Instalação em comutação de escada

Responder
LMSSML
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 dez 2018, 20:00
Localização: Porto

Instalação em comutação de escada

Mensagem por LMSSML »

Estou com uma situação de uma instalação electrica na casa que adquiri.

No entanto e como verifico diferenças na minha instalação deixo aqui as fotos dos dois interruptores com as ligações efectuadas.

um dos interruptores apenas tem dois cabos pretos (imagem 1)

O segundo interruptor tem 4 cabos 2 castanhos e 2 pretos (imagem2)

Ja descobri que um dos castanhos e o que tem a corrente ligado na parte vermelha do interruptor na parte traseira.
No entanto acho estranho no primeiro interruptor ter apenas 2 cabos pretos, nao deveriam ser 3 cabos ?
Anexos
imagem2.jpg
Imagem1.jpg


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por joao-pt »

Estão na mesma divisão e a comandar o mesmo ponto de iluminação? São equipamentos diferentes.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por ENERGY »

LMSSML Escreveu: 30 dez 2018, 20:06 Estou com uma situação de uma instalação electrica na casa que adquiri.

No entanto e como verifico diferenças na minha instalação deixo aqui as fotos dos dois interruptores com as ligações efectuadas.

um dos interruptores apenas tem dois cabos pretos (imagem 1)

O segundo interruptor tem 4 cabos 2 castanhos e 2 pretos (imagem2)

Ja descobri que um dos castanhos e o que tem a corrente ligado na parte vermelha do interruptor na parte traseira.
No entanto acho estranho no primeiro interruptor ter apenas 2 cabos pretos, nao deveriam ser 3 cabos ?
Boas
Se o que chama de interruptor tem 3/4 cabos ligados, condutores, significa que já houve por aí alterações, pois cada interruptor tem apenas 2 ligações, se esse tem 3 ligações deveria ser um comutador de escada, que no entanto também pode funcionar como interruptor, dependendo das ligações efetuadas, mas se tem aí na caixa 4 condutores significa que também poderia ser um Inversor, e foi alterado por motivo que se desconhece, etc.
Tem de explicar melhor o que faz cada um desses interruptores.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por lcmmonteiro »

convém analisar a sua configuração e perceber quantos pontos de luz acende e se faz ou não comutação com outro ou outros interruptores.

um interruptor simples trabalha apenas com 2 fios: entrada da fase + saída do retorno para o ponto de luz. (pode acender mais que um ponto de luz)

de lustre de igual modo mas com mais uma saída: 3 fios: entrada da fase + saída de dois retornos para os 2 pontos de luz. (pode acender mais do que dois pontos de luz).

já as comutações de escada trabalham de forma diferente pois é necessária haver uma ligação (comutação) entre pelo menos dois comutadores, isto se existirem apenas dois comutadores, pois podem existir mais e aqui já será necessária a utilização de inversores.

tente analisar a sua instalação e partilhar mais informações ou, se não tiver o conhecimento necessário, deverá contactar um técnico.
LMSSML
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 dez 2018, 20:00
Localização: Porto

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por LMSSML »

Boas

Desde ja agradeço os varios posts para ajuda na resolução do meu problema

@joao-pt
Os dois interruptores estao em divisoes diferentes um na cozinha outro na sala para comandarem o mesmo ponto de luz (luz do exterior)

@Energy
Relativamente ao que fazem os dois interruptores so conheço a função de ligar e desligar a luz do exterior, pelo menos por mim conhecida.
O estranho para mim e que se apagar a luz num local (ex: cozinha) nao a consigo apagar na sala (conforme mencionado possivelmente seria um inversor)
O que tinha inicialmente seriam 2 comutadores de escada e nao esta funcional como pretendido( acender a luz na sala e apagar na cozinha ou vice-versa).

@lcmmonteiro

Efectuei o teste com 2 comutadores de escada e continuo na mesma.
Efectuei o teste com um interruptor e um comutador de escada (penso que nao faria grande sentido , mas tentei efetuar o teste na mesma)
Nao tenho grande conhecimento da instalação anterior como se encontrava, no entanto e dado ao que tenho em maos qual seria a melhor abordagem ?

Penso que neste momento apenas me falta efetuar o teste com um inversor que e o que me falta testar.

No entatno e dadas as fotos enviadas qual o melhor cenario aproveitando o que tenho ?

Dois interruptores
dois comutadores (ja testado e nao funciona)
um interruptor e um inversor
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por Mario Lopes »

Viva esqueça,

Falta um fio nessa instalação para funcionar como comutador de escada. O que está a acontecer é num dos lados corta a alimentação ao outro comando e por isso é que quando desliga nesse lado, não consegue ligar do outro. Não sei as distancias e se a tubagem está em condições de passar nova cablagem. Caso não consiga, é substituir os dois comandos por botões de pressão e instalar um rele numa das caixas que tem a linha de lâmpada.
LMSSML
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 dez 2018, 20:00
Localização: Porto

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por LMSSML »

Boas

@Mario Lopes

Obrigado pela verticalidade da resposta no entanto penos que sera possivel efetuar a passagem de cabo pelos tubos.

Presumo que seja para adicionar um cabo ao interruptor da imagem que tem 2 cabos de forma a que esse novo cabo fique tambem no interruptor que tem 4 cabos na imagem, ficando da seguitne forma

Interruptor de 2 cabos -> (Ficaria) Interruptor de 3 cabos
Interruptor de 4 cabos -> (Ficaria) Interruptor de 5 cabos
Correto ?

Sendo assim um dos cabos ligaria de interruptor a interruptor (instalações de comutação de escada que andei a investigar pela net ) correto ?
Avatar do Utilizador
toutakiapolos
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 21 nov 2008, 14:38
Localização: Esposende
Enviou: 2 vezes

Re: Instalação em comutação de escada

Mensagem por toutakiapolos »

segue este exemplo...
Anexos
com. escada.png
com. escada.png (8.17 KiB) Visto 1374 vezes
Angelo Vassalo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”