Termo respirabilidade D.Incêndio.

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por CAOR »

Necessitava que me esclarecessem a seguinte duvida!
Fiz á três Anos uma instalação num centro jovens de central CDI com sistema completo e instalado!
Surge agora uma identidade segurança que quer termo responsabilidade da montagem.
Gostaria de saber se como Inscrito na D.G.E responsável por execução se posso passar termo responsabilidade
pela instalação da mesma?
Cumprimentos


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por dsrsantos »

Não sei ao certo se isso obriga à emissão de termo de responsabilidade, mas para a instalação de equipamentos de SCIE tem de estar registado na ANPC

http://www.prociv.pt/pt-pt/SEGCINCENDED ... fault.aspx
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por joao-pt »

Não, a parte dos sistemas automáticos de detecção de incêndios não é da alçada da DGEG mas sim da ANPC.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por CAOR »

Obrigado pelas respostas!
Já agora existe alguma entidade que certifique a instalação,Zona de Lisboa?
cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por Pedro Barradas »

CAOR Escreveu: 14 mar 2018, 22:47 Necessitava que me esclarecessem a seguinte duvida!
Fiz á três Anos uma instalação num centro jovens de central CDI com sistema completo e instalado!
Surge agora uma identidade segurança que quer termo responsabilidade da montagem.
Gostaria de saber se como Inscrito na D.G.E responsável por execução se posso passar termo responsabilidade
pela instalação da mesma?
Cumprimentos
Pois.. se não estava/ está inscrito na ANPC como instalador de SADI, não poderia ter efectuado o serviço. Lembro que é obrigatório a emissão de termo de responsabilidade pela instalação de todos os equipamentos previstos no REgime Juridico de SCIE.( desde 2009)
Agora a solução é arranjar uma empresa inscrita e/ou profissional que se predisponha a fazer tal coisa... No entanto veja se consegue reunir as qualificações para a inscrição como entidade instaladora credenciada junto da ANPC...

A comercialização, instalação e manutenção de sistemas SCIE, está regulada, e é obrigatório o registo dessa mesma entidade junto da ANPC. Inlcusive portas corta-fogo, registos, Centrais de detecção de gás cobustiveis ou CO, iluminação de segurança e emergência, sinalética de emergência, desenfumagens naturais / mecanicas, aplicação de prodtos de protecção ao fogo, meios de 1ª e 2ª intervenção, inlcuindo RIA'.... e muito mais coisas...
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por LVirtual »

o melhor mesmo para executar todos os procedimentos descritos acima é contactar a APSEI
que é a associaçao de profissionais que gere este sector. e digo ja que vai precisar de certificaçoes tecnicas
e de registo previo na PSP e tambem na Protecçao Civil e as coimas para quem nao cumpre a lei sao pesadas.

E contactar o serviço de apoio aos associados da APSEI que eles explicam tudo muito bem.

https://www.apsei.org.pt/
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por Pedro Barradas »

LVirtual Escreveu: 15 mar 2018, 11:17 o melhor mesmo para executar todos os procedimentos descritos acima é contactar a APSEI

e de registo previo na PSP
Para SCIE não !!!!, Isso é somente para vigilancia electronica....
Não complique ;)
Quanto à APSEI, realmente é uma associação que tem um grande lobby ( acho que o governo deposita demasiada força nestas associações privadas para regularem o sector, com grandes interesses comerciais por detrás).. mas não precisa de ser através da mesma...
Quem cria renasce todos os dias...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por CAOR »

E´pá estou a reflectir depois destas respostas que agradeço! a ponderar em duas a situações!
1º atirar-me da ponte se preferível a ponte Salazar!
2º Sabendo eu e já ter montado vários sistemas DCI ao longo da vida inclusivo para o Estado. que tinha de
me inscrever em tal entidades! (que grande ignorância minha!) mesmo a trabalhar em vários trabalhos para o Estado nunca me foi pedido tal declarações!
Compreendo que existe muitos oportunistas que fazem de tudo e possivelmente estou no rol, mas como tudo muda e aparece entidades certificadoras para isto e aquilo e outras coisas! exigem papeis que vão buscar a regulamentos que saíram á alguns anos! para clarificar quem deve estar ou sair do sistema.
Considero-me um bom instalador de D.C.I. mas como não me inscrevi em tais associações ou entidades de certificação apenas me despeço com consideração a todos instaladores de DCI que ficam sem mais um emplastro nas montagens, (mas nunca mais faço uma montagem)!
Cumprimentos!
CAOR
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por Pedro Barradas »

è SADI. e não DCI,
Sistema Automático de Detecção de Incêndio.

Mas já viu se consegue efectuar o seu registo através da analise curricular? TRate disso e não desista. Aproveite e faça uma formaão complementar/ reciclagem de conhecimentos.
Quem cria renasce todos os dias...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por CAOR »

Obrigado pelo reparo! SADI nome correto!
E obrigado pela sugestão para não desistir!
Mas como disse uma vez que actualmente não estou habilitado para a montagem das SADI e não querendo tirar trabalho a ninguém não farei mais trabalhos de montagem destes sistemas, até ver se com aquilo que tenho se consigo inscrever me na devida Entidade.
Cumprimentos
CAOR
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por LVirtual »

Pedro Barradas Escreveu: 15 mar 2018, 14:02
LVirtual Escreveu: 15 mar 2018, 11:17 o melhor mesmo para executar todos os procedimentos descritos acima é contactar a APSEI

e de registo previo na PSP
Para SCIE não !!!!, Isso é somente para vigilancia electronica....
Não complique ;)
Quanto à APSEI, realmente é uma associação que tem um grande lobby ( acho que o governo deposita demasiada força nestas associações privadas para regularem o sector, com grandes interesses comerciais por detrás).. mas não precisa de ser através da mesma...
se nao pedir o apoio da apsei para tratar de todo o processo, é ver se consegue fazer tudo sozinho entao.
eu tenho andado a tratar de todas essas certificaçoes pela Apsei, porque para ja contactar a ANPC para prestar escarecimentos quanto aos procedimentos é para esquecer.

Agora nao tenho tempo mas posso pôr aqui tudo o que é pedido pela legislaçao mais tarde.
Vigilancia electronica e nao so...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por LVirtual »

CAOR Escreveu: 15 mar 2018, 21:06 E´pá estou a reflectir depois destas respostas que agradeço! a ponderar em duas a situações!
1º atirar-me da ponte se preferível a ponte Salazar!
2º Sabendo eu e já ter montado vários sistemas DCI ao longo da vida inclusivo para o Estado. que tinha de
me inscrever em tal entidades! (que grande ignorância minha!) mesmo a trabalhar em vários trabalhos para o Estado nunca me foi pedido tal declarações!
Compreendo que existe muitos oportunistas que fazem de tudo e possivelmente estou no rol, mas como tudo muda e aparece entidades certificadoras para isto e aquilo e outras coisas! exigem papeis que vão buscar a regulamentos que saíram á alguns anos! para clarificar quem deve estar ou sair do sistema.
Considero-me um bom instalador de D.C.I. mas como não me inscrevi em tais associações ou entidades de certificação apenas me despeço com consideração a todos instaladores de DCI que ficam sem mais um emplastro nas montagens, (mas nunca mais faço uma montagem)!
Cumprimentos!
CAOR
CAOR, estou na mesma situaçao que tu no que toca a controlo de acessos e domotica...
agora ate para reparar o motor dum portao automatico ou uma central domotica é preciso ter registo na psp e e na anpc.

E respondendo ao resto do que o Pedro Barradas disse.
Para instalaçao e manutençao de sistemas domoticos que tambem incorporam sensores SADI é preciso registo na PSP,
porque uma central domotica engloba todos estes sistemas (intrusao, incendio e fugas de gas e/ou agua para alem do telecontrolo e telemetria.)

Ate para apenas comercializar um sensor de qualquer destes tipos é preciso certificaçao, enquanto que se vai as grandes superficies e se compram os que se quiserem para se pendurar na parede em casa. Nao acredito que a worten ou afins tenham registo na ANPC ou na PSP, pelo menos nao constam nas listas de entidades registadas para estes fins...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo respirabilidade D.Incêndio.

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 16 mar 2018, 11:52
CAOR Escreveu: 15 mar 2018, 21:06 E´pá estou a reflectir depois destas respostas que agradeço! a ponderar em duas a situações!
1º atirar-me da ponte se preferível a ponte Salazar!
2º Sabendo eu e já ter montado vários sistemas DCI ao longo da vida inclusivo para o Estado. que tinha de
me inscrever em tal entidades! (que grande ignorância minha!) mesmo a trabalhar em vários trabalhos para o Estado nunca me foi pedido tal declarações!
Compreendo que existe muitos oportunistas que fazem de tudo e possivelmente estou no rol, mas como tudo muda e aparece entidades certificadoras para isto e aquilo e outras coisas! exigem papeis que vão buscar a regulamentos que saíram á alguns anos! para clarificar quem deve estar ou sair do sistema.
Considero-me um bom instalador de D.C.I. mas como não me inscrevi em tais associações ou entidades de certificação apenas me despeço com consideração a todos instaladores de DCI que ficam sem mais um emplastro nas montagens, (mas nunca mais faço uma montagem)!
Cumprimentos!
CAOR
CAOR, estou na mesma situaçao que tu no que toca a controlo de acessos e domotica...
agora ate para reparar o motor dum portao automatico ou uma central domotica é preciso ter registo na psp e e na anpc.

E respondendo ao resto do que o Pedro Barradas disse.
Para instalaçao e manutençao de sistemas domoticos que tambem incorporam sensores SADI é preciso registo na PSP,
porque uma central domotica engloba todos estes sistemas (intrusao, incendio e fugas de gas e/ou agua para alem do telecontrolo e telemetria.)

Ate para apenas comercializar um sensor de qualquer destes tipos é preciso certificaçao, enquanto que se vai as grandes superficies e se compram os que se quiserem para se pendurar na parede em casa. Nao acredito que a worten ou afins tenham registo na ANPC ou na PSP, pelo menos nao constam nas listas de entidades registadas para estes fins...
Boas
O mais engraçado, sem qualquer graça, é que qualquer Técnico detentor de empresa consegue Alvará no IMPIC, com imensas Habilitações, paga anualmente por todas elas e respetiva classe de Alvará, e depois fica obrigado a outras inscrições em outras entidades.
Não será que o IMPIC para imitir um Alvará deveria logo à partida de exigir todas essa inscrições nas devidas entidades??? ou o mesmo verificar as devidas habilitações e as comunicar às devidas entidades.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”