Rígido ou Fléxivel

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

Olá,

Quando utilizar fio rígido ou flexível? Que factores devemos ter em consideração?

Obrigado
Cumps


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por lcmmonteiro »

Existem fios e cabos rígidos e flexiveis, no entanto as características ténicas da resistividade ou condutividade devem ser as mesmas.

A principal diferença entre os fios flexiveis e rigidos é o enfiamento, ou seja os flexiveis acabam por permitirem uma passagem pelas tubagens e curvas nas instalações. Já os rigidos são recomendados para as ligações: disjuntores e tomadas.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

Mas utilizando fio flexível tenho (ou devo) utilizar ponteiras, correcto?
Em uma instalação vou ter que passar de fio rígido para fio flexível e depois para rígido novamente. Basicamente o que vai andar no interior das calhas para ligar tomadas é rígido enquanto o que vai entre calhas é rigído. Por isso a minha dúvida se o tipo de condutores é igual!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por lcmmonteiro »

Penso ter antecipado a sua questão na resposta anterior.

Tendo a mesma secção a sua resistividade e/ou condutividade é a mesma.

Quanto aos ligadores, aqui já são diferentes.

Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola :

Imagem

Para o rigido pode utilizar o dito Wago normal:

Imagem

Quanto à questão das ponteiras, sim deve utilizar.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

lcmmonteiro Escreveu: 15 ago 2018, 00:34 Penso ter antecipado a sua questão na resposta anterior.

Tendo a mesma secção a sua resistividade e/ou condutividade é a mesma.

Quanto aos ligadores, aqui já são diferentes.

Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola :

Imagem

Para o rigido pode utilizar o dito Wago normal:

Imagem

Quanto à questão das ponteiras, sim deve utilizar.
Posso utilizar com mola em ambos?
Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por nelmindo »

respondido: "Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

nelmindo Escreveu: 15 ago 2018, 01:53 respondido: "Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola"
Fio flexível e multifilar não é a mesma coisa?
E no caso do rígido? Pergunto isto porque assim no mesmo ligador ligo um fio mulifilar (flexível) e outro rigido! Ou estou a perceber mal o tipo de fio?

Nota: algo que sempre me deixou confuso são os termos "Flexível" e "Multifilar". Digam se estou errado ou certo.
Temos dois tipos de fios: Flexível (que é o multifilar, composto por vários fios de cobre enrolados sobre o mesmo eixo) e Rígido (que é apenas um único condutor de cobre.

No caso dos cabos, por exemplo 3G2.5, temos os cabos com fios rigidos ou multifilares.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por lcmmonteiro »

Colocou a pergunta e ao mesmo tempo respondeu.... ;)
edeluz Escreveu: 15 ago 2018, 02:18
nelmindo Escreveu: 15 ago 2018, 01:53 respondido: "Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola"
Fio flexível e multifilar não é a mesma coisa?
E no caso do rígido? Pergunto isto porque assim no mesmo ligador ligo um fio mulifilar (flexível) e outro rigido! Ou estou a perceber mal o tipo de fio?

Nota: algo que sempre me deixou confuso são os termos "Flexível" e "Multifilar". Digam se estou errado ou certo.
Temos dois tipos de fios: Flexível (que é o multifilar, composto por vários fios de cobre enrolados sobre o mesmo eixo) e Rígido (que é apenas um único condutor de cobre.

No caso dos cabos, por exemplo 3G2.5, temos os cabos com fios rigidos ou multifilares.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 15 ago 2018, 02:18
nelmindo Escreveu: 15 ago 2018, 01:53 respondido: "Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola"
Fio flexível e multifilar não é a mesma coisa?
E no caso do rígido? Pergunto isto porque assim no mesmo ligador ligo um fio mulifilar (flexível) e outro rigido! Ou estou a perceber mal o tipo de fio?

Nota: algo que sempre me deixou confuso são os termos "Flexível" e "Multifilar". Digam se estou errado ou certo.
Temos dois tipos de fios: Flexível (que é o multifilar, composto por vários fios de cobre enrolados sobre o mesmo eixo) e Rígido (que é apenas um único condutor de cobre.

No caso dos cabos, por exemplo 3G2.5, temos os cabos com fios rigidos ou multifilares.
Confusão tremenda.
O termo multifilar está mal empregue, já que é utilizado para especificar um tipo representação de circuitos e não tipos de condutores.

O condutores podem ser classificados em rígidos e flexíveis.
O rígidos podem ser maciços ou cableados (formados por condutores individuais, mas que fazem parte do mesmo "condutor", e acima de 6mm2 é normal encontrar esta forma)

O flexíveis podem ser para instalações fixas (os designados por -K), flexíveis classe 5 (-F) e os extra-flexíveis classe 6 (-H)

Eu sei que muitos se referem ao cableado de multifilar e pior ainda, aos multipolares de multifilar... Não os condeno, mas devemos evitar termos que provoquem confusões e usar outros, já que a língua portuguesa é muito rica nisso, o que ajuda a evitar equívocos.

ver
viewtopic.php?f=13&t=21983
viewtopic.php?f=29&t=7032
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

nelmindo Escreveu: 15 ago 2018, 14:49
edeluz Escreveu: 15 ago 2018, 02:18
nelmindo Escreveu: 15 ago 2018, 01:53 respondido: "Para fio flexivel ou multifilar deve utilizar com mola"
Fio flexível e multifilar não é a mesma coisa?
E no caso do rígido? Pergunto isto porque assim no mesmo ligador ligo um fio mulifilar (flexível) e outro rigido! Ou estou a perceber mal o tipo de fio?

Nota: algo que sempre me deixou confuso são os termos "Flexível" e "Multifilar". Digam se estou errado ou certo.
Temos dois tipos de fios: Flexível (que é o multifilar, composto por vários fios de cobre enrolados sobre o mesmo eixo) e Rígido (que é apenas um único condutor de cobre.

No caso dos cabos, por exemplo 3G2.5, temos os cabos com fios rigidos ou multifilares.
Confusão tremenda.
O termo multifilar está mal empregue, já que é utilizado para especificar um tipo representação de circuitos e não tipos de condutores.

O condutores podem ser classificados em rígidos e flexíveis.
O rígidos podem ser maciços ou cableados (formados por condutores individuais, mas que fazem parte do mesmo "condutor", e acima de 6mm2 é normal encontrar esta forma)

O flexíveis podem ser para instalações fixas (os designados por -K), flexíveis classe 5 (-F) e os extra-flexíveis classe 6 (-H)

Eu sei que muitos se referem ao cableado de multifilar e pior ainda, aos multipolares de multifilar... Não os condeno, mas devemos evitar termos que provoquem confusões e usar outros, já que a língua portuguesa é muito rica nisso, o que ajuda a evitar equívocos.

ver
viewtopic.php?f=13&t=21983
viewtopic.php?f=29&t=7032
Obrigado, vou estudar e logo coloco conclusões!
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por jodsbrum »

Normalmente utiliza-se o fio rígido nas tomadas e iluminação, mas utilizando o flexível o trabalho é muito mais facilitado e então nas ligações dentro das caixas não tem comparação. Antes utilizar o flexível.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por edeluz »

jodsbrum Escreveu: 15 ago 2018, 16:41 Normalmente utiliza-se o fio rígido nas tomadas e iluminação, mas utilizando o flexível o trabalho é muito mais facilitado e então nas ligações dentro das caixas não tem comparação. Antes utilizar o flexível.
O mesmo se aplica a quadros? Utilizando fio rígido em quadros permite que se fazam obras de arte, os fios ficam todos bem organizados e com as dobras nos sitios correctos. Certo?

Cumps
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 15 ago 2018, 19:01
jodsbrum Escreveu: 15 ago 2018, 16:41 Normalmente utiliza-se o fio rígido nas tomadas e iluminação, mas utilizando o flexível o trabalho é muito mais facilitado e então nas ligações dentro das caixas não tem comparação. Antes utilizar o flexível.
O mesmo se aplica a quadros? Utilizando fio rígido em quadros permite que se fazam obras de arte, os fios ficam todos bem organizados e com as dobras nos sitios correctos. Certo?

Cumps
Nos quadros industriais usa-se com muita frequência os condutores flexíveis e com fivelas/abraçadeiras de serrilha, origina-se também obras de arte.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por jodsbrum »

É verdade nelmindo, consegue-se fazer muita coisa bem feita com o fio flexível. Também nos quadros industriais se utiliza as calhas para alojar os fios e fica bom. Eu cá prefiro o flexível é muito mais fácil de trabalhar.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Rígido ou Fléxivel

Mensagem por jodsbrum »

É verdade nelmindo, consegue-se fazer muita coisa bem feita com o fio flexível. Também nos quadros industriais se utiliza as calhas para alojar os fios e fica bom. Eu cá prefiro o flexível é muito mais fácil de trabalhar.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”