Energia Nuclear

Three Of Five
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 27 mai 2008, 16:31

Re: Energia Nuclear

Mensagem por Three Of Five »

Aerofan Escreveu:Boas.
Tenho lido este assunto e queria comentar uma pergunta que ainda não vi respondida aqui, para onde vão os resíduos nucleares?

Ora bem, como dizia um professor meu, um grande e conceituado engenheiro da EDP, ele dizia que era colocado no fundo do mar em sítios onde a fundura fazia com que todos esses resíduos ficassem completamente isolados, não causando qualquer radioactividade para o planeta.

A descarga de resíduos radioactivos nos oceanos foi uma realidade até meados da década de 70, altura em que foi provado que a velocidade que os contentores atingiam ao chegar ao fundo marinho era suficiente para os destruir pelo impacto. Não se sabe quantos se partiram mas estas descargas foram suspensas. Após estas descargas muito foi descoberto sobre os fundos marinhos e correntes oceânicas, tendo-se ignorado por exemplo que as correntes submarinas podem transportar resíduos radioactivos para outras regiões do globo. Os contentores eram construidos em aço e betão e os resíduos radioactivos eram colocados no interior numa forma vitrificada. Como sabemos o meio marinho é corrosivo e o sal destroi o aço em algumas dezenas de anos, o betão em várias centenas. Ou seja, existem várias bombas relógio no fundo do mar.

O problema é que actualmente nem sempre isto acontece pois existem países que estão a tentar descobrir como reutilizar esse "lixo" visto que cerca de 95% dele é urânio e enquanto isso esse "lixo" continua por aí!...
A nova geração de centrais nucleares, ainda por desenvolver, vai permitir reutilizar os resíduos actuais como combustível, ou seja, os resíduos deverão ser armazenados de forma a que daqui a 10 ou 20 anos possam servir de combustível.


ee02209
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 22 jan 2008, 16:02

Re: Energia Nuclear

Mensagem por ee02209 »

Uma central nuclear em Pt não me parece viável, já que seria practicamente a unica fonte de energia eléctrica para todo o pais, o que provocaria um apagão em caso de falha.
S Brás
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 24 jul 2008, 14:56
Localização: Margem Sul

Re: Energia Nuclear

Mensagem por S Brás »

Uma vez que estamos ligados a Espanha (e a grande parte da Europa), seria provavelmente um evento semelhante a existir uma falha numa central nuclear espanhola. Iríamos temporariamente buscar a energia que precisássemos aos nossos vizinhos. Resta saber a capacidade das linhas que fazem a interligação, mas caso se avançasse para a solução nuclear elas seriam certamente dimensionadas de forma adequada.

Cumprimentos
Sérgio
ee02209
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 22 jan 2008, 16:02

Re: Energia Nuclear

Mensagem por ee02209 »

E achas que era fácil arranjar em pouco tempo uqem vendesse a energia necessária para compensar a falha de uma central nuclear? Olha que em espanha já tiveram que fazer deslastre de cargas por causa de uma situação dessas.
kraft
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 21 out 2008, 18:18

Re: Energia Nuclear

Mensagem por kraft »

Desculpem entrar já de carrinho, mas há vários aspectos que o público geral e os economistas, em particular, não percebem. O diagrama de cargas e o funcionamento de uma rede de transporte eléctrico não são aspectos de fácil análise pra quem só percebe de números. Por tópicos:
- As nossas interligações com Espanha não são suficientes para suportar a perda de 1600MW.
-Mesmo que fossem a Espanha não tem capacidade de em tempo útil garantir os 1600MW, e as interligações com o resto da Europa não são suficientes, a travessia dos pirineus limita a construção de novas linhas.
-Portugal continuaria a depender do exterior em tudo, nem temos know-how nem mão de obra, mais ainda, as centrais nucleares são vendidas em Pack's que já incluem os funcionários, oriundos de todo o mundo(emprego nacional???? residual....)
-Teria que ser construída perto de um grande centro de consumo para diminuir as perdas(Porto ou Lisboa) e perto da àgua, rio ou mar...onde sugerem? no douro, na foz?loool, no tejo, bem ao lado do parque das nações??? loollol não me parece....
-Uma central nuclear a funcionar em ambiente de mercado teria sérios problemas de viabilidade económica, pois as directivas comunitárias obrigam a que as fontes de energia renovável tenham prevalência sobre as restantes
-Por fim, Portugal, ainda à pouco, tinha apenas 46% dos seu potencial hídrico explorado, França tem mais de 90%, por isso eles têm muitas centrais nucleares, já não tem mais por onde produzir através da hidrica, mas nós temos, e MUITO!!

Cumps
ee02209
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 22 jan 2008, 16:02

Re: Energia Nuclear

Mensagem por ee02209 »

kraft Escreveu:Desculpem entrar já de carrinho, mas há vários aspectos que o público geral e os economistas, em particular, não percebem. O diagrama de cargas e o funcionamento de uma rede de transporte eléctrico não são aspectos de fácil análise pra quem só percebe de números. Por tópicos:
- As nossas interligações com Espanha não são suficientes para suportar a perda de 1600MW.
-Mesmo que fossem a Espanha não tem capacidade de em tempo útil garantir os 1600MW, e as interligações com o resto da Europa não são suficientes, a travessia dos pirineus limita a construção de novas linhas.
-Portugal continuaria a depender do exterior em tudo, nem temos know-how nem mão de obra, mais ainda, as centrais nucleares são vendidas em Pack's que já incluem os funcionários, oriundos de todo o mundo(emprego nacional???? residual....)
-Teria que ser construída perto de um grande centro de consumo para diminuir as perdas(Porto ou Lisboa) e perto da àgua, rio ou mar...onde sugerem? no douro, na foz?loool, no tejo, bem ao lado do parque das nações??? loollol não me parece....
-Uma central nuclear a funcionar em ambiente de mercado teria sérios problemas de viabilidade económica, pois as directivas comunitárias obrigam a que as fontes de energia renovável tenham prevalência sobre as restantes
-Por fim, Portugal, ainda à pouco, tinha apenas 46% dos seu potencial hídrico explorado, França tem mais de 90%, por isso eles têm muitas centrais nucleares, já não tem mais por onde produzir através da hidrica, mas nós temos, e MUITO!!

Cumps
X2
ReDaLeRt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 11 jun 2009, 21:40

Re: Energia Nuclear

Mensagem por ReDaLeRt »

kraft, quando falas em potencial hídrico, referes-te a sistemas de fio-de-água ou albufeira? É que a volatilidade de alguns tipos de renováveis são um pau de dois bicos...


[[]]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Energia Nuclear

Mensagem por joaoosvaldo »

Nos próximos anos axo que não vamos precisar da nuclear se explorarmos mais as energias renováveis criando mais centrais a energia solar, explorando mais a hídrica como alguém disse, mais parques eólicos, das marés, e agora com os sistemas fotovoltaicos nas moradias! ainda temos mt margem para evoluir nas renováveis!
também as soluções de racionalização de energia nos edifícios, etc., como por exemplo iluminação eficiente, vão permitindo a sustentabilidade em termos energéticos!

Mas no futuro com o aumento dos consumos a solução Nuclear vai-se tornar inevitável na minha opinião, até porque o petróleo não há de durar para sempre e as renováveis dependem das condições climatéricas, logo, teremos de ir para a solução nuclear por muitos inconvenientes que isso possa ter!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 176
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Re: Energia Nuclear

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas!

Excelente comentário Intra_venenoso! Concordo em absoluto com tudo o q escreves-te!

Dá-me vontade de rir, quando falam nos perigos e problemas da nuclear! Mas, obviamento respeiro a opinião! Aliás, não sou "entendido" nesse tipo d energia, mas quando olho para todos os nossos "vizinhos" Europeus, com muitas centrais e vejo o nosso País com problemas energéticos cada vez maiores, penso que alguma coisa vai mesmo mal! Acho, que as apostas nas renováveis são importantes sim, mas não serão nunca as suficientes! Não percebo o porquê de tanto aparato com a Nuclear! Mais uma vez, o problema são os outros países..nós é que estamos bem...
Ferreira Cruz
Piloto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 20 dez 2007, 13:31

Re: Energia Nuclear

Mensagem por Piloto »

Three Of Five Escreveu:
Aerofan Escreveu:
A nova geração de centrais nucleares, ainda por desenvolver, vai permitir reutilizar os resíduos actuais como combustível, ou seja, os resíduos deverão ser armazenados de forma a que daqui a 10 ou 20 anos possam servir de combustível.
Boas, onde e que tiras-te essa informação? O futuro deve passar pela reação de fusão nuclear para comprovar a viabilidade econômica do processo como meio de obtenção de energia.
Hugo Teixeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 16 nov 2009, 15:38

Re: Energia Nuclear

Mensagem por Hugo Teixeira »

Boas,

Só gostaria de acrescentar uma pergunta; Será que os portugueses tem uma auto estima tão baixa que acreditam mesmo que os outros países podem ter uma central nuclear mas nós não temos capacidade para tal?? Será que realmente se pensa que se estiver um tuga a operar um reactor nuclear, Portugal vai pelos ares?? Temos centrais nucleares quase na fronteira de Portugal e eu nunca ouvi um protesto nem estatal nem na comunicação social nem mesmo a nível da população.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Energia Nuclear

Mensagem por rainbow »

Hugo Teixeira Escreveu:Boas,

Só gostaria de acrescentar uma pergunta; Será que os portugueses tem uma auto estima tão baixa que acreditam mesmo que os outros países podem ter uma central nuclear mas nós não temos capacidade para tal?? Será que realmente se pensa que se estiver um tuga a operar um reactor nuclear, Portugal vai pelos ares?? Temos centrais nucleares quase na fronteira de Portugal e eu nunca ouvi um protesto nem estatal nem na comunicação social nem mesmo a nível da população.
Bom dia.

Que eu saiba ainda não temos soberania sobre Espanha.
Não precisamos de energia nuclear para nada!

Cumprimentos.
LGF Lizard
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 15 dez 2008, 10:08
Localização: Setúbal

Re: Energia Nuclear

Mensagem por LGF Lizard »

O que era preciso: que os nossos (des)governantes fizessem uma política energética viável de substituição do petróleo.

Basicamente, implica calcular quantos GW de energia eléctrica seriam precisos para substituir completamente o petróleo (e já agora, o carvão e o gás natural). Ou seja, imaginando que todos os veículos movidos a combustíveis derivados do petróleo fossem movidos a electricidade, aquecimento, cozinha, etc., etc., etc. Isso daria uma estimativa de X GW necessários.
Depois, estimar quantos GW seriam possíveis de produzir através de energias renováveis. Caso esse número não fosse suficiente, então avançar para o nuclear. Ou fazer um pouco de marcha-atrás e aceitar o gás natural como opção.
A grande vantagem? Estaríamos livres do domínio dos países produtores de petróleo por um lado, e muito bem preparados para enfrentar um mundo sem petróleo. E com muito menos poluição.
Desvantagens: o alto investimento necessário.

E não esquecer que, enquanto estivermos submetidos ao petróleo, andamos a financiar e a sustentar ditaduras, regimes feudais, regimes teocráticos, organizações terroristas e sabe-se mais o quê. Se acabarmos com o consumo de petróleo, esse dinheiro fica cá, onde faz falta.
Candal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2008, 11:42
Localização: Coimbra

Re: Energia Nuclear

Mensagem por Candal »

Não se esqueçam que, com as centrais nucleares em Espanha, nós corremos os mesmos riscos de contaminação radioativa como se tivessemos uma central no nosso País, sem, no entanto termos qualquer benefício.
Como diria um amigo meu: "Se no meu bairro tiver que haver uma bomba atómica, eu quero que ela fique na minha garagem, pois eu tenho a certeza que vou cuidar bem dela".

Cumps
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 187
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Energia Nuclear

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde a todos,

Com o tipo de gestão da manutenção que se faz em Portugal seria um suicidio uma empresa portuguesa ter uma central nuclear.

Esta é a opinião de quem trabalha há 29 anos na produção de energia eléctrica, e já viu serem cometidas as maiores barbaridades na manutenção de equipamentos.

Enquanto a nossa cultura de gestão de vão de escada não mudar, nuclear jamais !!!

Cumprimentos

VM
Responder

Voltar para “Energia Nuclear”