Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Faz falta em secção para mecânica e/ou serralharia.

Estou neste momento a procurar uma parafuso bastante especifico. Já contactei a fabory mas nem eles têm. A Rua do Almada, Porto, já foi boa, neste momento não tem grande coisa. O pessoal antigo que saiba também desapareceu. Desta forma solicito a vossa ajuda. Que fornecedores e/ou casas fortes de parafusos conhecem? O ideal é ser na zona do distrito do Porto, pois terei que mostrar o parafuso ao vendedor.

Obrigado
Cumps


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por nelmindo »

Se contactou a "Fabory" e não tinham, normalmente isso é mau sinal.
Uma foto podia esclarecer.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Sorry, aqui vai:
parafuso.JPG
parafuso.JPG (31.78 KiB) Visto 1378 vezes
No filete (na parte baixa) tem 9.65 mm de diametro.Na parte superior do filete tem 10.4mm. E na cabeça do parafuso marca 8.8.

[update1]

Já agora se alguém tiver documentação sobre parafusos agradeço que me passem. Para não andar a escrever "parte de cima" e "parte de baixo" do filete! Se o meu professor do 12 ano, já lá vão uns anos, me ouvisse acho que morria :D Mas como são termos que não uso todos os dias as coisas vão-se esquecendo....

Cumps
Última edição por admin em 30 dez 2018, 01:11, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

Se fizeres procura no forum, vais encontrar diversa informação sobre parafusos. "manutenção industrial" e tambem no restante forum.

O parafuso que queres é Torx, e se tiver um pino macho no interior é Torx de segurança.

Se tens duvida com a rosca, compra um M10 no aki e vê se enrosca bem onde queres.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 30 dez 2018, 10:22 Boas

Se fizeres procura no forum, vais encontrar diversa informação sobre parafusos. "manutenção industrial" e tambem no restante forum.

O parafuso que queres é Torx, e se tiver um pino macho no interior é Torx de segurança.

Se tens duvida com a rosca, compra um M10 no aki e vê se enrosca bem onde queres.

Cump.
Mário
Vou pesquisar.
M10 não é, pois já fiz isso. M10 entra à força. Tem que ser menos um bocadinho.
Entretanto, que fabricantes existem de parafusos. Ok, devem existir aos milhares. Mas o mais importantes? Pode ser que consiga encontrar nos catálogos.

Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

O passe de rosca é igual ao do M10?
Tens um conta-fios?

Pode ser em polegadas 3/8"

O parafuso está aplicado em quê, é de que país?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por ENERGY »

Boas
Existe na Zona Industrial de Albarraque - Sintra, um armazém( Distribuidor) que tem todo o tipo de parafusos etc.
O nome da casa não sei, fica perto da WURT também a descobri ao acaso quando precisava de uns parafusos especiais, e não encontrava em mais lado nenhum em Lisboa.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

ENERGY Escreveu: 30 dez 2018, 16:51 Boas
Existe na Zona Industrial de Albarraque - Sintra, um armazém( Distribuidor) que tem todo o tipo de parafusos etc.
O nome da casa não sei, fica perto da WURT também a descobri ao acaso quando precisava de uns parafusos especiais, e não encontrava em mais lado nenhum em Lisboa.
Vou ver se consigo descobrir no google maps. Obrigado pela dica
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 30 dez 2018, 16:47 Boas

O passe de rosca é igual ao do M10?
Tens um conta-fios?

Pode ser em polegadas 3/8"

O parafuso está aplicado em quê, é de que país?

Cump
Mário
Penso que o passe de rosca seja igual. Não tenho um conta-fios, nem sei o que isso é! É isto? http://www.ferramentasjones.com/index.p ... ct_id=1469

Parece um "papa-folgas". Utilizava o papa-folgas para ver a folga na cabeça dos motores entre outras coisas na mecânica automóvel.

O parafuso é para ser aplicado em alumínio.

Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

Sim é isso, com ele identificas a rosca.
Depois ficas a saber se é milímetros ou polegadas.

http://www.intec.pt/gca/index.php?id=6
e depois catálogo técnico Intec

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por nelmindo »

O nome da cabeça, é cabeça esférica para ser apertada por chave hexalobular (torx(R) para os amigos).
O número 8.8 corresponde ao binário máximo que pode ser submetido, que está relacionado com a qualidade do metal utilizado.
É preciso saber qual o passo desse parafuso. Pode ser M10 passo fino (por exemplo as porcas de candeeiro são M10 passo fino).
Mas pode ser imperial como sugerido pelo Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu: 31 dez 2018, 00:19 O nome da cabeça, é cabeça esférica para ser apertada por chave hexalobular (torx(R) para os amigos).
O número 8.8 corresponde ao binário máximo que pode ser submetido, que está relacionado com a qualidade do metal utilizado.
É preciso saber qual o passo desse parafuso. Pode ser M10 passo fino (por exemplo as porcas de candeeiro são M10 passo fino).
Mas pode ser imperial como sugerido pelo Mário
Boas
Se pode ser " imperial " depois de algumas, acredito que o passo de rosca deixa de interessar, e vai mais uma imperial bem roscada hehehe.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Olá,

Já arranjei um conta-fios. Para supresa a rosca é métrica. Digo que é métrica pois o conta-fios que encaixou perfeitamente é um que tem as medidas métricas. Marca o número 150. O que isto significa?

Obrigado
Cumps

[UPDATE1]
A chave que utilizo para apertar este parafuso é uma igual a esta: XXXXXXXXXXXX/ZeVScJ.jpg (Admin, pode colocar esta imagem no post? Tenho eu forma de colocar esta imagem no post!? Thanks). A chave Torx marca T-50.

Estive a ver os catálogo da intec.pt e o mais parecido que encontrei com o parafuso que tenho é isto:

1-http://www.intec.pt/fotos/gca/catalogo_ ... idth,421,5
Mas mesmo assim não é o tipo de cabeça Torx que tenho. Estive a medir o parafuso e não consigo encontrar medidas que batam certo com a tabela. No meu caso as medidas são:

d: 10.5mm
D: 19.3mm
k: 5.85mm
s: não sei como medir este parâmetro, pois aqui é que o meu parafuso não coincide com o tipo da tabela.
L: 30mm

Mas a marcação Aço 8.8 coincide com a marcação 8.8 que tem no meu parafuso. Mas não sei se o meu é de Aço (não tenho olho e toque para isso :D

Depois vim a esta página: http://www.intec.pt/catalogo/?cat=1&sessao=1 que me levou para esta http://www.intec.pt/catalogo/?cat=92&sessao=1 que por sua vez fui para estas:

1-http://www.intec.pt/catalogo/listaprodu ... 6&sessao=1
2-http://www.intec.pt/catalogo/listaprodu ... 2&sessao=1

Só que mesmo assim acho que não são estes. Pois a ponta do meu parafuso não é pontiagudo.

Resumindo, até ao momento sei que o meu parafuso tem as medidas que passei nos parâmetros d, D, L e k (neste post), têm a marcação de binário de aperto (segundo o nelmindo) de 8.8. Tem um passo, segundo o meu conta-fios de 150 (não sei o que isto significa).

Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

O DIN 7981 é o que o pessoal chama de parafusos rosca de chapa também parafusos parker. São autoroscantes, isto quer dizer que não usas machos para abrir rosca.

Neste link, tens outros que são autoperfurantes e roscantes, não fazes furo com broca.
https://www.google.com/url?sa=i&source= ... 2118164925

https://www.google.com/search?q=como+me ... 9RpW-VNurM:

https://slideplayer.com.br/slide/10832032/

Se é 8.8 é de aço carbono. Não é de inox!
Se o conta fios indica 150? tens que ver bem, ou será 1.50 e qual o conta-fios que estás a utilizar?
Se for 1.50 é rosca normal do M10

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nexans
Curioso
Curioso
Mensagens: 42
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Nexans »

Boas,

O valor 8.8 tem a ver com a classe de resistência do parafuso. Parece-me que tem um parafuso 13/32" que tem 10,319mm de diâmetro e o passo da rosca deve ser de 3/8 que é quase igual ao de 1.5 métrico e como disse o Mário se for 1.5 é o passo de rosca normal do M10.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”