Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Responder
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por lcmmonteiro »

Boas tardes.

Tenho um apartamento para remodelar qual se encontra já com contrato de fornecimento de energia de 3.45 KVA e tendo em conta a nova instalação eletrica com a maioria dos equipamentos eletricos (placa forno termo acumulador ar condicionado etc...) a Potência contratada não será suficiente e principalmente para a simultaneidade.

O cliente diz que contactou a edp e que já se encontra na potência máxima que são apenas os 3.45 KVA.

Acredito que o ramal possa já estar próximo do limite é que possa também alguns apartamentos já terem solicitado o aumento que inviabbilize que os restantes apartamentos já não o possam fazer pois estamos a falar de um edifício já com mais de 50 anos com 6 pisos sendo dois deles caves fazendo um total de 12 apartamentos.

Informei o cliente que muito provavelmente seria necessário intervir na instalação colectiva e fazer um novo pedido de ramal e que deveria consultar o condomínio por forma a tentar perceber o que existe no edifício e quais as hipóteses em acordarem uma intervenção que como todos sabemos será uma despesa elevada . Contudo e uma situação muito delicada pois acabou de comprar a casa e agora vê se nesta situação. ..

Sei que já falamos desta situação aqui no fórum mas gostava de opiniões dos mais experientes.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Nessas situações é necessário alterar a rede coletiva face ao aumento de potência. Não há muita a fazer...
Já tive situações dessas e é sempre chato para os proprietários, mas não podemos saltar a legislação.

Cumps!
rones
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 08 fev 2008, 19:03

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por rones »

O problema destes edifícios antigos, está na forma que a EDP encontrou para atribuir as potências máximas admissíveis (PMA), na altura da transição para a via informática dos seus arquivos em papel.
A fórmula encontrada por eles, foi simples. Atribuir a PMA idêntica à potência contratada (PC), no momento, para instalações monofásicas e no caso daqueles que tinham uma potencia trifásica contratada foi-lhes atribuída uma PMA com 1 escalão acima da PC.
Agora imaginem o ridículo da situação num prédio (que até poderá ser o caso aqui apresentado) em que, por exemplo, o 3.º Dir. tem uma PMA de 3,45 KVA sendo-lhe negado o aumento de potência para 6,9 KVA e ver o seu vizinho do lado a usufruir de tal potencia sem que nada tenha feito ou sido lhe exigido.
A EDP não se quer dar ao trabalho, em cada caso destes que lhes apareça (também não serão assim tantos!), de fazer contas e atribuir a cada fração uma PMA que a coluna montante permita.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por lcmmonteiro »

Agradeço as vossas opiniões.

É a realidade que temos e concordo plenamente com as vossas palavras.

Acredito que alguns apartamentos já tenham potências acima dos 3.45 KVA e, neste apartamento em concreto a EDP recusa o aumento de potência.

Tenho apanhado algumas situações do género inclusive alguns clientes que foram aconselhados por outros técnico em que eles próprios fazem o aumento do limitador. Não sou de acordo com esta situação pois pode implicar danos maiores e não quero responsabilidades dessas...

Terei que contactar pessoalmente a EDP e ouvir a resposta deles e, principalmente irei pedir por escrito acompanhada da Ficha Eletrotecnica deste edíficio.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 19:05 Agradeço as vossas opiniões.

É a realidade que temos e concordo plenamente com as vossas palavras.

Acredito que alguns apartamentos já tenham potências acima dos 3.45 KVA e, neste apartamento em concreto a EDP recusa o aumento de potência.

Tenho apanhado algumas situações do género inclusive alguns clientes que foram aconselhados por outros técnico em que eles próprios fazem o aumento do limitador. Não sou de acordo com esta situação pois pode implicar danos maiores e não quero responsabilidades dessas...

Terei que contactar pessoalmente a EDP e ouvir a resposta deles e, principalmente irei pedir por escrito acompanhada da Ficha Eletrotecnica deste edíficio.
Boas
Este caso é muito comum nas nossas cidades, e nos prédios antigos, existem aos milhares de situações destas.
A EDP está no seu devido direito, pois se assim não fosse seria dentro de algum tempo mais um predio a arder, pois o ramal já deve estar mais que no seu limite, a Coluna Montante deve estar mais que "podre" e portanto acho que a EDP faz muito bem em recusar estes aumentos de potencias.

Este assunto é idêntico ao pessoal que anda à procura de lojas para arrendar e aluga logo aquela que tem a menor renda, depois quer fazer um café/restaurante, etc. e não tem potencia suficiente, logo vai depois gastar uns varios milhares de euros para projetos, reforços de ramais etc.

O seu cliente antes de comprar a casa deveria tal se faz para ver se a casa tem penhoras etc, verificar junto da EDPD qual a PMA desse local, não o fez, agora fica sujeito a despesas que não contava.

Neste momento só resta ao seu cliente, falar calmamente com a Administração do prédio, para solicitar uma reunião de Condóminos, e falar calmamente com todos para ver se estão de acordo em fazer uma nova Coluna Montante e respetivo reforço de ramal, o Técnico pode elaborar um relatório para o seu cliente levar para essa reunião, para poder esclarecer os menos conhecedores de que o prédio corre riscos porque tem uma Coluna Montante muito velha, porque eventualmente nem condutor de terra tem, etc, etc.

Se nessa reunião não chegarem a acordo, o seu cliente pede autorização para fazer esse reforço de ramal e os trabalhos inerentes ao mesmo, e depois da autorização por escrito, faz uma pequena sacanagem, ou seja, faz as obras inerentes ao reforço de ramal, ou seja projeto elétrico, portinhola no exterior do edifício, terra geral, Quadro de Colunas, e depois a partir do Quadro de Colunas faz uma derivação direta para o seu apartamento, desse novo Q. Colunas alimenta a Coluna existente, e os serviços comuns, depois pede a certificação da sua I.E e tem o seu assunto resolvido.

Na nova Ficha Eletrotécnica, vai mencionar todas as potencias que neste momento estão disponíveis no prédio, ou seja que tiver 3.45Kvas mantem essa potencia na F.E, exceto a do seu cliente que coloca a que necessita neste momento, todas as outras PMA das diversas frações mantem as atuais, e assim os espertos que agora não querem investir vão ficar depois agarrados no futuro, esta é a solução de recurso, que não aconselho, mas que em ultimo recurso temos de a usar.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por lcmmonteiro »

Agradeço a resposta.

Compreendi tudo o que disse mas creio que essa situação, apesar de inicialmente parecer satsifazer as necessidades individuais, muito provavelmente traria mais alguns problemas aos já existentes. Na medida em que ao criar um novo ramal, portinhola e caixa de coluna, estamos a falar numa instalação coletiva e não individual. Tal como acontece o condominio não querer realizar uma intervenção necessária, embora o objectivo seja satisfazer o prédio inteiro, o inverso também pode acontecer, ou seja, após a criação das novas instalações suportadas pelo cliente, este nunca terá o direito a recusar o acesso à mesma, pois trata-se de uma instalação coletiva. E desta forma não vejo apenas criar uma nova portinhola e uma nova caixa de coluna e ficar por aqui. Pelo menos pessoalmente não seria capaz de o fazer a não ser que existisse um projecto certificado apenas com essa informação, caso contrário teria que fazer a instalação toda.

Relativamente à documentação, irei apresentar um relatório sobre esta situação ao cliente, tal como indicado para posterior apresentação ao condomínio por forma a tentarem chegar a um acordo. (Mas infelizmente o meu computador avariou e não tenho acesso aos documentos que lá estão, ou seja nem o modelo do relatório tenho (tenho que usar o telemovel para visitar o fórum ;) )).

Mas acredito que será mais uma situação que "morrerá" de velhice....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 21:32 Agradeço a resposta.

Compreendi tudo o que disse mas creio que essa situação, apesar de inicialmente parecer satsifazer as necessidades individuais, muito provavelmente traria mais alguns problemas aos já existentes. Na medida em que ao criar um novo ramal, portinhola e caixa de coluna, estamos a falar numa instalação coletiva e não individual. Tal como acontece o condominio não querer realizar uma intervenção necessária, embora o objectivo seja satisfazer o prédio inteiro, o inverso também pode acontecer, ou seja, após a criação das novas instalações suportadas pelo cliente, este nunca terá o direito a recusar o acesso à mesma, pois trata-se de uma instalação coletiva. E desta forma não vejo apenas criar uma nova portinhola e uma nova caixa de coluna e ficar por aqui. Pelo menos pessoalmente não seria capaz de o fazer a não ser que existisse um projecto certificado apenas com essa informação, caso contrário teria que fazer a instalação toda.

Relativamente à documentação, irei apresentar um relatório sobre esta situação ao cliente, tal como indicado para posterior apresentação ao condomínio por forma a tentarem chegar a um acordo. (Mas infelizmente o meu computador avariou e não tenho acesso aos documentos que lá estão, ou seja nem o modelo do relatório tenho (tenho que usar o telemovel para visitar o fórum ;) )).

Mas acredito que será mais uma situação que "morrerá" de velhice....
Boas
Parece que não entendeu bem a minha ideia, aconselho a ler de novo, o novo ramal é para alimentar todo o prédio, e não só a fração do seu cliente, no entanto a derivação para o seu cliente sai diretamente do novo Q. Colunas, este novo Q. Colunas alimenta a coluna existente.
No entanto tem a tal malandrice, que é o seu cliente suportar o novo ramal, mas só com as potencias existentes PMA de cada fração e a nova PMA do seu cliente, logo os outros condóminos ficam agarrados se quiserem depois fazer aumento de potencia para as suas frações.
Este processo é viavel e legal, e nada impede que o mesmo seja executado, no entanto como disse anteriormente este processo é o ultimo recurso para quando temos vizinhos manhosos.
Cpts.
Energy
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por Mario Lopes »

Meu caro, a EDP não recusa nada, apenas viabiliza. O local que pretende efectuar o aumento de potência não está viabilizado para mais. O primeiro a fazer é uma viabilização de ramal (inclui projecto das partes comuns). Caso seja uma instalação antiga poderá fazer um projecto simplificado que será entregue na EDP. Após o mesmo ser viabilizado, e feitas as alterações que poderão ou não ser necessárias é solicitar a certificação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por ENERGY »

Mario Lopes Escreveu: 23 ago 2018, 12:21 Meu caro, a EDP não recusa nada, apenas viabiliza. O local que pretende efectuar o aumento de potência não está viabilizado para mais. O primeiro a fazer é uma viabilização de ramal (inclui projecto das partes comuns). Caso seja uma instalação antiga poderá fazer um projecto simplificado que será entregue na EDP. Após o mesmo ser viabilizado, e feitas as alterações que poderão ou não ser necessárias é solicitar a certificação.
Boas
Acabou-se os projetos simplificados, e muito mais, agora é que os Engºs vão ter muito trabalho.
viewtopic.php?f=16&t=22235
Cpts.
Energy
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por amoreira »

Boas,

A EDP normalmente não se nega a fazer aumentos de potencia, penso que o que a EDP pretende é que seja verificado se a coluna montante suporta o respectivo aumento de potencia.

Aconselho que antes de pedir aumento de potencia para o ramal faça o levantamento das instalações existentes e respectivo dimensionamento, se chegar á conclusão que a canalização suporta as potencias incluindo o aumento pretendido bastara elaborar o protejo conforme os requisitos da EDP para estes casos.

Para solicitar o cadastro de todas as fracções do imóvel basta enviar um email para [email protected] com a morada e por exemplo o nº do contador da fracção em causa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por lcmmonteiro »

amoreira Escreveu: 29 ago 2018, 12:40 Boas,

A EDP normalmente não se nega a fazer aumentos de potencia, penso que o que a EDP pretende é que seja verificado se a coluna montante suporta o respectivo aumento de potencia.

Aconselho que antes de pedir aumento de potencia para o ramal faça o levantamento das instalações existentes e respectivo dimensionamento, se chegar á conclusão que a canalização suporta as potencias incluindo o aumento pretendido bastara elaborar o protejo conforme os requisitos da EDP para estes casos.

Para solicitar o cadastro de todas as fracções do imóvel basta enviar um email para [email protected] com a morada e por exemplo o nº do contador da fracção em causa.

Agradeço a sua resposta.

A EDP nega o aumento de potência, pelo menos quando o pedido é feito por telefone e, neste caso em concreto assim foi. A cliente informou que contactou a EDP que informou que não era possível o aumento de potência devendo para tal contactar um eletricista credenciado.

Pela experiência que tenho quando isto acontece é pelas razões já anteriormente discutidas, isto é, a soma total das potências já contratadas devem perfazer ou a capacidade do ramal ou o limite da ficha eletrotecnica do edificio. Sendo que neste caso em particular onde analisei de forma breve a instalação coletiva que aparenta ter já uns 30 anos, acredito que não reuna as condições necessárias, e aqui entramos no campo coletivo que na maioria dos caso não é um processo fácil.

Compreendo a sua informação de analisar o registo das frações mas por outro lado é um processo complexo e por vezes demorado, principalmente pela parte das respostas da EDP.

Neste caso em particular, informei a senhora dos passos necessários e, caso necessite do meu apoio estarei disponível para auxiliar no que estiver ao meu alcance. Até lá nada mais poderei fazer.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por Mario Lopes »

ENERGY Escreveu: 23 ago 2018, 20:32
Mario Lopes Escreveu: 23 ago 2018, 12:21 Meu caro, a EDP não recusa nada, apenas viabiliza. O local que pretende efectuar o aumento de potência não está viabilizado para mais. O primeiro a fazer é uma viabilização de ramal (inclui projecto das partes comuns). Caso seja uma instalação antiga poderá fazer um projecto simplificado que será entregue na EDP. Após o mesmo ser viabilizado, e feitas as alterações que poderão ou não ser necessárias é solicitar a certificação.
Boas
Acabou-se os projetos simplificados, e muito mais, agora é que os Engºs vão ter muito trabalho.
viewtopic.php?f=16&t=22235
Energy..juro que não li o tópico aquando desta resposta mas a 2 dias a EDP solicitou me um projecto simplificado para viabilização de uma instalação.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Aumento de potência em apartamento recusado pela edp

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Para a EDP um projeto "simplificado" é um projeto onde coloca os cálculos das canalizações elétricas, mostra os diagramas e esquemas de quadros elétricos e pouco mais, sem qualquer desenho de arquitetura.


Cumps!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”