Ligação eléctrica de uma habitação

Responder
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Ligação eléctrica de uma habitação

Mensagem por Electroo »

Bom dia,

Gostaria de perceber a nível de cabos e da divisão EDP/Proprietário da habitação.

A edp é responsável por ligar o ramal (cabo) até á portinhola da minha casa certo? seja ela subterrânea ou aérea (poste).

A minha duvida e, o cabo que vai até á portinhola (edp) é o que segue até á alimentação do quadro geral (qg.e) ? Ou seja passa portinhola depois contador electrico e depois até ao quadro ? é sempre o mesmo cabo?


Pode haver situações em que o instalador electrico passe o cabo até á portinhola?


Obrigado desde já


andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Ligação eléctrica de uma habitação

Mensagem por andrelima14 »

O cabo até à portinhola é responsabilidade da EDP e deve ser de acordo com a legislação deles (DIT/DMA) da portinhola para a frente ja é propriedade do cliente.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação eléctrica de uma habitação

Mensagem por ENERGY »

Electroo Escreveu: 12 out 2017, 12:55 Bom dia,

Gostaria de perceber a nível de cabos e da divisão EDP/Proprietário da habitação.

A edp é responsável por ligar o ramal (cabo) até á portinhola da minha casa certo? seja ela subterrânea ou aérea (poste).

A minha duvida e, o cabo que vai até á portinhola (edp) é o que segue até á alimentação do quadro geral (qg.e) ? Ou seja passa portinhola depois contador electrico e depois até ao quadro ? é sempre o mesmo cabo?


Pode haver situações em que o instalador electrico passe o cabo até á portinhola?


Obrigado desde já
Boas
Neste momento todo o processo se desenrola na EDPD, ou seja o pedido por parte do cliente é feito na EDPD, no balcão, ou via internet, depois um técnico vai ao local, ver da viabilidade, depois é comunicado ao cliente por escrito a decisão dessa viabilidade, o cliente contrata um empreiteiro credenciado pela EDP para fazer esse ramal.
O pedido de viabilidade junto da EDP tum um encargo a suportar pelo cliente.
A instalação da portinhola é da responsabilidade do cliente, que tem de contratar um técnico, e a partir da portinhola para a frente, ou seja para contador, quadro elétrico, é tudo feito pelo técnico, eletricista.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”