Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Responder
PauloDuarte
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 nov 2018, 20:31
Localização: Sao joao das lampas

Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por PauloDuarte »

Boa Noite,
Tenho tido alguns problemas relacionados com o WIFI na minha casa , visto que a minha casa tem 3 pisos e o sinal no ultimo e primeiro piso são bastante instaveis.
Depois de pesquisar diversas soluções na internet verifiquei que powerlines poderiam solucionar o meu problema.
Até que me deparei com um artigo que referia que os powerlines podem funcionar em corrente trifasica desde que as tomadas onde se liga os powerlines estejam na mesma fase
Já chamei um electricista cá a casa para analisar a situação mas visto que ainda vai demorar alguns dias, e visto que a corrente que tenho em casa é trifásica, gostava de esclarecer o seguinte:

-Se se verificar que as tomadas onde quero ligar os powerlines estão em fases diferentes , é possivel e acessivel mudar as fases das ditas tomadas para que estejam todas na mesma fase? Ou é melhor começar a pensar em alternativas aos powerlines?


A nivel de "configuração electrica" tenho o quadro principal no primeiro piso e um quadro mais pequeno no segundo piso apenas com uns disjuntores , sendo que imagino que o terceiro piso seja "alimentado" pelo quadro do segundo piso. Tenho apenas um contador da EDP para toda a casa.

Peço desculpa se cometi alguma(s) gafes mas os meus conhecimentos sobre temas Electricos são mesmo muito reduzidos.

Muito Obrigado,

PD


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4666
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por admin »

Partindo do principio que temos que ter a mesma fase, é fácil para um eletricista colocar esse circuito na mesma fase tendo em atenção a devida distribuição das cargas pelas fases , mas tem outra alternativa que seria um repetidor de wifi sem mexer na instalação .
isso fica ao seu critério o que serve melhor as suas necessidades
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
PauloDuarte
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 nov 2018, 20:31
Localização: Sao joao das lampas

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por PauloDuarte »

Boa noite ,
Muito obrigado pela resposta.
As alterações que o electricista tem que fazer são ao nível do quadro eléctrico ? Ou e algo mais complexo que implica troca de cabos?
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4666
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por admin »

se não tiverem na mesma fase terá de fazer alteração no quadro eléctrico e colocar esse circuito na mesma fase
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 517
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Os dispositivos de powerline têm de estar na mesma fase para terem ligação/comunicação.
É analisar quais as tomadas que estão na mesma fase em ambos os andares (emissor e recetor) para isso funcionar.


Cumps!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por ENERGY »

Gil82 Escreveu: 28 nov 2018, 08:55 Boas!

Os dispositivos de powerline têm de estar na mesma fase para terem ligação/comunicação.
É analisar quais as tomadas que estão na mesma fase em ambos os andares (emissor e recetor) para isso funcionar.


Cumps!
Boas
Se a casa tiver apenas alguns anos eventualmente já terá um ATI, e aí pode usar um dos cabos de rede de um desses pisos para meter um repetidor e ficar com excelente sinal em toda a casa.
Cpts.
Energy
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Adaptadores PowerLine num Quadro Trifasico

Mensagem por Ana Gonçalves »

Posso dizer por experiência própria que em ligações monofásicas o powerline funciona perfeitamente se respeitarmos as normas do fabricante.

Uso o powerline av 500 da TP-link e não foi preciso fazer nenhuma alteração no quadro elétrico.

Não é recomendado mas dá para ligar entre circuitos diferentes.

Se o quadro for trifásico tem duas hipoteses:

1º o "receptor" do powerline não precisa de ficar mesmo na divisão onde vai usar a internet, pode ficar no mesmo piso ou num local perto dentro do raio de alcance deste, isto permite que voçe escolha uma divisão com a mesma fase do emissor. (partindo do principio que no mesmo piso tem mais que uma fase)

2º deslocar o emissor para uma tomada com a mesma fase do receptor se tiver uma tomada perto onde possa ligar o cabo entre o emissor e o router.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”