Diametro tubo para quadro parcial

Responder
david
Curioso
Curioso
Registado: 10 jul 2012, 11:50

Diametro tubo para quadro parcial

Mensagem por david »

Boas,

Gostaria de pedir ajuda para a escolha do diâmetro de tubo a usar para a ligação entre quadros eléctricos numa vivenda unifamiliar.

A potência a instalar é de 20,7kVA pelo que a entrada do contador ao quadro vai ter tubo de 40mm. Suporta tanto fio de 6 ou 10mm2 segundo a regra da ocupação de 20%.

Agora do quadro principal há uma ligação para o quadro do 1º andar e depois sotão e outra ligação para a cave. Que tubo se deve usar 40 ou 32mm? Deve se usar a regra das entradas 20% ou 33% de secção ocupada?

Se eu considerar que um quadro parcial deve suportar os 20,7kVA o comprimento total desde o contador até ao quadro mais distante é cerca de 19m, aí teria de usar fio de 10mm2 e tubo de 40mm em todos os troços.

Se considerar uma distribuição de potência pelos vários pisos aí poderia usar fio de 6mm2 e tubo de 32mm para os quadro parciais.
Tenho cerca de 11m desde o contador ao quadro principal. No sotão vai ter painel solar com resistência.

Que opções costumam usar em casos semelhantes?

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Diametro tubo para quadro parcial

Mensagem por ENERGY »

Boas
A diferença do preço do tubo entre 32 e 40mm, não é significativa nessa instalação, pelo que colocava tudo a 40mm.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Re: Diametro tubo para quadro parcial

Mensagem por DEUS AMIGO »

Como disse o ENERGY 32 ou 40 o que tem de ter em mente é o que vai alimentar no sotão? pode a partir de tubo 25m/m a conductor a 4m/m até X tudo depende da potência a alimentar o sotão!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”