Aumento de potência para 41.40 KVA

Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por Pedro Barradas »

lcmmonteiro Escreveu: 29 set 2018, 11:27 A questão é mesmo essa a edp aceitou o pedido de aumento de potência para 41 KVA e após este tempo todo informou que o ramal suporta este pedido.

E agora indica que é preciso certificação. ... Como vou certificar uma instalação de uma moradia que não foi refeita?

Apenas as zonas ampliadas foram renovadas e só estas consigo garantir que estão de acordo com as normas. .. O resto da moradia rc e 1 pISO não foi renovado. ... Tal como referi apenas as zonas ampliadas tais como cave ar condicionados e a garagem que foi transformada em habitação. ...

A única necessidade deste aumento de potência e a exigência do cliente no favor simultaneidade pois quer usar tudo em simultâneo e todos os equipamentos foram eletricos não quis gás nem painéis de aquecimento.

Tudo o que foi refeito eu sei que passa mas o que se manteve por não ter sido feito qualquer obra no rc e 1 piso não posso garantir...
Mas que parvoice foi essa da simultaneidade !!!? explicou as consequências ao seu cliente, explicou que nunca se considera essa simultaneidade!!?
Agora o seu cliente que pague a renovação da restante instalação electrica de acordo com as normas actuais.
Actualmente, desde o mês passado,até é necessário a elaboração de projecto para instalações do tipo C > 10.35kVA!!!

Qual o motivo do seu cliente querer esse tipo de potencia?, tem tido problemas na instalação, tem máquinas trifasicas especiais de corrida? qual era a potencia instalada anteriormente ?


Quem cria renasce todos os dias...
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Esta não é uma situação fácil de explicar mas irei tentar.

Este cliente tem uma moradia de cave rc e 1 piso. Foram renovadas novas zonas para servir de hostel nomeada mente a cave e a garagem.

O que o cliente pretende é que em cada zona renovada os clientes possam usar tudo a vontade e como é lógico tal não é possível pois utilizar termo acumuladores placas fornos e tudo o que queiram ligar e mais a moradia em questão rapidamente os 10.35 KVA são esgotados....

Neste momento não existem existemquipamentos trifásicos e tudo monofísico mas o cliente quer tudo ligado ao mesmo tempo sem haver problemas e como é claro isso é impossível. ..
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por Mario Lopes »

Pois devia ter alertado que um aumento de potência requer certificação a toda a instalação. Qualquer técnico habilitado tem obrigatoriamente que saber isto. Agora tem uma bela bota para descalçar.
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por projclvm »

Ao abrigo da nova legislação terá que ter projecto e ser certificada. É a minha opinião
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por Gil82 »

lcmmonteiro Escreveu: 29 set 2018, 13:04 Esta não é uma situação fácil de explicar mas irei tentar.

Este cliente tem uma moradia de cave rc e 1 piso. Foram renovadas novas zonas para servir de hostel nomeada mente a cave e a garagem.

O que o cliente pretende é que em cada zona renovada os clientes possam usar tudo a vontade e como é lógico tal não é possível pois utilizar termo acumuladores placas fornos e tudo o que queiram ligar e mais a moradia em questão rapidamente os 10.35 KVA são esgotados....

Neste momento não existem existemquipamentos trifásicos e tudo monofísico mas o cliente quer tudo ligado ao mesmo tempo sem haver problemas e como é claro isso é impossível. ..
Pois isso tem de se explicar ao Cliente a lei, pois não são obrigados a saber nem a achar bem ou mal. É o que é... aumentos de potência sempre precisaram de certificação da instalação e agora mais de 10,35kVA também é preciso projeto!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Após algum tempo (bastante até), consegui obter uma resposta definitiva com o objectivo em dar como concluído este processo.

Após uma longa conversa com um Eng. de uma empresa de certificações a única obrigação que irá ser necessária intervir é a alteração da localização da portinhola e contador, pois ambos encontram-se dentro da moradia, tal como fora referido anteriormente e, agora vão passar para o muro de entrada da respectiva moradia.

O respectivo Eng. indicou-me que não seria necessário o projecto e que deveria colocar uma P100 e a caixa de contagem no muro da moradia para passarem o novo ramal e seria o suficiente para resolver esta situação que permite à EDP realizar o aumento de potência.

Em outra conversa com outra pessoa que irá ser responsável pela instalação do ramal fui informado que a secção do ramal é de 35 mm^2 em aluminio.

Apesar de o troço desde a portinhola até ao quadro de entrada ser realizado em cabo de 16 mm^2 em conduta enterrado no solo, pois é suficiente para esta situação que não chegará aos 60A mesmo com quase 30 metros de comprimento e terá uma queda de tensão na ordem dos 2%, a minha dúvida aqui é a seguinte:

se o ramal chega a 35 mm^2 a P100 será a correta? Ou deverei optar pela P400 ?

Apenas a caixa de contagem é suficiente ? Ou deverei optar pela caixa de contagem com TI's ?

Segundo o manual da EDP o armário de contagem indirecta só é necessário para potência superior a 41.40 KVA e, como aqui estamos quase no limite não quero ser induzido em erro e ter que voltar atrás e refazer tudo novamente...

será sensato seguir a indicação da instalação de uma caixa de contagem no exterior e uma P100 apenas para receber o novo ramal a 35 mm^2 ou deverei jogar pelo seguro e instalar um armário de contagem indirecta (caixa de contador + caixa de TI's) preparado para receber a telecontagem e modem, e a P400-125A ???


Outra questão que nada tem a ver com esta situação:

como ainda não instalei nenhuma das novas caixas telecontagem nem tão pouco tive oportunidade em conhecer uma, se for possível partilharem algumas informações sob o método de instalação, agradecia, pois pelo que já ouvi parece que têm que ter instalado uma tomada 230V e uma RJ11
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 18 nov 2018, 20:44 Boa noite.

Após algum tempo (bastante até), consegui obter uma resposta definitiva com o objectivo em dar como concluído este processo.

Após uma longa conversa com um Eng. de uma empresa de certificações a única obrigação que irá ser necessária intervir é a alteração da localização da portinhola e contador, pois ambos encontram-se dentro da moradia, tal como fora referido anteriormente e, agora vão passar para o muro de entrada da respectiva moradia.

O respectivo Eng. indicou-me que não seria necessário o projecto e que deveria colocar uma P100 e a caixa de contagem no muro da moradia para passarem o novo ramal e seria o suficiente para resolver esta situação que permite à EDP realizar o aumento de potência.

Em outra conversa com outra pessoa que irá ser responsável pela instalação do ramal fui informado que a secção do ramal é de 35 mm^2 em aluminio.

Apesar de o troço desde a portinhola até ao quadro de entrada ser realizado em cabo de 16 mm^2 em conduta enterrado no solo, pois é suficiente para esta situação que não chegará aos 60A mesmo com quase 30 metros de comprimento e terá uma queda de tensão na ordem dos 2%, a minha dúvida aqui é a seguinte:

se o ramal chega a 35 mm^2 a P100 será a correta? Ou deverei optar pela P400 ?

Apenas a caixa de contagem é suficiente ? Ou deverei optar pela caixa de contagem com TI's ?

Segundo o manual da EDP o armário de contagem indirecta só é necessário para potência superior a 41.40 KVA e, como aqui estamos quase no limite não quero ser induzido em erro e ter que voltar atrás e refazer tudo novamente...

será sensato seguir a indicação da instalação de uma caixa de contagem no exterior e uma P100 apenas para receber o novo ramal a 35 mm^2 ou deverei jogar pelo seguro e instalar um armário de contagem indirecta (caixa de contador + caixa de TI's) preparado para receber a telecontagem e modem, e a P400-125A ???


Outra questão que nada tem a ver com esta situação:

como ainda não instalei nenhuma das novas caixas telecontagem nem tão pouco tive oportunidade em conhecer uma, se for possível partilharem algumas informações sob o método de instalação, agradecia, pois pelo que já ouvi parece que têm que ter instalado uma tomada 230V e uma RJ11
Boas
Tratando.se de uma moradia unifamiliar com potencia de 10.35Kvas não necessita de projeto, acima dessa potencia necessita de projeto.

A portinhola P100 é a indicada, ou seja essa portinhola permite ter uma potencia instalada de 69Kvas.

A contagem de energia é normal, ou seja em BTN.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

E após 8 meses informo que apenas tenho a inspeção feita, qual foi aprovada tendo apenas como nota a ausência de quadro parcial no piso superior. Mas como é anterior a 2006 (a construção da moradia foi nos anos 70) e ao abrigo da RSIUEE ficou apenas registada como NG-2 e foi aprovado.

Relativamente ao projeto, como foi realizado o pedido antes de Agosto não foi necessário:

Dispensada a apresentação de projeto para efeitos de ato inspetivo, por Despacho da DGEG, dado que o processo de ligação à rede se iniciou anteriormente publicação da Lei 61/2018 de 21 de Agosto. Moradia dos anos 70.

Agora só fica em falta os trabalhos que já não são da minha autoria mas sim da EDP e vamos ver quanto tempo agora vão demorar para instalar o ramal....

Mais uma vez ficam os meus agradecimentos pelo vosso apoio.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 08 mar 2019, 19:33 E após 8 meses informo que apenas tenho a inspeção feita, qual foi aprovada tendo apenas como nota a ausência de quadro parcial no piso superior. Mas como é anterior a 2006 (a construção da moradia foi nos anos 70) e ao abrigo da RSIUEE ficou apenas registada como NG-2 e foi aprovado.

Relativamente ao projeto, como foi realizado o pedido antes de Agosto não foi necessário:

Dispensada a apresentação de projeto para efeitos de ato inspetivo, por Despacho da DGEG, dado que o processo de ligação à rede se iniciou anteriormente publicação da Lei 61/2018 de 21 de Agosto. Moradia dos anos 70.

Agora só fica em falta os trabalhos que já não são da minha autoria mas sim da EDP e vamos ver quanto tempo agora vão demorar para instalar o ramal....

Mais uma vez ficam os meus agradecimentos pelo vosso apoio.
Boas
Pediu Inspeção sem o ramal executado e foi aprovado para 41.4Kvas?
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Sei que o tópico já tem alguns meses mas recordo que o ramal já existia com a.portinhola dentro da.habitação.

Foi colocada uma portinhola no muro e caixa de contagem para a.chegada do novo ramal para a Potência máxima de 41.40 KVA.

A ficha eletrotécnica anterior tinha um pma de 10.35 KVA e estes trabalhos adicionais e respetiva Inspeção foram exigências da edp para a execução do novo ramal.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Concluo este tópico com a seguinte situação.

Após todos os trabalhos adicionais como tenho vindo a descrever e sem conseguir compreender a EDP fez o novo contrato com o aumento de potência para o máximo previsto de 41.40KVA recorrendo ao ramal já existente e com a ligação à mesma portinhola existente dentro da moradia.

Agora coloco a questão qual ainda não obtive resposta

Se me exigiram uma Nova localização de portinhola e caixa de contagem porque razão foi investido tempo e dinheiro para agora ficar a embelezar o espaço sem qualquer uso?!
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por caldeirone »

É só a minha opinião mas, parece-me que estas histórias terminam sempre assim, sem resposta. Ou pelo menos, sem uma resposta lógica e consistente. Para uns casos é de uma forma, para outros é de outra... enfim. Desculpem-me o desabafo :)
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

caldeirone Escreveu: 10 mai 2021, 15:34 É só a minha opinião mas, parece-me que estas histórias terminam sempre assim, sem resposta. Ou pelo menos, sem uma resposta lógica e consistente. Para uns casos é de uma forma, para outros é de outra... enfim. Desculpem-me o desabafo :)
Neste caso em concreto foi investido tempo e Dinheiro na alteração da. Portinhola e caixa de contagem com cabo. Novo desde a portinhola até ao. Quadro geral e no. Fim serviu apenas para exposicao... Mantiveram o mesmo ramal até à portinhola no interior da moradia e aumentaram o contrato até 41KVA.

O cliente ficou satisfeito e ainda duvidou do. Trabalho adicional que o regulamento me obriga a executar e a conversa com a EDP na altura também me obrigou a essas alterações.

E agora pergunto para que? Se aumentaram a potência com tudo como estava?!

Enfim...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”