Circuito de iluminação de escadas de prédio

aoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 dez 2007, 17:28

Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por aoliveira »

Será que me podem ajudar no seguinte:

- Coloquei recentemente sensores de movimento nos patamares das escadas do prédio onde habito, e o instalador desligou o circuito de interruptores que accionava em sinultâneo todas as luzes das escadas.
- Segundo o técnico, havia incompatibilidade entre os dois sistemas.
- Acontece que os condóminos não concordam com o cortedos interriptores, que obedeceu a um projecto de electricidade, a vistoria camarária e a certificação.
- Ao que parece, os dois sistemas têm que existir em simultâneo, porque o acendimento da luz em simultâneo nas escadas tem de estar disponível por questões de segurança como, por exemplo, em caso de evacuação por acidente, incêndio, etc. Por isso é feita a vistoria e a certificação ao abrigo dos Regulamentos deSegurança em vigor.
- Alguém me pode ajudar neste assunto.
Obrigado


Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Olá


Isso pode fazer-se tudo eu depois ponho o esquema


Um abraço
Darknesse
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 out 2007, 21:20

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Darknesse »

Olá.
Caro colega aoliveira .
Em principio o teu predio deve ter um automatico de escada no quadro dos servicos comuns pois este era acionado pelos botoes de pressao que falas te .
para funcionarem em simultaneo com os detectores basta passares um condutor a interligar os retornos das celulas que por sua vez estara tambem a ligar as lampadas ao contato do automatico onde esta o retorno que vai para as lampadas
Última edição por Darknesse em 16 dez 2007, 17:22, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 17 jun 2007, 17:15
Localização: faro

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por luisguerreiro »

aoliveira Escreveu:Será que me podem ajudar no seguinte:

- Coloquei recentemente sensores de movimento nos patamares das escadas do prédio onde habito, e o instalador desligou o circuito de interruptores que accionava em sinultâneo todas as luzes das escadas.
- Segundo o técnico, havia incompatibilidade entre os dois sistemas.
- Acontece que os condóminos não concordam com o cortedos interriptores, que obedeceu a um projecto de electricidade, a vistoria camarária e a certificação.
- Ao que parece, os dois sistemas têm que existir em simultâneo, porque o acendimento da luz em simultâneo nas escadas tem de estar disponível por questões de segurança como, por exemplo, em caso de evacuação por acidente, incêndio, etc. Por isso é feita a vistoria e a certificação ao abrigo dos Regulamentos deSegurança em vigor.
- Alguém me pode ajudar neste assunto.
Obrigado
nao existe incompatibilidade, so nao faz sentido, se os condominos querem os botoes, porque instalaram as celulas??
Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Olá

Pois


Um abraço
aoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 dez 2007, 17:28

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por aoliveira »

Agradecia se me pudesses fazer o esquema, porque a questão principal que é a interrupção que foi feita na instalação é ilegal. Tem mesmo que se manter e os sensores eventualmente em alguns patamares.
Obrigado
Nefelim Escreveu:Olá


Isso pode fazer-se tudo eu depois ponho o esquema


Um abraço
Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Olá


Eu vou colocar isso é fácil


Um abraço
Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Olá

Eu já tenho o raio do esquema disso, só que a minha scaner é manhosa, só trabalha quando quer, vou ter que a despedir e meter outra nova, mas ela é tão antiga é das melhores, não quero nozes, nem vozes.


Um abraço
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por CAOR »

Os meus cumprimentos! deixo a minha opinião e pessoal! acho que não é compativel a parte do A.Escada com os sensores! vejamos que os sensores é para funcionar em cada andar tudo por uma questão de economia correto! se ligarmos o sensores ao circuito da escada no fio de iluminação o que acontece é que vai acender o circuito de iluminação da escada toda correto? se querem podem deixar o automático de luz na mesma, e enfiar mais um fio de tensão protegido no quadro e meter um globo de iluminação junto ao sensor e fica autónomo do circuito da luz dea escada, ao em alguns casos existe um circito para a alimentação do amplificador antena TV e aproveitar esse circuito e ficam separados os circuitos de A.Escada e Sensores.
Se estou errado desculpem-me.
Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Olá


Eu acho que deves ter razão, eu o esquema que fiz na realidade ligava todas as lâmpadas das escadas, essa solução que estás a dar, não tinha pensado, é uma boa ideia.

Aqui estámos todos a aprender uns com os outros

Um abraço
aoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 dez 2007, 17:28

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por aoliveira »

[Caro amigo

A sua solução é a que me têm indicado até agora e parece-me ser a mais correcta. Os sensores nos patamares de forma independente acendem a luz , com um globo próprio ou juntando mais uma lâmpada no mesmo globo.
O circuito normal ligado ao automático deve manter-se para situações de emergência como está previsto na Lei.

Obrigado pela ajuda
Nefelim

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Nefelim »

Ola

boa solução,

Um abraço
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por Fernando »

Não tinha respondido neste tópico, porque me pareceu de resolução obvia

No entando andou-se aqui ás voltas com os fios e com as ligações e penso que a solução encontrada alem de ser a mais simples não é a melhor e passo a explicar porque...

1º Os globos têm de ter espaço para colocar a 2ª lâmpada de escada que ficará instalada de uma forma não muito normal.

2º Se se pretende poupar luz, muitas vezes haverá o problema de ter as duas lâmpadas acesas dentro do mesmo globo, aumentando o consumo e tb colocando uma carga de temperatura para a qual ele não está preparado.

E então qual será a melhor opção ???

Para mim a melhor opção passará sem duvida pela instalação de um relé inversor dentro da caixa de distribuição, para comutar a corrente enviada pela celula ou pelo automático.

Assim que possa farei um desenho de como instalar

Abraços
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por CAOR »

Caro amigo Fernando! antes de mais Um bom Ano para si e para todos! quanto a sua questão de relé inversor já dei voltas e não consigo ver a solução gostava de ver a mesma, mas tambem quando existir uma avaria teria de ser o instalador que fez a mesma a reparar,! quanto a globos desde que me lembro sempre houve um globo no meio do patamar c/ os suportes de cada inquilino mais a da luz da escada no caso três e quatro suportes c/ casquilhos E27 e lâmpada de ampola pequena c/ lâmpada de max-40W. não compliquei quando disse que se meter o sensor e um globo por cima do mesmo é menos complicado
em termos de avarias e o sistema fica independente do automático de escada.
Isto é o que dou de sugestão quando perguntam, agora cada um dá a sua pode ser que aja uma situção melhor esperamos para ver.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Circuito de iluminação de escadas de prédio

Mensagem por justme »

Ola pessoal,

Parece-me que há aqui varias opções:

1) Funcionamento simultaneo dos 2 sistemas :botões e celulas.

-Há realmente incompatibilidade uma vez que as celulas necessitam de alimentação e ela não está disponivel quando a luz está apagada.
-Para solucionar isto obriga á instalaçao de mais um condutor até cada uma das celulas. A celula deve ter tambem uma temporizaçao da sua saida de poucos segundos.

2) Funcionamento alternado(não simultaneo) dos dois comandos: botões ou celulas.

-Obriga a que no quadro seja instalado o já referido inversor. Em termos de funcionamento será do tipo:
Inversor na posição 1: Botões
Inversor na posição 2: Celulas

3) Execução de um circuito completamente independente para as celulas

- Solução dispendiosa mas permitindo funcionamento simultâneo dos dois sistemas

4) Soluçao fazendo uso de sitemas de domotica.

-Não obriga á passagem de mais fios e é a mais flexivel mas tambem a mais cara.

Quanto ás questões legais essa existirá sempre que se fizer alteração ao projecto original sem permisão das entidades competentes.

Um abraço
Última edição por justme em 07 jan 2008, 15:03, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”