qual cabo utilizar?

FCarrico
Curioso
Curioso
Mensagens: 68
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por FCarrico »

Bom dia a todos.

Uma pequena ajuda sobre a escolha de cabos e fios.

Além da escolha relativamente à tensão que cada cabo suporta e se é ou não propagavel por chama, que outros factores me levam a decidir se escolho cabo VV, XV, VAV, V, FV.

Podem dar-me uma ajudinha?

Abraço


R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por R3S »

Olá a todos,

Eu nunca vi em sítio nenhum a dizer o tipo de cabo que tens de utilizar (VV-U, VV-R, XV, XAV,...). Aquilo que é indicado é a corrente que cada cabo suporta (nominal e de curto-circuito) e é isso que deve influenciar a escolha, em conjunto com eventuais factores de proximidade.

Eu utilizo sempre que posso H07V-U ou H07VV-U, simplesmente porque considero que um cabo rígido permite uma ligação mais sólida. Apenas utilizo H07V-R para secções a partir de 16mm2 e para a entrada de energia utilizo H07XV para garantir protecção mecânica nos cabos subterrâneos. Já vi projectos em que utilizam H1XV, não faço ideia porquê (a entrada não é a 230V à mesma, ainda que a corrente seja elevada??? Até H05XV seria suficiente!).

Se alguém tiver uma ideia diferente da minha, contraponham.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por nelmindo »

o cabo XV não oferece uma maior proteção mecanica, relativamente ao VV, para a mesma secção útil e tensão máxima estipulada (eventualmente pode ter uma diferença mas não é apreciável relatiamente aos outros factores escolhidos)

A razão prende-se que um cabo XV só é vendido em tensões estipuladas na ordem dos 1000V, logo para garantir uma proteção na ordem desses valores, o isolamento é um pouco mais espesso, além de ser um pouco menos flexivel (entre outras caracteristcas, tais como capacidade de absorver menos água). Tem outra vantagem que muitas pessoas se esquecem, a temperatura máxima de funcionamento. É maior quando usamos o XV. Obtemos aqui uma vantagem que faz variar a capacidade de transportar energia. Um cabo revestido a PEX pode ser submetido a correnetes maiores, que irão aquece-lo a niveis que são incomportáveis para o PVC. Logo podemos transportar mais energia, para secções equivalentes.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por mpinto »

E maiores perdas por efeito de Joule
jose manuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 07 dez 2008, 17:34

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por jose manuel »

Tambem tenho essas dúvidas.
TC -portinhola - quadro de colunas. Qual o inconveniente de se utilizar H07V-R ?
Qual a vantagem de se usar XV ?
Axo que a escolha do XV terá mais a ver com a corrente maxima admissivel e não com resistencia à humidade mas tenho essa dúvida.

Saudações
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por jdpcsm »

E para fazer os quadros, preferem H07V-U ou H07V-R?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 08 set 2017, 22:05 E para fazer os quadros, preferem H07V-U ou H07V-R?
Boas
H07V-R
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por nelmindo »

jdpcsm Escreveu: 08 set 2017, 22:05 E para fazer os quadros, preferem H07V-U ou H07V-R?
Depende.
O -U é maciço e existe nas secções de 1,5 a 6mm2
O -R é cableado (ou semi-rígido) e existe nas secções de 10 em diante. Por vezes há fabricantes que produzem o 6mm2 e em catálogo há quem publicite o de 4mm2. Não quer dizer que se venda ou se consiga encomendar...
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: qual cabo utilizar?

Mensagem por jdpcsm »

O H07V-R, necessita de terminais, ou pode ser aparafusado directamente no disjuntor?

Pois, utilizei H07V-U de 6mm^2, e aquilo é um bocado mau de se trabalhar no quadro...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”