ramal de obra e definitivo

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Olá pessoal,

Recentemente fui tratar de pedir um ramal a EDP "definitivo" (refiro que há já muito tempo que não trato destes procedimentos de ramais...)
isto porque na obra já tinha colocado a portinhola e caixa de contador e caixa de quadro electrico.
mas a EDP respondeu que falta a "licença camararia" fui a EDP mas as meninas disseram me que deveria ter pedido o ramal de obra provisorio,
OK, achei que podiamos pedir logo o definitivo...mas tudo bem entendo que depois é necessario licença de utilização, e claro como a obra esta ao inicio não é possivel...
Então pedi uma ligação de ramal de obras, entretanto recebo da EDP o orçamento para o ramal definitivo. (para 30m =1000€)
OK então enviei ao meu cliente o orçamento...
mas ontem recebo outra carta com a informação "quadro de obra não esta devidamente equipado"
só hoje é que percebi que são numeros de requisição diferente, um para o ramal definitivo e outro para o ramal provisorio!?

Agora a minha pergunta ao que já fizeram isso, COMO SE PROCEDE??
já temos muros e caixas, e tenho que por um quadro de obra+cx contador+portinhola mesmo tendo outras chumbadas??
não se pode utilizar as definitivas??
tem que se pagar 2 ramais?? um provisorio e outro definitivo?
o meu cliente quer electricidade para avançar com a obra mais rapidemente (neste momento estão com gerador)
ajudem me para me explicar como se procede! que as meninas da EDP não percebem nada e não sei a quem pedir...
obg


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por pedro caetano »

boas. pelo que tenho feito aqui no algarve, para uma obra a começar, coloco a p100 e a caixa do contador no muro, e faço 2 furos na caixa do contador um para o cabo que vai para a moradia defenitivo, eo outro furo é para o quadro de obras, que fica nas costas do contador, o ramal ate á portinhola é feito defenitivo . agora 2 ramais não conheço deve haver confusão cump
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 28 jul 2018, 20:45 Olá pessoal,

Recentemente fui tratar de pedir um ramal a EDP "definitivo" (refiro que há já muito tempo que não trato destes procedimentos de ramais...)
isto porque na obra já tinha colocado a portinhola e caixa de contador e caixa de quadro electrico.
mas a EDP respondeu que falta a "licença camararia" fui a EDP mas as meninas disseram me que deveria ter pedido o ramal de obra provisorio,
OK, achei que podiamos pedir logo o definitivo...mas tudo bem entendo que depois é necessario licença de utilização, e claro como a obra esta ao inicio não é possivel...
Então pedi uma ligação de ramal de obras, entretanto recebo da EDP o orçamento para o ramal definitivo. (para 30m =1000€)
OK então enviei ao meu cliente o orçamento...
mas ontem recebo outra carta com a informação "quadro de obra não esta devidamente equipado"
só hoje é que percebi que são numeros de requisição diferente, um para o ramal definitivo e outro para o ramal provisorio!?

Agora a minha pergunta ao que já fizeram isso, COMO SE PROCEDE??
já temos muros e caixas, e tenho que por um quadro de obra+cx contador+portinhola mesmo tendo outras chumbadas??
não se pode utilizar as definitivas??
tem que se pagar 2 ramais?? um provisorio e outro definitivo?
o meu cliente quer electricidade para avançar com a obra mais rapidemente (neste momento estão com gerador)
ajudem me para me explicar como se procede! que as meninas da EDP não percebem nada e não sei a quem pedir...
obg
Boas
Quando fala em Licença, o que lhe estão a pedir é a Licença de Obras, sem essa não consegue fazer contrato, nem tratar do pedido de ramal.
O ramal por norma fica logo definitivo, só paga o ramal definitivo, a partir da portinhola, pode utilizar a caixa de contador que diz já ter instalada, e depois é só colocar por exemplo nas costas do contador o Q.E de obras.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Obrigado pelas respostas
O QE de obras pode ser aqueles que se compra ja feito ou posso fazer um eu proprio que seja estanque
Ou tem de ser uma casote com QE e tomadas...
Sendo assim, posso utilizar as mesmas caixas (ainda bem)
So nao entendo porqué que me vao mandar o orcamento (que ficou suspenso por nao ter QE obras) se ja recebi um onde aparece os valores de ligacao a rede. Por isso a minha pergunta se pagava se 2 ramais obra+definitivos
Obg
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por Electroo »

Boa tarde,


Normalmente o ramal de obras é construído com a finalidade de depois passar o próprio a definitivo.
Não sei porque lhe deram dois orçamentos.
A única coisa que tem que pagar é o ramal definitivo, e pagar as taxas de ligação do ramal de obras.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Olá Pessoal,

Fui a EDP e como sempre não sabem responder devidamente...disse me o prazo é de 45 dias e tem de esperar uma resposta...
eu acho que fiz "merda" quando pedi o ramal definitivo e depois 1 mes depois o de obras..(eu achava por bem pedir o definitivo visto que as caixas estão chumbadas, logo pode ficar definitivo, e depois pedir ligação de contador de obra)
Agora o meu cliente já pagou o ramal definitivo e ainda não está feito nenhum ramal (e já passou 30 dias) e segundo a rapariga da EDP como tem 2 pedidos (ramal e definitivo) isto vai durar muito tempo, mas também não sabe como se resolve...
Como já não faço isso a muito tempo, agora estou numa "embrulhada" e precisava da vossa ajuda...
obg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 05 set 2018, 20:11 Olá Pessoal,

Fui a EDP e como sempre não sabem responder devidamente...disse me o prazo é de 45 dias e tem de esperar uma resposta...
eu acho que fiz "merda" quando pedi o ramal definitivo e depois 1 mes depois o de obras..(eu achava por bem pedir o definitivo visto que as caixas estão chumbadas, logo pode ficar definitivo, e depois pedir ligação de contador de obra)
Agora o meu cliente já pagou o ramal definitivo e ainda não está feito nenhum ramal (e já passou 30 dias) e segundo a rapariga da EDP como tem 2 pedidos (ramal e definitivo) isto vai durar muito tempo, mas também não sabe como se resolve...
Como já não faço isso a muito tempo, agora estou numa "embrulhada" e precisava da vossa ajuda...
obg
Boas
Se pagou o ramal definitivo, é esse que vai ser executado, agora com a reorganização da EDPD tudo está muito demorado, por isso com o documento do pagamento que tem a referencia do processo vão chateando a EDPD via telefone ou por email.
Só depois deste ramal executado, e de ter todas as condições do Q. Obras concluído, é que pode fazer o contrato de Contador de Obras, e o Técnico da EDPD ainda lá vai ver antes, para confirmar se está tudo OK, para a montagem do Contador de Obras.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Obrigado Energy pela resposta breve,

mas no meu caso que tenho 2 números de requisição (ramal definitivo +ramal obra), não vai atrasar o processo??

Portanto se entendi bem, para uma próxima vez peço SÓ o ramal de obra? certo? que do que percebi é executado como definitivo!

Outra pergunta, se tivesse escolhido um empreiteiro credenciado, seria mais rapido??

Obg mais uma vez!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 05 set 2018, 22:06 Obrigado Energy pela resposta breve,

mas no meu caso que tenho 2 números de requisição (ramal definitivo +ramal obra), não vai atrasar o processo??

Portanto se entendi bem, para uma próxima vez peço SÓ o ramal de obra? certo? que do que percebi é executado como definitivo!

Outra pergunta, se tivesse escolhido um empreiteiro credenciado, seria mais rapido??

Obg mais uma vez!
Boas
Por norma quando pede o ramal, um Técnico da EDPD vai ao local para ver a viabilidade e ver se o ponto de entrega está devidamente executado, e deve com ele esclarecer logo o assunto e fazer com que esse ramal fique definitivo.

Neste momento o processo em andamento é aquele sobre o qual efetuou o pagamento.

Da proxima pede apenas o ramal de alimentação à moradia, e depois deste executado, pede o contador de obras, claro vai ter depois de apresentar a Licença de Obras, Termos de Responsabilidade, etc.

A EDPD deu-lhe a escolher entre eles executarem o ramal, ou o cliente poder contratar um empreiteiro credenciado pela EDPD para fazer o ramal?
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Boas,

Certamente foi um tecnico? mas não me ligou!

A EDP enviou o orçamento com as 2 opções, um valor de 1000€ pela EDP e outro a 0€ para escolher empreiteiro
mas eu achei melhor ser feito pela EDP a pensar que seria mais rapido!!

onde escreveu:

"Da proxima pede apenas o ramal de alimentação à moradia, e depois deste executado, pede o contador de obras, claro vai ter depois de apresentar a Licença de Obras, Termos de Responsabilidade, etc"

-refere- se a pedido de ramal de OBRAS ? ou definitivo?

Obg
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: ramal de obra e definitivo

Mensagem por damon »

Boas,

Ainda não tenho a situação resolvida :evil:
agora recebi um orçamento referente ao ramal de obra???
Mas já foi pago o ramal definitivo!

Não vou pagar 2 ramais???

La vou ter que ir outra vez a EDP tentar resolver isso...e falar com as meninas da EDP que não percebem nada... :evil:
Para a proximo em vez de pagar a EDP escolho um empreiteiro credenciado, deve ser mais rapido penso eu?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”