Certificação para técnicos da D.G.E.

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por CAOR »

Boas! deram-me informação que vai se ter de fazer formação para técnicos da D.G.E. com a carteira de electricista!
Gostaria de saber se alguém tem conhecimento da situação?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por nelmindo »

Sim, há rumores.
No entanto, ainda não saiu legislação que vai talvez estabelecer isso.
amaral.oibaf
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 01 mar 2016, 00:16
Localização: mira de aire
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por amaral.oibaf »

o que é a D.G.E.?

E ja agora.... tenho o meu curso tirado ca em PT, trabalho à 6como electricista na suíça. Posso pedir a carteira profissional?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por nelmindo »

amaral.oibaf Escreveu:o que é a D.G.E.?

E ja agora.... tenho o meu curso tirado ca em PT, trabalho à 6como electricista na suíça. Posso pedir a carteira profissional?
Agora não se chama de DGE, mas sim DGEG (direcção geral de energia e geologia): http://www.dgeg.pt/
Uma das funções é : Promover e participar na elaboração de legislação e regulamentação relativa ao licenciamento, à responsabilidade técnica, à segurança, à eficiência e à fiscalização das instalações eléctrica, assim como à aplicação das respectivas taxas;
As decisões deste órgão baseiam-se no Regime jurídico do acesso e exercício da atividade das entidades e profissionais responsáveis pelas instalações elétricas de serviço particular (Lei n.º 14/2015, de 16 de fevereiro)

Os assuntos relacionados com a aceitação de cursos, para efeitos da inscrição dos técnicos responsáveis anteriormente referidos, é da competência da Direção Geral de Energia e Geologia. A inscrição de técnicos responsáveis por instalações elétrica de serviço particular passa a processar-se na Direção Geral de Energia e Geologia em vários locais de atendimento, espalhados pelo país. Ver site.
andremdlopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 60
Registado: 31 jul 2012, 15:27
Localização: Cascais
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por andremdlopes »

Boa noite , não estou a perceber o que vai mudar ? Alguém me pode explicar? Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por nelmindo »

andremdlopes Escreveu:Boa noite , não estou a perceber o que vai mudar ? Alguém me pode explicar? Obrigado
Alguém gostou da ideia dos ITEDs, Gases Combustíveis e TIMs, que andam a fazer formações ou a renovar licenças periodicamente, de forma a manter indefinidamente organizações e associações de caracter duvidoso. Parece que querem transpor isso para a energia elétrica...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:
andremdlopes Escreveu:Boa noite , não estou a perceber o que vai mudar ? Alguém me pode explicar? Obrigado
Alguém gostou da ideia dos ITEDs, Gases Combustíveis e TIMs, que andam a fazer formações ou a renovar licenças periodicamente, de forma a manter indefinidamente organizações e associações de caracter duvidoso. Parece que querem transpor isso para a energia elétrica...

Boas,

é a nova "indústria", à falta de melhor é necessário dar que fazer a essa malta do papel e lápis.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece que também se vai alargar aos engenheiros, tal como já existe em outras profissões.

[Qquote="CAOR"]Boas! deram-me informação que vai se ter de fazer formação para técnicos da D.G.E. com a carteira de electricista!
Gostaria de saber se alguém tem conhecimento da situação?[/quote]
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
CT2JII
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 fev 2019, 22:32
Localização: Espinho

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por CT2JII »

Boa noite eu terminei este mês o formação de electricidade e ited eu queria ter a carta de eletricista a licença de ited é só na Anacom mas eu para já só quero a de electricidade sabem me dizer se consigo a carta no Porto ou tenho que ir Lisboa
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Certificação para técnicos da D.G.E.

Mensagem por joao-pt »

CT2JII Escreveu: 18 fev 2019, 22:40 Boa noite eu terminei este mês o formação de electricidade e ited eu queria ter a carta de eletricista a licença de ited é só na Anacom mas eu para já só quero a de electricidade sabem me dizer se consigo a carta no Porto ou tenho que ir Lisboa
Área Norte: Divisão das Instalações Elétricas do Norte
Rua Direita do Viso, 120
4269-002 Porto
Tel.: 226 192 000
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”