo amperímetro, na alimentação do motor? Pois o multímetro permite a passagem de até 10A. Permite também uma corrente de 20A por 15segundo no máximo. O receio que tenho é no arranque do motor, a corrente de arranque que pode ir até 50A (estou certo)?

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Boas

Não percebi nada

edeluz Escreveu: 25 jan 2019, 13:50 Olá,

Para o motor que tenho, via chapa de características, calculo que o mesmo precise de 3A para trabalhar (0.69kW). Já medi com a pinça amperimétrica e o valor anda nos 2A, como seria de esperar.
Qual motor?

Posso colocar um voltímetro em série, em modo amperímetro, na alimentação do motor?
Queres queimar o voltímetro? Voltes é em paralelo!

Pois o multímetro permite a passagem de até 10A. Permite também uma corrente de 20A por 15segundo no máximo. O receio que tenho é no arranque do motor, a corrente de arranque que pode ir até 50A (estou certo)?
Mediste com pinça ou com multímetro?
Não creio que vá aos 50Amp

Obrigado
Cumps
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 25 jan 2019, 17:44 Boas

Não percebi nada

edeluz Escreveu: 25 jan 2019, 13:50 Olá,

Para o motor que tenho, via chapa de características, calculo que o mesmo precise de 3A para trabalhar (0.69kW). Já medi com a pinça amperimétrica e o valor anda nos 2A, como seria de esperar.
Qual motor?

Posso colocar um voltímetro em série, em modo amperímetro, na alimentação do motor?
Queres queimar o voltímetro? Voltes é em paralelo!

Pois o multímetro permite a passagem de até 10A. Permite também uma corrente de 20A por 15segundo no máximo. O receio que tenho é no arranque do motor, a corrente de arranque que pode ir até 50A (estou certo)?
Mediste com pinça ou com multímetro?
Não creio que vá aos 50Amp

Obrigado
Cumps
A Azul

Cump.
Mário
Sorru,
Foi depois do almoço e não foi fácil heheh :D :lol:
O motor que tenho tem uma potência de 0.5kW e trata-se de um motor monofásico. O objectivo é medir a corrente que este consome. De momento tenho o motor sem carga acoplada. Para isso estou a pensar colocar o multímetro, em modo amperímetro, em série no circuito. O multímetro que tenho permite uma corrente de até 10A aos seus terminais. A dúvida que tenho é se posso fazer esta montagem? Pois segundo o que li no momento de arranque a corrente do circuito atinge um pico. Isso não irá prejudicar o multímetro?

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Boas
Se o teu problema é o momento de arranque, é fácil...
Chantas o amperímetro no momento de arranque

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 26 jan 2019, 19:11 Boas
Se o teu problema é o momento de arranque, é fácil...
Chantas o amperímetro no momento de arranque

Cump.
Mário
Não me tinha lembrado dessa! Boa ideia! Posso é testar, na pior das hipóteses, com este nível de corrente, é queimar o fusível. O que achas?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Calcular corrente de motor

Mensagem por Mário »

Boas
Sim, mas se é de 10amp aguenta.
Para mim amp. é com pinça.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”