Tomadas duplas

Responder
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 108
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Tomadas duplas

Mensagem por Miguel Alves »

Boa tarde a todos os colegas,
Hoje um cliente colocou-me uma questão que não sei como responder! A questão é a seguinte, o cliente quer colocar em todas as divisões da casa tomadas duplas pois diz “que não quer estender extensões”. A moradia tem 3 circuitos de tomadas de usos gerais com 8 em cada circuito, a minha dúvida é se posso colocar ou não as duplas tendo em vista que vou ter de certificar a instalação elétrica.

Agradeço a vossa colaboração,
Miguel Alves


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por pedro caetano »

boas. em principio não tem problema pois se coloca uma dupla numa caixa de aparelhagem vale por uma tomada. cump
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode agrupar num conjunto varias tomadas, que de acordo com as RTIEBT conta como se de 1 única tomada se trate.
Cpts.
Energy
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por ecastro »

Viva

Boletim CERTIEL Março 2007 " Em locais de habitação cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais que oito pontos de utilização. Para efeito de contagem do numero de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16A agrupadas por circuito num mesmo aparelho são consideradas como um unico ponto de utilização (RTIEBT 801.5.3)".

Mas há quem tenha opinião diferente...
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por joaosousa »

Se projectar fosse apenas guias e RTIEBT não era preciso engenheiros e pessoal técnico especializado. Realmente as rtiebt dizem isso mas eu sou contra o uso disso. Uma ou outra em zonas de pouco uso e com simultaneidade baixa tudo bem, aceito. Colocar varias espalhadas por uma casa vai dar asneira. Várias coisas ligadas ao mesmo tempo, extensões é triplas (inevitavelmente toda a gente usa). Podem ter tomadas quádruplas, mas mais duas tomadinhas dá sempre jeito.. Depois aquecimentos é pufff. Já vi umas quantas queimadas....

Pessoalmente não coloco mais que 5 a 6 tomadas por circuito. Mais cedo ou mais tarde alguém se vai lembrar de montar mais uma ou outra tomada e não se vai preocupar se tens nesse circuito 5 ou 6 ou 10 tomadas. Portanto previno sempre.

Moradias, algumas grandes, comprimentos consideráveis, curto circuito mínimo baixo, disjuntor não dispara, circuito queima é ninguém sabe porque....
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por pedro caetano »

joaosousa Escreveu: 20 dez 2018, 22:57 Se projectar fosse apenas guias e RTIEBT não era preciso engenheiros e pessoal técnico especializado. Realmente as rtiebt dizem isso mas eu sou contra o uso disso. Uma ou outra em zonas de pouco uso e com simultaneidade baixa tudo bem, aceito. Colocar varias espalhadas por uma casa vai dar asneira. Várias coisas ligadas ao mesmo tempo, extensões é triplas (inevitavelmente toda a gente usa). Podem ter tomadas quádruplas, mas mais duas tomadinhas dá sempre jeito.. Depois aquecimentos é pufff. Já vi umas quantas queimadas....

Pessoalmente não coloco mais que 5 a 6 tomadas por circuito. Mais cedo ou mais tarde alguém se vai lembrar de montar mais uma ou outra tomada e não se vai preocupar se tens nesse circuito 5 ou 6 ou 10 tomadas. Portanto previno sempre.

Moradias, algumas grandes, comprimentos consideráveis, curto circuito mínimo baixo, disjuntor não dispara, circuito queima é ninguém sabe porque....
boas. concordo consigo pois a potencia das tomadas agrupadas vale por uma e é ai que a malta se esqueçe depois sobrecarregão e da nisso. ate defendo que ate 2 tomadas esta bem. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que estou a perceber?

Então a protecção a montante para que serve?

Ohmico
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 108
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Tomadas duplas

Mensagem por Miguel Alves »

Boa noite a todos os colegas,
Agradeço a todos os que me ajudaram nesta minha duvida, Muito obrigado a todos.
Miguel Alves
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”