Ajuda com certificação

Avatar do Utilizador
mirandes
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 24 mai 2007, 11:02
Localização: Coimbra-Lisboa-Sintra

Re: Ajuda com certificação

Mensagem por mirandes »

boa noite,

Fiz no final do ano 2017 algo parecido,... quero melhor dizer, uma legalização de uma fração em um prédio, onde no 1º piso tinha duas frações de origem, independentes (desde o projecto construção), mas apenas um contador (mesmo proprietário com 1 porta a ligar ambas frações), mesmo contador de energia para ambas ... quis então agora o proprietário , instalar novo contador na fração que não tinha nem nunca teve contador... e conseguiu-se.... embora com alguma actualização necessária da instalação eléctrica existente, pois não tinha terra protecção na iluminação nem diferenciais .... a mesma foi certificada pela certiel...IEP, sem problemas, tem contador já (legalizou-se).... em cerca de 15 dias apenas!!!

O principal problema residia no facto de a EDP Distrib. ter feito purga do NIP, e ter de se criar novo NIP e por sua vez certificação....veja se não semelhante tb... localize o projecto eléctrico do imóvel, que é sempre necessário, com Ficha Electrotécnica....se for necessário com soma de frações existentes + a sua fração nova = projecto por ultrapassar a potencia exigível (atenção que os coeficientes simultaneidade alteraram), é necessário projecto alterações (sempre). Localize o projecto imóvel na câmara tem... peça cópia!!!

Espero ter ajudado.... se necessitar ajuda...posso contribuir, envie mensagem para poder ajudar!!!

mirandes,


lf0nseca
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 11 set 2016, 21:10
Enviou: 2 vezes

Re: Ajuda com certificação

Mensagem por lf0nseca »

Boa noite,

Foi-me dito o mesmo SE a fracção fosse residencial, que não é o caso.

De qualquer forma consegui entretanto encontrar um eng para realizar projecto simplificado e espero que seja desta...

Obrigado pela sua ajuda.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ajuda com certificação

Mensagem por alucas »

Terá que ser por etapas:

1º entrar com o processo do pedido de ligação á rede elétrica BT - criação do CPE (código do ponto de entrega) á qual existe encargos iniciais.

2º projeto retificativo da coluna montante do edifício se superior a 41,40 KVA (falar com a administração) Eng. eletrotécnico

3º preparar/executar a instalação de acordo com as regras atuais para solicitar a certificação se superior a 10,35 KVA - eletricista = DGEG

4º efetuar o pedido da certificação das instalações

Cps

alucas
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”