Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por nfh »

Tenho tubagem enterrada (tubo isogris) para a montagem de uns projetores exteriores ao nível do chão.

Os tubos isogris surgem do chão e como tal se não tiver algum cuidado serão um autêntico funil para a água entrar e ser conduzida até à caixa de visita onde estão ligados.

Que posso fazer para garantir que estes tubos ficam estanques? Faz sentido conduzi-los até uma caixa exterior estanque? É que da minha parca experiência não é fácil garantir que um tubo destes enfiado numa caixa estanque fique realmente estanque, dado que a borracha que é necessário perfurar acaba por não se ajustar a 100% ao tubo.

Haverá alguma tampa estanque de borracha que possa ser aplicada na ponta do tubo e fazer passar por essa tampa o cabo elétrico propriamente dito? O que é que costumam fazer nestes casos?

Ocorreu-me também injetar cola&veda, ou silicone, na ponta do tubo depois de passar o cabo elétrico. Será uma solução possível?


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 21 nov 2018, 19:30 Tenho tubagem enterrada (tubo isogris) para a montagem de uns projetores exteriores ao nível do chão.

Os tubos isogris surgem do chão e como tal se não tiver algum cuidado serão um autêntico funil para a água entrar e ser conduzida até à caixa de visita onde estão ligados.

Que posso fazer para garantir que estes tubos ficam estanques? Faz sentido conduzi-los até uma caixa exterior estanque? É que da minha parca experiência não é fácil garantir que um tubo destes enfiado numa caixa estanque fique realmente estanque, dado que a borracha que é necessário perfurar acaba por não se ajustar a 100% ao tubo.

Haverá alguma tampa estanque de borracha que possa ser aplicada na ponta do tubo e fazer passar por essa tampa o cabo elétrico propriamente dito? O que é que costumam fazer nestes casos?

Ocorreu-me também injetar cola&veda, ou silicone, na ponta do tubo depois de passar o cabo elétrico. Será uma solução possível?
Boas
A caixa de visita convém não ter fundo, e as caixas de derivação que colocar nessa caixa de visita devem ser depois das ligações elétricas cheias com gel ou outro produto isolante, e assim não tem qualquer problema com a humidade, deve usar cabo próprio, do tipo XV Preto com a secção adequada.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por nfh »

A caixa de visita foi feita com recurso a uma caixa de propiletileno destas:
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 58766.aspx

Posso sempre furar o fundo para que a água eventualmente se infiltre na terra caso entre, mas por outro lado corro o risco de a água subir também por aí.

Em todo o caso, as caixas de derivação que vou ter aí, à semelhança de noutras caixas de visita que já tenho, serão estanques e cheias de gel isolante. Em todo o caso, se houver alguma coisa que eu possa fazer para minimizar a entrada de água e que seja comum fazer nestas situações, agradeço todas as dicas possíveis.
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por RicardoENTA »

já usei silicone e tento por os tubos virados para baixo, para a agua de cima não entrar diretamente no tubo. No fundo da caixa costumo por brita.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por nfh »

RicardoENTA Escreveu: 22 nov 2018, 13:42 já usei silicone e tento por os tubos virados para baixo, para a agua de cima não entrar diretamente no tubo. No fundo da caixa costumo por brita.
Pressupondo aí que a caixa estará sem fundo (brita em cima de terra), certo?
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por RicardoENTA »

sim
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por edeluz »

Resumindo,

Caixas cheias de gel e tubos virados para baixo! Certo?
A parte de retirar o fundo da caixa de vistia é que me preocupa (não percebo). Como disse o nfh a água não pode subir, vinda da terra? Se a caixa tiver o IP e IK correcto não pode ser instalada como vêm de fábrica? Porque violar o IP do equipamento?

Cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 23 nov 2018, 19:19 Resumindo,

Caixas cheias de gel e tubos virados para baixo! Certo?
A parte de retirar o fundo da caixa de vistia é que me preocupa (não percebo). Como disse o nfh a água não pode subir, vinda da terra? Se a caixa tiver o IP e IK correcto não pode ser instalada como vêm de fábrica? Porque violar o IP do equipamento?

Cumps
Boas
Este tipo de caixas por norma não tem designado qualquer IP, logo a agua entra com facilidade pela tampa.
Eu por norma quando as uso corto-lhe o fundo ou faço alguns furos.
A caixa deve depois ser instalada em cima de um monte de brita, tal como se procede para instalar projetores de pavimento, e a agua que entra na caixa pela tampa etc, desaparece depois através da brita.
Estamos a falar em situações em que o terreno é plano ou inclinado, mas que se veja que a agua tem possibilidade de escuamento, sendo que em outros casos deve-se fazer uma drenagem com tubo proprio para o efeito.
Cpts.
Energy
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por RicardoENTA »

edeluz Escreveu: 23 nov 2018, 19:19
Por experiência própria, e não é desrespeitar o código dos IP´s, mas já retirei agua de projetores que são próprios de instalar à volta da piscina
prohtor.png
prohtor.png (340.92 KiB) Visto 2105 vezes



Quanto à caixa tem aqui um exemplo. Na altura não tínhamos colocado o silicone porque nos Açores para haver um dia de Sol decente é um pouco complicado xD
caixa.png
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por edeluz »

RicardoENTA Escreveu: 23 nov 2018, 21:20
edeluz Escreveu: 23 nov 2018, 19:19
Por experiência própria, e não é desrespeitar o código dos IP´s, mas já retirei agua de projetores que são próprios de instalar à volta da piscina
prohtor.png


Quanto à caixa tem aqui um exemplo. Na altura não tínhamos colocado o silicone porque nos Açores para haver um dia de Sol decente é um pouco complicado xD

caixa.png
Isto de quem ainda não percebe do assunto :D Comparado com vocês ainda sou iniciante. Mas não se resolve esses problemas com uma Mega caixa à prova de bala e água? Aí com um IP68 e um IK10. Isto não resolveria o problema? Ou não compensa o investimento?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 24 nov 2018, 21:59
RicardoENTA Escreveu: 23 nov 2018, 21:20
edeluz Escreveu: 23 nov 2018, 19:19
Por experiência própria, e não é desrespeitar o código dos IP´s, mas já retirei agua de projetores que são próprios de instalar à volta da piscina
prohtor.png


Quanto à caixa tem aqui um exemplo. Na altura não tínhamos colocado o silicone porque nos Açores para haver um dia de Sol decente é um pouco complicado xD

caixa.png
Isto de quem ainda não percebe do assunto :D Comparado com vocês ainda sou iniciante. Mas não se resolve esses problemas com uma Mega caixa à prova de bala e água? Aí com um IP68 e um IK10. Isto não resolveria o problema? Ou não compensa o investimento?
Boas
E aonde se encontram essas caixas idênticas à apresentada com IP68? com medidas idênticas e preços já não digo igual, mas pelo dobro?
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por edeluz »

Estou a perceber. Vou pesquisar e depois digo algo! ;)

(Nota: sou novo na área! :D :D :D )
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Instalação elétrica exterior - garantir estanquidade

Mensagem por nfh »

Acabei por seguir a sugestão e fazer uns furos no fundo da caixa. No entanto, como a caixa ficou assente na terra, acho que vou mesmo recortar o fundo por completo para conseguir remover alguma da terra por baixo e colocar alguma brita.

@Energy, a que profundidade costuma por a brita?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”