Quadro parcial garagem

Responder
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Quadro parcial garagem

Mensagem por jdpcsm »

Bom dia,

Num quadro parcial de uma garagem, alimentado a 3G6mm, faz sentido colocar um disjuntor de 32A, ou colocariam um de 25A?

A potência contratada neste momento é 3,45kVA, por isso até um de 20A chegava, mas é com a ideia de um dia, se pedir um aumento de potência para 6,9kVA, já está a instalação preparada.

O de 32A, supera regra de ser 1,6 vezes superior aos disjutores de 16A da garagem, garantindo assim a selectividade, o de 25A, é á tira, se tivermos em atenção a corrente de não funcionamento.

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Quadro parcial garagem

Mensagem por nelmindo »

jdpcsm Escreveu: 14 ago 2017, 11:36 Bom dia,

Num quadro parcial de uma garagem, alimentado a 3G6mm, faz sentido colocar um disjuntor de 32A, ou colocariam um de 25A?

A potência contratada neste momento é 3,45kVA, por isso até um de 20A chegava, mas é com a ideia de um dia, se pedir um aumento de potência para 6,9kVA, já está a instalação preparada.

O de 32A, supera regra de ser 1,6 vezes superior aos disjutores de 16A da garagem, garantindo assim a selectividade, o de 25A, é á tira, se tivermos em atenção a corrente de não funcionamento.

Obrigado
O disjuntor é colocado de forma a proteger o cabo (relacionado com a secção, isolamento, nº de almas, etc). As condições da instalação também influenciam o dimensionamento. Deste lado escolher 32A ou 25A, não podemos sugerir pelas razões anteriores apontadas (que deste lado não sabemos).
Avatar do Utilizador
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Localização: A sul do norte e a norte do centro
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Quadro parcial garagem

Mensagem por MFigueiredo »

Eu colocaria um bipolar de 25A no quadro Geral que alimenta o quadro parcial da garagem e na garagem utilizaria um interruptor diferencial 40A/30mA como corte geral.
MFigueiredo
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Quadro parcial garagem

Mensagem por jdpcsm »

Vou fazer isso, apenas em vez de ser 25A bipolar, vai ser 1P+N, optei pela hager em vez da efapel, apesar da efapel ser muito mais barato.
Por um lado tem de cumprir as normas, mas por outro volta e meia ouço falar mal, não sei se falam por falar ou por conhecimento, na duvida vou colocar hager, custo 13Eur, teve um desconto grande não sei ao certo, 35 ou 40%.
Alem disso no quadro geral, tambem vou colocar um interruptor seccionador de 40A a montande desse disjuntor, por forma a se quiser isolar o circuito, o fazer sem usar o disjuntor. Sei que normalmente, "ninguem" faz isso, até pode ser considerado desperdicio de dinheiro, mas eu prefiro.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”