Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Responder
ruiguedes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 07 jun 2011, 19:25
Localização: Vila Real
Enviou: 5 vezes

Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por ruiguedes »

Boa tarde, estou com um projeto elétrico em mãos e tenho uma dúvida na esperança que alguém me possa esclarecer.
O projeto consiste num prédio que tem dois blocos com entradas independentes A e B, e não comunicam interiormente no piso 0 e superiores. Acontece que nos pisos inferiores de estacionamento, -1, -2 e -3, estes têm comunicação entre ambos os blocos, os pisos são partilhados pelos 2 blocos.
1 - O quadro de colunas geral neste caso será único e deverá ficar no piso -1 (cave)?
2 - Do quadro de colunas geral deverão derivar 2 circuitos para 2 quadros de colunas parciais a colocar à entrada de cada um dos blocos, A e B, a colocar no piso 0, derivando depois destes duas colunas montantes?
3 - À entrada de cada bloco, no piso 0, deverá ficar uma botoneira de corte do Quadro de Colunas Geral?
3 - Os serviços comuns penso que serão únicos, ficando o contador no exterior do piso 0 e o Q.S.C. no piso -1, derivando depois deste, 2 quadros parciais para cada um dos blocos a colocar no piso 0?

Desde já um obrigado a quem me puder dizer se esta é a melhor abordagem.

Cumprimentos,

Rui Guedes


ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por ecastro »

Viva

O que eu tenho visto é um ramal (NIP) para cada local ou seja, cave/garagem, entrada A, entrada B.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por angel_of_diablo »

ruiguedes Escreveu: 17 dez 2018, 15:09 Já fiz um edifício igual, pelo que respondo a azul a tuas questões.

Boa tarde, estou com um projeto elétrico em mãos e tenho uma dúvida na esperança que alguém me possa esclarecer.
O projeto consiste num prédio que tem dois blocos com entradas independentes A e B, e não comunicam interiormente no piso 0 e superiores. Acontece que nos pisos inferiores de estacionamento, -1, -2 e -3, estes têm comunicação entre ambos os blocos, os pisos são partilhados pelos 2 blocos.
1 - O quadro de colunas geral neste caso será único e deverá ficar no piso -1 (cave)? Cada bloco deve ter um Quadro de Colunas unico com alimentação direta do exterior (podendo ser ligado a uma Portinhola ou ligação do cabo do ramal no Q.C.). Alguns locais, por exemplo Lisboa obrigão a ter um nicho no exterior para um Armário de Distribuição e Portinhola para cada Quadro de Colunas. Faz rapidamente um pedido de viabilidade à EDP, pois cada EDP a sua sentença.
2 - Do quadro de colunas geral deverão derivar 2 circuitos para 2 quadros de colunas parciais a colocar à entrada de cada um dos blocos, A e B, a colocar no piso 0, derivando depois destes duas colunas montantes? Nada disso. Para além do mencionado acima, cada bloco deve ter os seus serviços comuns, que incluem as escadas de cada bloco até ao último pisos subterrâneo. De um dos Quadros de Colunas (escolher o que tiver menor potência, caso os blocos não sejam iguais, considerar uma saída para o Quadro da Garagem. Este Quadro da Garagem fará os parciais da garagem (pisos -2 e -3), Quadro dos Veículos Elétricos (não esquecer isto), Quadro de Segurança (tens pisos subterrâneos, logo deves ter extração de CO, desenfumagem, etc.
3 - À entrada de cada bloco, no piso 0, deverá ficar uma botoneira de corte do Quadro de Colunas Geral? Como cada bloco tem o seu Quadro de Colunas e não existe alimentações de um para o outro, desde que cada Q.C. fique no hall de entrada, não precisa de botoneiras, nem mesmo o da garagem.
3 - Os serviços comuns penso que serão únicos, ficando o contador no exterior do piso 0 e o Q.S.C. no piso -1, derivando depois deste, 2 quadros parciais para cada um dos blocos a colocar no piso 0? Ver resposta 2. Já agora, se não tiveres alimentações acima de 41,4 kVA usa centralização de contagem, mas o quadro de colunas que tiver o Q. Garagem quase de certeza que terás de usar o Q.C. tradicional.

Desde já um obrigado a quem me puder dizer se esta é a melhor abordagem.

Cumprimentos,

Rui Guedes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por Pimenta »

Qual o problema de fazer o referido?

Ao fazer o que referem, o condomínio será obrigado a celebrar dois contratos de fornecimento de energia.

O que foi dito pelo colega Rui, cada bloco teria a sua própria coluna, somente os serviços comuns viriam da alimentação de um piso comum.

Não é legal o que referiu?
ruiguedes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 07 jun 2011, 19:25
Localização: Vila Real
Enviou: 5 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por ruiguedes »

Pelo que depreendo do colega Pimenta, concorda com a minha solução. Alguém mais me sabe dizer se é ilegal esta abordagem?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por Mario Lopes »

Viva Rui Guedes,

Já fiz um projecto assim mas com 7 caves e usei o método que refere. Um único ramal para toda a instalação. A meu ver é o mais lógico. Tem que ter atenção é a potência total e saber junto da EDP se a mesma é viável.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por amoreira »

ruiguedes Escreveu: 17 dez 2018, 15:09 Boa tarde, estou com um projeto elétrico em mãos e tenho uma dúvida na esperança que alguém me possa esclarecer.
O projeto consiste num prédio que tem dois blocos com entradas independentes A e B, e não comunicam interiormente no piso 0 e superiores. Acontece que nos pisos inferiores de estacionamento, -1, -2 e -3, estes têm comunicação entre ambos os blocos, os pisos são partilhados pelos 2 blocos.
1 - O quadro de colunas geral neste caso será único e deverá ficar no piso -1 (cave)?
2 - Do quadro de colunas geral deverão derivar 2 circuitos para 2 quadros de colunas parciais a colocar à entrada de cada um dos blocos, A e B, a colocar no piso 0, derivando depois destes duas colunas montantes?
3 - À entrada de cada bloco, no piso 0, deverá ficar uma botoneira de corte do Quadro de Colunas Geral?
3 - Os serviços comuns penso que serão únicos, ficando o contador no exterior do piso 0 e o Q.S.C. no piso -1, derivando depois deste, 2 quadros parciais para cada um dos blocos a colocar no piso 0?

Desde já um obrigado a quem me puder dizer se esta é a melhor abordagem.

Cumprimentos,

Rui Guedes
Dá uma vista de olhos pelo documento em anexo, espero que ajude.
Anexos
20.pdf
(6.6 MiB) Transferido 145 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ruiguedes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 07 jun 2011, 19:25
Localização: Vila Real
Enviou: 5 vezes

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por ruiguedes »

Obrigado pelas respostas, vou seguir a abordagem que consta no boletim da certiel, que é a abordagem que alguns colagas já sugeriram no tópico.
NCardoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 04 set 2018, 21:06
Localização: Costa de Caparica

Re: Projeto elétrico de prédio com 2 blocos e cave partilhada

Mensagem por NCardoso »

angel_of_diablo Escreveu: 17 dez 2018, 20:31
ruiguedes Escreveu: 17 dez 2018, 15:09 Já fiz um edifício igual, pelo que respondo a azul a tuas questões.

Boa tarde, estou com um projeto elétrico em mãos e tenho uma dúvida na esperança que alguém me possa esclarecer.
O projeto consiste num prédio que tem dois blocos com entradas independentes A e B, e não comunicam interiormente no piso 0 e superiores. Acontece que nos pisos inferiores de estacionamento, -1, -2 e -3, estes têm comunicação entre ambos os blocos, os pisos são partilhados pelos 2 blocos.
1 - O quadro de colunas geral neste caso será único e deverá ficar no piso -1 (cave)? Cada bloco deve ter um Quadro de Colunas unico com alimentação direta do exterior (podendo ser ligado a uma Portinhola ou ligação do cabo do ramal no Q.C.). Alguns locais, por exemplo Lisboa obrigão a ter um nicho no exterior para um Armário de Distribuição e Portinhola para cada Quadro de Colunas. Faz rapidamente um pedido de viabilidade à EDP, pois cada EDP a sua sentença.
2 - Do quadro de colunas geral deverão derivar 2 circuitos para 2 quadros de colunas parciais a colocar à entrada de cada um dos blocos, A e B, a colocar no piso 0, derivando depois destes duas colunas montantes? Nada disso. Para além do mencionado acima, cada bloco deve ter os seus serviços comuns, que incluem as escadas de cada bloco até ao último pisos subterrâneo. De um dos Quadros de Colunas (escolher o que tiver menor potência, caso os blocos não sejam iguais, considerar uma saída para o Quadro da Garagem. Este Quadro da Garagem fará os parciais da garagem (pisos -2 e -3), Quadro dos Veículos Elétricos (não esquecer isto), Quadro de Segurança (tens pisos subterrâneos, logo deves ter extração de CO, desenfumagem, etc.
3 - À entrada de cada bloco, no piso 0, deverá ficar uma botoneira de corte do Quadro de Colunas Geral? Como cada bloco tem o seu Quadro de Colunas e não existe alimentações de um para o outro, desde que cada Q.C. fique no hall de entrada, não precisa de botoneiras, nem mesmo o da garagem.
3 - Os serviços comuns penso que serão únicos, ficando o contador no exterior do piso 0 e o Q.S.C. no piso -1, derivando depois deste, 2 quadros parciais para cada um dos blocos a colocar no piso 0? Ver resposta 2. Já agora, se não tiveres alimentações acima de 41,4 kVA usa centralização de contagem, mas o quadro de colunas que tiver o Q. Garagem quase de certeza que terás de usar o Q.C. tradicional.

Desde já um obrigado a quem me puder dizer se esta é a melhor abordagem.

Cumprimentos,

Rui Guedes
Boas,

Tudo o que foi aqui explicado está correto. Já fiz alguns projectos desse género e ambos têm 2 entradas, e em apenas uma das entradas (QC) irá sair um circuito para um quadro serviços comuns da garagem que será comum aos dois lotes.

Serão 2 projectos, um de cada lote. No projecto sem o quadro da garagem fazer referencia que existe no outro lote um quadro comum (aos 2 lotes) que alimenta as garagens, e no projecto em que está instalado o quadro apresentar os respectivos dimensionamentos.

Relativamente á Certiel já não existe.

Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”