Aumento de potência

Responder
Marcoagomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 02 jul 2015, 15:59
Enviou: 14 vezes

Aumento de potência

Mensagem por Marcoagomes »

Bom dia.

Gostava de colocar uma duvida.
Num armazém com r/c e 1° andar com instalação trifásica com uma potência de 15 amperes por fase.
Será necessário pedir algum tipo de inspecção a instalação em caso de pedir um aumento de potência a EDP

Agradeço se poderem ajudar.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por joao-pt »

Só a EDP Distribuição te pode responder a isso com certezas, com uma chamada e o código de identificação do local respondem-te a isso na hora.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por ENERGY »

Marcoagomes Escreveu: 01 jun 2018, 09:33 Bom dia.

Gostava de colocar uma duvida.
Num armazém com r/c e 1° andar com instalação trifásica com uma potência de 15 amperes por fase.
Será necessário pedir algum tipo de inspecção a instalação em caso de pedir um aumento de potência a EDP

Agradeço se poderem ajudar.
Boas
Convém ligar para a EDP para saber qual a PMA para esse local, quem sabe não é superior à potencia que tem agora instalada, se for ótimo, talvez não precise de Inspeção.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Aumento de potência

Mensagem por nfh »

Num caso como este, se a PMA do local não permitir a potência desejada, que há a fazer? Imagino que a infraestrutura que serve um determinado loteamento tenha de ser revista, mas a quem compete essa intervenção, à EDP (para poder fornecer o serviço), ou esse tipo de intervenção é custeado pelos clientes?
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por dsrsantos »

nfh Escreveu: 22 ago 2018, 16:18 Num caso como este, se a PMA do local não permitir a potência desejada, que há a fazer? Imagino que a infraestrutura que serve um determinado loteamento tenha de ser revista, mas a quem compete essa intervenção, à EDP (para poder fornecer o serviço), ou esse tipo de intervenção é custeado pelos clientes?
Tudo custeado pelo cliente. E desde ontem com um bónus: para potencia acima de 10,35kVA (15A por fase) vai precisar de projecto...

Para saber a potência máxima admissível basta ligar para o 808 100 100, opção 5, dar o CPE ou a morada e eles informam de imediato.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Aumento de potência

Mensagem por nfh »

Desde ontem? Houve alguma alteração recente nesse campo para a certificação de instalações elétricas domésticas? Se ficar certificada para 10kVA mas em mono (45A), também obriga a projeto?

Eu estou a braços com uma certificação de instalação elétrica que nunca mais sai. Existem moradias no meu loteamento que foram certificadas para 20.7kVA, mas ao que parece a PMA de cada fogo do loteamento é inferior a essa potência.
Estou a ver que vai ser complicado ter a instalação certificada para os 20kVA (que tem tudo em conformidade, ou pelo menos tinha).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 22 ago 2018, 18:24 Desde ontem? Houve alguma alteração recente nesse campo para a certificação de instalações elétricas domésticas? Se ficar certificada para 10kVA mas em mono (45A), também obriga a projeto?

Eu estou a braços com uma certificação de instalação elétrica que nunca mais sai. Existem moradias no meu loteamento que foram certificadas para 20.7kVA, mas ao que parece a PMA de cada fogo do loteamento é inferior a essa potência.
Estou a ver que vai ser complicado ter a instalação certificada para os 20kVA (que tem tudo em conformidade, ou pelo menos tinha).
Boas
Logo no inicio da Certiel, existiu uma situação complicada, ou seja alguns clientes pediam ramais para moradias de 10.35Kvas. e depois pediam certificação para 20.7Kvas, a Certiel aceitava e certificava, de seguida o cliente pegava no certificado ia à EDP e queria fazer o contrato para a potencia certificada, e começava a guerra no balcão, ou o cliente tinha de pagar a diferença do reforço de ramal de 10.35Kvas para os 20.7Kvas que era o que constava no certificado da Certiel, como muitos clientes não queriam pagar esse reforço de ramal tinham se se aguentar com os 10.35Kvas que foi o que pagaram pelo ramal.
Para evitar esta grande confusão a Certiel veio passados poucos tempos da sua atividade, só aceitar pedidos de certificação de acordo com a Ficha Eletrotécnica apresentada na EDPD.

Mas claro as confusões que estavam para trás lá ficaram.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”