Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por nfh »

O eletricista que fez a instalação elétrica da minha casa nova achou por bem ter pontos de iluminação exterior a partilhar o mesmo circuito (disjuntor) que alguma da iluminação interior.

Isto faz algum sentido (e é sequer legal)? Eu preferia que os circuitos fossem independentes, mas o eletricista preferiu poupar meia dúzia de euros em tubo e cabo.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Como o comando deve ser independente não há problema desde que o circuito seja protegido por interruptor diferencial de alta sensibilidade (30mA por exemplo). Quantos pontos de iluminação estão nesse circuito e qual a potência total?


Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por nfh »

A potência total é baixa, dado que as luzes que estão suportadas por esse circuito são todas em leds (incluindo a exterior).
Pelas minhas contas devo ter uns 200-300W, se tanto, de carga máxima com todas as luzes ligadas.

Por pontos de iluminação refere-se a cada lâmpada, ou a secções controladas individualmente por interruptor? Dentro de casa tenho 5 ou 6 secções assim controladas e no exterior tenho 4 ou 5.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Por pontos de iluminação refiro-me a cada luminária. Para comandar os pontos tanto faz e até pode ao gosto de cada um. O que interessa é a potência a que o disjuntor tem de proteger.


Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por nfh »

Luminárias são umas 10 ou 11 dentro de casa e umas 15 no exterior (só 8 estão num único conjunto de focos no chão no pavimento da entrada do lote).
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por Gil82 »

Com esse panorama a questão que se põe é de exploração, visto que basta uma luminária ter problemas para disparar o disjuntor. Se tivesse separado em iluminação interior e exterior já dava para saber onde começar a procurar.
De resto como é tudo em LEDs e o consumo é mínimo não há problemas de ser apenas 1 circuito.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por nfh »

Essa é a minha preocupação, pois se houver algum azar como referiu, fico sem eletricidade em metade da casa (sala, cozinha e exterior).

Mas pronto, pelo que percebi o que está em causa é o bom senso (ou falta dele) por parte do eletricista e não tanto falta de conformidade com o RTIEBT.

Obrigado uma vez mais pela ajuda!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 24 abr 2018, 16:03 Essa é a minha preocupação, pois se houver algum azar como referiu, fico sem eletricidade em metade da casa (sala, cozinha e exterior).

Mas pronto, pelo que percebi o que está em causa é o bom senso (ou falta dele) por parte do eletricista e não tanto falta de conformidade com o RTIEBT.

Obrigado uma vez mais pela ajuda!
Boas
E se por sorte tem logo como corte geral do seu Q.E um ID significa que em caso de avaria pode ficar com a casa toda sem energia até resolver a avaria, ou no caso de ter vários IDs no Q,E por corrente de defeito se um desses circuitos entra em avaria, todos os circuitos alimentados por esse ID vão ficar sem funcionar.
No meu entender todos os circuitos do exterior devem ter proteções diferenciais separadas dos circuitos do interior da casa, para evitar surpresas bem desagradáveis com o tempo, pois os IPs dos diversos equipamentos vão perdendo-se, os cabos vão-se deteriorando, etc.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Iluminação exterior partilha circuito com iluminação interior

Mensagem por nfh »

Sim, mas para isso era preciso que todos os eletricistas fossem assim profissionais em vez de alguns serem verdadeiros "sapateiros".
Lamentavelmente não tive a melhor das sortes e só agora me vou apercebendo destes pequenos atalhos.
Vale-me o facto de ter deixado tubagem de pré-instalação de domótica KNX, que quando um dia fizer o "upgrade" já terei todos estes circuitos devidamente separados.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”