Interligação de quadros parciais

Responder
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Interligação de quadros parciais

Mensagem por Delph »

Bom dia, depois da apresentação esta é a minha segunda mensagem e um dos principais motivos do registo neste forum e preciso da vossa ajuda.

Estou a remodelar uma moradia que terá o quadro geral e 4 parciais (Lavandaria, 1º Piso, Garagem e Anexo) a casa tem um contador trifásico e 6.9Kw contratados. Quero que a instalação possa funcionar em monofásico caso um dia pretenda cancelar o contador trifásico.

O chão do primeiro piso não pode ser mexido e para o quadro do primeiro ia passar para o sótão tubo de 32 que seria chumbado e daí descer directamente para o quadro do piso 1, como no sótão já existem muitas tubagens águas, AVAC, electricidade que se cruzam optei por colocar uma calha de protecção assente sobre tijolo ficando esta acima das restantes e colocar o tubo de 32 apenas dos quadros até à calha.

A minha dúvida é a seguinte que cabo e que secção devo utilizar, estou a pensar em U-1000R2V de 6mm caso no futuro passe para monofásico mas só encontro cabo de 3G6mm e não de 5G6mm.

Na mesma calha vão passar os circuitos de iluminação do primeiro piso em U-1000R2V de 3G1.5 e 3G2.5

Acham esta opção acertada ou recomendam outra? Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 04 set 2018, 13:16 Bom dia, depois da apresentação esta é a minha segunda mensagem e um dos principais motivos do registo neste forum e preciso da vossa ajuda.

Estou a remodelar uma moradia que terá o quadro geral e 4 parciais (Lavandaria, 1º Piso, Garagem e Anexo) a casa tem um contador trifásico e 6.9Kw contratados. Quero que a instalação possa funcionar em monofásico caso um dia pretenda cancelar o contador trifásico.

O chão do primeiro piso não pode ser mexido e para o quadro do primeiro ia passar para o sótão tubo de 32 que seria chumbado e daí descer directamente para o quadro do piso 1, como no sótão já existem muitas tubagens águas, AVAC, electricidade que se cruzam optei por colocar uma calha de protecção assente sobre tijolo ficando esta acima das restantes e colocar o tubo de 32 apenas dos quadros até à calha.

A minha dúvida é a seguinte que cabo e que secção devo utilizar, estou a pensar em U-1000R2V de 6mm caso no futuro passe para monofásico mas só encontro cabo de 3G6mm e não de 5G6mm.

Na mesma calha vão passar os circuitos de iluminação do primeiro piso em U-1000R2V de 3G1.5 e 3G2.5

Acham esta opção acertada ou recomendam outra? Obrigado.
Boas
Dá para entender que não está à vontade com tal trabalho, por isso é melhor nem começar, e entregá-lo a alguém com conhecimentos, senão no fim de tal remodelação, o trabalho de voltar a colocar tudo de acordo com as RTIEBT vai sair-lhe muito caroooo.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por lcmmonteiro »

Se tem entrada trifásica o quadro de entradas tem que obrigatoriamente estar preparado para este tipo de ligação.

Para os quadros parciais ou opta por manter a distribuição das 3 fases em equilibrio ou alimenta cada parcial em monofasico mantendo o equilibrio das 3 fases na mesma. Se não tem nenhum receptor que receba alimentação trifásica nem tem necessidade de simuntaneidade, não tem previsto nenhuma situação em especial análise. No futuro se desistir do sistema trifasico só tem que fazer a alteração no quadro de entradas.

Relativamente ao cabo, este deve ser calculado de acordo com o cálculo da soma das potências, distância e tipo de instalação. Se está com dificuldades em encontrar um cabo 5G 6 mm^2 ou está esgotado onde tem procurado ou então anda a "passear" pelas lojas de bricolage. Normalmente lojas dedicadas a este tipo de materiais têm: tanqueluz, armasul, sodisul, entre outras... como não sei de onde é não posso indicar nenhuma.

Quanto ao resto, tal com o colega indicou parece andar um pouco perdido. Se não é a sua área tenha atenção às coisas que faz....
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por andrelima14 »

Se a sua instalação é realmente de 6,9kVA trifásico aconselho-o seriamente a fazer um aumento de potência, ou no limite a passar a instalação para monofásico
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por Delph »

Desde já o meu agradecimento pela rápida resposta para vos poupar vou tentar responder aos 3 nesta mensagem.

Não pretendo aumentar a potência até verificar se necessito dela e fui informado que passar para monofásico teria custos.

Pretendo manter a distribuição das 3 fases em equilíbrio se bem que não seja necessária no primeiro piso mas isso irá facilitar a instalação de um equipamento a adquirir no futuro.

Para a secção dos cabos consultei o catálogo da Electraline mas ao telefonar para o meu fornecedor ele indicou-me que tem em stock os 5G6 e o 5G4 U-1000R2V.

A minha questão principal é de devia usar cabo 6mm ou cabo de 4mm não tenho fogão electrico mas quero deixar a instalação preparada para um se bem que em trifásico condutores de 2,5 chegam em mono devo utilizar os 6mm.

Têm razão não estou à vontade com o trabalho sou de electrotecnia mas a minha área profissional é a informática o problema é que tenho a obra a correr e que está num ponto crítico e o empreiteiro colocou os pedreiros a fazerem o trabalho de electricista e o técnico responsável pelo projecto que parecia competente veio a mostrar um desrespeito total pela normas ou desinteresse pelo que é feito.

No primeiro piso ando a fazer correcções à 3 semanas apenas para ficar minimamente com uma casa segura pois devido ao atraso da obra não posso mandar partir tudo para ser feito correctamente. O primeiro passo que fiz foi comprar o RTIEBT e este será para cumprir à risca no R/C mas o 1º piso terá que ser remendado.

Colocaram tubo anelado no pavimento (parti duas bichas a passar cabos), metade dos anelados já tinha cabo e foram pisados durante um mês, tubo de 16mm para tomadas, caixas com os tubos passados à frente e sem bucins, 3 caixas de derivação juntas com circuito de estores e iluminação misturados, etc.

A segunda dúvida é que inicialmente os quadros seriam interligados com anelado com H07V-U e estes seriam chumbados no sótão para o evitar coloquei a calha e iria por os anelados lá dentro mas considero que é um erro pois ocupam muito espaço e com o U-1000R2V o custo é o mesmo, ocupa menos espaço e é mais fácil de passar mas posso estar errado e preciso da vossa ajuda.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por ENERGY »

Boas
Seguem abaixo respostas a azul para sua melhor compreensão.

Delph Escreveu: 05 set 2018, 00:57 Desde já o meu agradecimento pela rápida resposta para vos poupar vou tentar responder aos 3 nesta mensagem.

Não pretendo aumentar a potência até verificar se necessito dela e fui informado que passar para monofásico teria custos.
Se mantiver a mesma potencia 6.9Kvas não terá qualquer custo.

Pretendo manter a distribuição das 3 fases em equilíbrio se bem que não seja necessária no primeiro piso mas isso irá facilitar a instalação de um equipamento a adquirir no futuro.
Com 6.9Kvas em trifásico apenas vai funcionar a Iluminação, não vai conseguir ligar qualquer maquina.

Para a secção dos cabos consultei o catálogo da Electraline mas ao telefonar para o meu fornecedor ele indicou-me que tem em stock os 5G6 e o 5G4 U-1000R2V.
Deve ver catalogo da Cabelte, General Cable etc,

A minha questão principal é de devia usar cabo 6mm ou cabo de 4mm não tenho fogão elétrico mas quero deixar a instalação preparada para um se bem que em trifásico condutores de 2,5 chegam em mono devo utilizar os 6mm.
Se vai ter 6.9Kvas e quer absorver essa potencia em qualquer um dos Q.E deve utilizar na derivação entre Q.G e QP condutores ou cabos de secção mínima de 6mm.
Para o fogão terá de ter circuito direto do Q.E com condutores de secção mínima de 4mm,esta instalação terá de existir mesmo que o seu fogão seja a gás, claro isto se depois quiser certificar a Instalação Elétrica.

Têm razão não estou à vontade com o trabalho sou de electrotecnia mas a minha área profissional é a informática o problema é que tenho a obra a correr e que está num ponto crítico e o empreiteiro colocou os pedreiros a fazerem o trabalho de electricista e o técnico responsável pelo projecto que parecia competente veio a mostrar um desrespeito total pela normas ou desinteresse pelo que é feito.
Infelizmente essa situação acontece entre nos com frequência, mas pare um pouco para pensar, eu no seu lugar pediria orçamentos para a conclusão das Instalações Elétricas e respetiva certificação para 20.7Kvas.


No primeiro piso ando a fazer correcções à 3 semanas apenas para ficar minimamente com uma casa segura pois devido ao atraso da obra não posso mandar partir tudo para ser feito correctamente. O primeiro passo que fiz foi comprar o RTIEBT e este será para cumprir à risca no R/C mas o 1º piso terá que ser remendado.
Se depois tiver necessidade de pedir aumento de potencia, esses remendos que fala vão ser na sua vida a sua maior dor de cabeça, por todos os custos que vão envolver, é preferível diminuir agora o andamento da obra e colocar tudo de acordo com as RTIEBT, do que depois da casa pronta e habitada ter de começar a partir tudo.

Colocaram tubo anelado no pavimento (parti duas bichas a passar cabos), metade dos anelados já tinha cabo e foram pisados durante um mês, tubo de 16mm para tomadas, caixas com os tubos passados à frente e sem bucins, 3 caixas de derivação juntas com circuito de estores e iluminação misturados, etc.
Os circuitos devem ser separados, apesar das caixas de derivação estarem juntas.


A segunda dúvida é que inicialmente os quadros seriam interligados com anelado com H07V-U e estes seriam chumbados no sótão para o evitar coloquei a calha e iria por os anelados lá dentro mas considero que é um erro pois ocupam muito espaço e com o U-1000R2V o custo é o mesmo, ocupa menos espaço e é mais fácil de passar mas posso estar errado e preciso da vossa ajuda.
Cada piso terá de ter o seu Q.E, incluindo arrecadações ou garagens sem comunicação com o interior da moradia
Cpts.
Energy
Delph
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 set 2018, 12:39
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Interligação de quadros parciais

Mensagem por Delph »

ENERGY Escreveu: 05 set 2018, 22:04 Boas

A minha questão principal é de devia usar cabo 6mm ou cabo de 4mm não tenho fogão elétrico mas quero deixar a instalação preparada para um se bem que em trifásico condutores de 2,5 chegam em mono devo utilizar os 6mm.
Se vai ter 6.9Kvas e quer absorver essa potencia em qualquer um dos Q.E deve utilizar na derivação entre Q.G e QP condutores ou cabos de secção mínima de 6mm.
Para o fogão terá de ter circuito direto do Q.E com condutores de secção mínima de 4mm,esta instalação terá de existir mesmo que o seu fogão seja a gás, claro isto se depois quiser certificar a Instalação Elétrica.

Assim será os quadros e o fogão serão ligados com 6mm.

Têm razão não estou à vontade com o trabalho sou de electrotecnia mas a minha área profissional é a informática o problema é que tenho a obra a correr e que está num ponto crítico e o empreiteiro colocou os pedreiros a fazerem o trabalho de electricista e o técnico responsável pelo projecto que parecia competente veio a mostrar um desrespeito total pela normas ou desinteresse pelo que é feito.
Infelizmente essa situação acontece entre nos com frequência, mas pare um pouco para pensar, eu no seu lugar pediria orçamentos para a conclusão das Instalações Elétricas e respetiva certificação para 20.7Kvas.

Infelizmente não é possível isso significaria voltar a partir toda a betomilha do primeiro piso para a substituição e reorganização dos anelados pelo vulgo isogris. Todas as tomadas "anormais" foram corrigidas, todos os cabos que apresentavam dúvidas foram removidos e passados novos (em2 divisões foi mesmo necessário partir o chão), os circuitos já não se encontram misturados e foram simplificados. O único ponto em que tenho reticencias é numa picagem de uma tomada a 3 mas a patroa diz que assume e não quer que se parta mais um chão.


No primeiro piso ando a fazer correcções à 3 semanas apenas para ficar minimamente com uma casa segura pois devido ao atraso da obra não posso mandar partir tudo para ser feito correctamente. O primeiro passo que fiz foi comprar o RTIEBT e este será para cumprir à risca no R/C mas o 1º piso terá que ser remendado.
Se depois tiver necessidade de pedir aumento de potencia, esses remendos que fala vão ser na sua vida a sua maior dor de cabeça, por todos os custos que vão envolver, é preferível diminuir agora o andamento da obra e colocar tudo de acordo com as RTIEBT, do que depois da casa pronta e habitada ter de começar a partir tudo.

É uma remodelação a casa tem licença de habitação para pedir um aumento de potência esta tem que ser certificada? A instalação é toda nova os "remendos" são os que indiquei para além dos básicos, passagem dos cabos a X cm dos tectos, pavimento e esquinas.

Colocaram tubo anelado no pavimento (parti duas bichas a passar cabos), metade dos anelados já tinha cabo e foram pisados durante um mês, tubo de 16mm para tomadas, caixas com os tubos passados à frente e sem bucins, 3 caixas de derivação juntas com circuito de estores e iluminação misturados, etc.
Os circuitos devem ser separados, apesar das caixas de derivação estarem juntas.

Foi o que fizemos

A segunda dúvida é que inicialmente os quadros seriam interligados com anelado com H07V-U e estes seriam chumbados no sótão para o evitar coloquei a calha e iria por os anelados lá dentro mas considero que é um erro pois ocupam muito espaço e com o U-1000R2V o custo é o mesmo, ocupa menos espaço e é mais fácil de passar mas posso estar errado e preciso da vossa ajuda.
Cada piso terá de ter o seu Q.E, incluindo arrecadações ou garagens sem comunicação com o interior da moradia
[/quote]

Já tenho o U-1000R2V para colocar dentro das calhas do sótão, já agora mais duas dúvidas no sotão quero ter um ponto de luz e uma tomada é obrigatório colocar um quadro para isso certo? O sótão só tem 1,4mt no ponto mais alto sendo utilizado apenas para manutenção do AVAC e canalizações pois tem uma cisterna.
A segunda dúvida é posso ligar um quadro parcial a um outro? A casa tem um compartimento exterior onde será colocado um esquentador que irá necessitar de uma tomada para a ventilação deste e de um ponto de luz, como a divisão faz parede com a cozinha que terá o segundo quadro do R/C facilitaria interligar estes dois pois o compartimento para o geral apenas aceita um de 32U e como vê com 4 ou 5 quadros parciais pouco sobra de tal modo que neste só irão ficar os equipamentos para os parciais.

Mais uma vez obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”