Declaração licenciamento camarário

Responder
siul
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 21 mai 2014, 19:25

Declaração licenciamento camarário

Mensagem por siul »

Boa noite
Gostava de saber como obter a declaração em como o local não esta sujeito a licenciamento camarário, para entregar na EDP. Eu como técnico responsável posso passar tal declaração .

Tenho uma outra questão o contador da EDP aceita cabo 16mm directamente sem levar TIs

Obrigado


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Declaração licenciamento camarário

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Relativamente à licença esta é tratada na própria camâra.

Os contadores ainda aceitam condutores até 16 mm^2, acima desta secção já tem que usar TI's.

A caixa de TI's apenas é obrigatória para potências superiores a 41,4 kVA .
siul
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 21 mai 2014, 19:25

Re: Declaração licenciamento camarário

Mensagem por siul »

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Declaração licenciamento camarário

Mensagem por ENERGY »

siul Escreveu: 19 ago 2018, 19:32 Boa noite
Gostava de saber como obter a declaração em como o local não esta sujeito a licenciamento camarário, para entregar na EDP. Eu como técnico responsável posso passar tal declaração .

Tenho uma outra questão o contador da EDP aceita cabo 16mm directamente sem levar TIs

Obrigado
Boas
Dependendo da obra, do ano de construção, e do tipo de trabalhos envolvidos, o próprio dono de obra ou o Técnico pode elaborara declaração em como a obra está isenta de licenciamento municipal, e a EDPD aceita essa declaração atendendo a esse fim.
As ligações dão para cabo de 25mm, no entanto o pessoal ao serviço da EDPD não gosta de ligar contadores com cabo desta secção, dá muito trabalho e exige alguma paciencia, dependendo do tipo de caixa de ciontador utilizada pelo instalador, se a caixa demcontador for da AL é tramado, mas se for uma caixa de contador da Quiterios já se liga na boa.
Existem outras marcas de caixas de contadores aonde a ligação tambem é relativamente facil de fazer porque tem espaço par manobrar os condutors com facilidade.
Cpts.
Energy
siul
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 21 mai 2014, 19:25

Re: Declaração licenciamento camarário

Mensagem por siul »

Boa noite,
obrigado pela esclarecimento

Tenho um trabalho para realizar, um aumento de potencia, de monofasico 6,9Kva para trifásico 27,60Kva, o comprimento é 40 mt da portinhola para o Q.E. da habitação estou na duvida porque pelo dimensionamento de entradas da EDP RTIEBT diz que posso colocar cabo vv XV 5X6mm, mas pela minhas contas dá 5X10mm, mas sinceramente estou a pensar enfiar 16mm.
Que acha?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”