Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por lcmmonteiro »

esse parafuso tem rosca métrica, quase de certeza.

veja neste site se encontra o que procura

https://www.forch.pt/pequeno-material


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Nexans Escreveu: 31 dez 2018, 09:29 Boas,
O valor 8.8 tem a ver com a classe de resistência do parafuso. Parece-me que tem um parafuso 13/32" que tem 10,319mm de diâmetro e o passo da rosca deve ser de 3/8 que é quase igual ao de 1.5 métrico e como disse o Mário se for 1.5 é o passo de rosca normal do M10.
Ora bem, vamos lá :D
Fui de propósito ao Aki para comprar uma porca (já agora é porca ou fêmea!? Segundo o que encontrei na net a coisa vai mais inclinada para porca...) M10. Comprei também um parafuso M10, por causa das coisas. Acontece que a porca de M10 não rosca no meu parafuso.

Vamos a números. Em termos de passo os parafusos são iguais (ambos marcam 150 no conta-fios) acontece que diâmetro do parafuso o M10 têm 9.85mm (que deveria ser 10, certo!?) enquanto que o meu parafuso têm 10.5.

Nexans
Não percebi bolha do que escreveste :D A parte do 8.8 estou esclarecido. No que toca a polegadas não sei interpretar os valores. Mas a parte da rosca já vi que é igual a M10 (pelo conta-fios). Acontece (repetindo o que escrevi duas linhas acima) o diâmetro do parafuso é diferente. Logo não entra/rosca. Medi a parte baixa do filete, em ambos os parafusos, e têm no M10: 9.05mm enquanto que no meu parafuso têm 9.65mm.
Mário Escreveu: 31 dez 2018, 08:47 Boas

O DIN 7981 é o que o pessoal chama de parafusos rosca de chapa também parafusos parker. São autoroscantes, isto quer dizer que não usas machos para abrir rosca.

Neste link, tens outros que são autoperfurantes e roscantes, não fazes furo com broca.
https://www.google.com/url?sa=i&source= ... 2118164925

https://www.google.com/search?q=como+me ... 9RpW-VNurM:

https://slideplayer.com.br/slide/10832032/

Se é 8.8 é de aço carbono. Não é de inox!
Se o conta fios indica 150? tens que ver bem, ou será 1.50 e qual o conta-fios que estás a utilizar?
Se for 1.50 é rosca normal do M10

Cump.
Mário
No conta-fios marca mesmo 150. Também pensei em 1.50, pois o que tenho andado a ler fala sempre em casas numéricas com valores decimais. O conta-fios que estou a utilizar é este:
canvas.JPG
canvas.JPG (21.56 KiB) Visto 645 vezes
Obrigado
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

Isso não é um conta fios! É uma lima de roscas.

Se é 150 não é milimétrico. Se encostares o M10 que compraste, tem a rosca igual ao que tinhas? Tem gravado o nome do tipo de rosca.

O teu paquimetro tem polegadas? Se for analógico é a escala de cima. Diz quantos traços tens (cada um é 1/16, o quarto traço é maior (1/4 + - 6.5mm) e depois no oitavo traço é maior ainda (1/2+ - 12.5mm) depois o décimo segundo é do tamanho do (1/4) mas a medida é (3/4 +- 19mm) e mais quatro traços tens 1" que em milimetros dá 25.4

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 31 dez 2018, 19:15 Boas

Isso não é um conta fios! É uma lima de roscas.

Se é 150 não é milimétrico. Se encostares o M10 que compraste, tem a rosca igual ao que tinhas? Tem gravado o nome do tipo de rosca.

O teu paquimetro tem polegadas? Se for analógico é a escala de cima. Diz quantos traços tens (cada um é 1/16, o quarto traço é maior (1/4 + - 6.5mm) e depois no oitavo traço é maior ainda (1/2+ - 12.5mm) depois o décimo segundo é do tamanho do (1/4) mas a medida é (3/4 +- 19mm) e mais quatro traços tens 1" que em milimetros dá 25.4

Cump.
Mário
Mas na ponta tem um pedaço de rosca que serve para "casar" com a rosca do parafuso. (isto foi o que me explicaram) :D
Obrigado pela explicação das polegadas, deixo aqui uma foto do meu:
canvas1.JPG
canvas1.JPG (48.08 KiB) Visto 644 vezes
e do parafuso sextavado:
canvas2.JPG
canvas2.JPG (46.34 KiB) Visto 644 vezes
Cumps

[UPDATE1]
Do zero até ao 1 têm 15 traços. Se cada um tem 1/16 significa que do 0 até 1 temos 1 polegada (0.0625*16). Correcto? A junção dos traços de baixo com os traços de cima resulta em quê!?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Pois é, duas fotos duas medidas.
O parafuso está instalado em quê?

1 polegada são 16 traços. os traços de cima é décimas de polegada.
Como em milimetros os traços de baixo são décimos de milimetro
Última edição por Mário em 31 dez 2018, 19:36, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 31 dez 2018, 19:32 Pois é, duas fotos duas medidas.
Não percebi.
Está instalado em alumínio
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

edeluz Escreveu: 31 dez 2018, 19:36
Mário Escreveu: 31 dez 2018, 19:32 Pois é, duas fotos duas medidas.
Não percebi.
Está instalado em alumínio
Qual a espesura donde está enroscado?
Isso deve de ser parafusos Parker (rosca de chapa) mas sem a ponta bicuda.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 31 dez 2018, 19:37
edeluz Escreveu: 31 dez 2018, 19:36
Mário Escreveu: 31 dez 2018, 19:32 Pois é, duas fotos duas medidas.
Não percebi.
Está instalado em alumínio
Isso deve de ser parafusos Parker (rosca de chapa) mas sem a ponta bicuda.
Vou ver nos catálogos se encontro esse tipo de parafuso para começar a ver medidas.
Thanks
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por alfaxander »

edeluz Escreveu: 30 dez 2018, 18:21
ENERGY Escreveu: 30 dez 2018, 16:51 Boas
Existe na Zona Industrial de Albarraque - Sintra, um armazém( Distribuidor) que tem todo o tipo de parafusos etc.
O nome da casa não sei, fica perto da WURT também a descobri ao acaso quando precisava de uns parafusos especiais, e não encontrava em mais lado nenhum em Lisboa.
Vou ver se consigo descobrir no google maps. Obrigado pela dica
Acredito que a loja que o energy tenha falado seja a Céu Batista e Filhas LDA.
:E Até Já :V
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

alfaxander Escreveu: 02 jan 2019, 10:04
edeluz Escreveu: 30 dez 2018, 18:21
ENERGY Escreveu: 30 dez 2018, 16:51 Boas
Existe na Zona Industrial de Albarraque - Sintra, um armazém( Distribuidor) que tem todo o tipo de parafusos etc.
O nome da casa não sei, fica perto da WURT também a descobri ao acaso quando precisava de uns parafusos especiais, e não encontrava em mais lado nenhum em Lisboa.
Vou ver se consigo descobrir no google maps. Obrigado pela dica
Acredito que a loja que o energy tenha falado seja a Céu Batista e Filhas LDA.
Liguei com a malta do Céu Batista e Filhas LDA e a resposta foi "o melhor é ir a um torneiro e fazer!" Respondo eu "Mas estes parafusos existem será possível facultar-me um email no sentido de enviar mais informação!? Até porque sou do Porto e não me dá jeito ir a Sintra de propósito" Resposta "Vá a um torneiro!" Lool, com postura destas vamos longe!

Enfim...Mas obrigado pela referência.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por Mário »

Boas

Se nós no forum não identificamos o parafuso, possivelmente ninguém identifica sem o ter na mão para medir. Um torneiro tem conhecimentos de roscas, para identificar ou fazer igual.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

Mário Escreveu: 02 jan 2019, 16:11 Boas

Se nós no forum não identificamos o parafuso, possivelmente ninguém identifica sem o ter na mão para medir. Um torneiro tem conhecimentos de roscas, para identificar ou fazer igual.

Cump.
Mário
Percebo. Acontece que a informação que iria passar por email não seria da mesma maneira que passei por aqui. O facto de conversar convosco ajudou-me na maneira como passo a informação. Para além disso foi a atitude.

Atenção que não estou a dizer que não têm valor, apenas que a atitude que tiveram não foi a correcta. Hoje em dia temos que estar "online" em todas as plataformas.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 02 jan 2019, 16:57
Mário Escreveu: 02 jan 2019, 16:11 Boas

Se nós no forum não identificamos o parafuso, possivelmente ninguém identifica sem o ter na mão para medir. Um torneiro tem conhecimentos de roscas, para identificar ou fazer igual.

Cump.
Mário
Percebo. Acontece que a informação que iria passar por email não seria da mesma maneira que passei por aqui. O facto de conversar convosco ajudou-me na maneira como passo a informação. Para além disso foi a atitude.

Atenção que não estou a dizer que não têm valor, apenas que a atitude que tiveram não foi a correcta. Hoje em dia temos que estar "online" em todas as plataformas.
Repare que um torneiro não tem o mesmo espírito que nós temos. A boa vontade não é igual para todos, principalmente naqueles que o tempo é dinheiro.
Aqui existe neste forum muitos com a carolice e com espírito de interajuda, porque já sentiram de uma ou outra uma pequena ajuda, logo ajudam onde podem. Nesse torneiro não acontecer isso...
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Descobrir tipo de parafuso - Fornecedores Portugal

Mensagem por edeluz »

nelmindo Escreveu: 02 jan 2019, 18:09
edeluz Escreveu: 02 jan 2019, 16:57
Mário Escreveu: 02 jan 2019, 16:11 Boas

Se nós no forum não identificamos o parafuso, possivelmente ninguém identifica sem o ter na mão para medir. Um torneiro tem conhecimentos de roscas, para identificar ou fazer igual.

Cump.
Mário
Percebo. Acontece que a informação que iria passar por email não seria da mesma maneira que passei por aqui. O facto de conversar convosco ajudou-me na maneira como passo a informação. Para além disso foi a atitude.

Atenção que não estou a dizer que não têm valor, apenas que a atitude que tiveram não foi a correcta. Hoje em dia temos que estar "online" em todas as plataformas.
Repare que um torneiro não tem o mesmo espírito que nós temos. A boa vontade não é igual para todos, principalmente naqueles que o tempo é dinheiro.
Aqui existe neste forum muitos com a carolice e com espírito de interajuda, porque já sentiram de uma ou outra uma pequena ajuda, logo ajudam onde podem. Nesse torneiro não acontecer isso...
Acho que isso vai do espirito/visão de cada um. Eu ajudo aqui (pouco comparado com outros membros) não porque já precisei de ajuda apenas porque acho que faz bem as pessoas falarem a ajudarem uns aos outros. Até porque se as pessoas não evoluírem os locais onde se pode ganhar dinheiro rapidamente se acaba!

[UPDATE]
Repara só nas coisas que já aprendi. E a parte mais interessante é que isto fica aqui para outros aprenderem. É importante é que se continue a fazer post como estes.
Se o conhecimento não se passar é como dar um tiro no nosso próprio pé!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”