Celas MT

manolo19720075
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 16 set 2010, 00:56
Localização: Castro Marim
Agradecimento recebido: 1 vez

Celas MT

Mensagem por manolo19720075 »

Caros Colegas
Estando na iminência de adquirir um Pt de 800KVA e respectivas celas, gostaria de saber a vossa opinião entre a qualidade das celas Schneider e Ormazabal.
Obrigado pela vossa colaboração


"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Celas MT

Mensagem por amfys »

Não tem nada a ver uma com a outra. Schneider são de qualidade superior, no meu entender.
No entanto, como ambas cumprem com normas europeias e as especificações EDP, a Ormazabal vê-se muito por aí derivado aos preços mais competitivos.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 188
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Celas MT

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

A SIEMENS também tem celas de MT.

Cumprimentos

VM
manolo19720075
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 16 set 2010, 00:56
Localização: Castro Marim
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Celas MT

Mensagem por manolo19720075 »

Caros
Segundo o o sr. amfys, são de qualidade superior, no entanto porque razão encontraram dificuldade na implementação em França, porque razão não de isolamento integral, e porque razão é aconselhável colocar uma resistência de aquecimento nas mesmas?
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Celas MT

Mensagem por amfys »

Desconheço o facto de encontrarem dificuldade na implementação em França.

Relativamente à resistência de aquecimento, creio que a EDP obriga à instalação das mesmas. Esta resistência é utilizada em climas húmidos e destina-se a evitar condensação de água nas celas.
manolo19720075
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 16 set 2010, 00:56
Localização: Castro Marim
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Celas MT

Mensagem por manolo19720075 »

esse é um dos motivos pelo qual as mesmas estoiram aqui em em angola, é um clima húmido e como não são de isolamento integral, as mesmas estoiram.
No entanto existem por aqui muitos pts da Ormazabal, mas eu gostaria de obter dados mais técnicos para poder dicidir, uma vez que as celas da Schneider são mais baratas do que as da Ormazabal
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Celas MT

Mensagem por amfys »

Relativamente a dados técnicos que justifiquem a sua escolha bastará consultar ambos os fabricantes e solicitá-los.

Apenas posso comentar acerca do que já vi e devo dizer que não fiquei bem impressionado com o equipamento da Ormazabal, começando por celas de subidas de cabos com parafusos de painel lateral que saem à mão, celas disjuntor com mecanismo de alavanca/mola deficiente.

Conforme sugerido por um colega pode sempre consultar mais marcas: SIEMENS, ABB, EFACEC, etc.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 188
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Celas MT

Mensagem por vecm1956 »

Bom dia,

Pela minha experiência as celas da SIEMENS são muito boas.

Cumprimentos

VM
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 188
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Celas MT

Mensagem por vecm1956 »

amfys Escreveu:Desconheço o facto de encontrarem dificuldade na implementação em França.

Relativamente à resistência de aquecimento, creio que a EDP obriga à instalação das mesmas. Esta resistência é utilizada em climas húmidos e destina-se a evitar condensação de água nas celas.
É verdade!!
E nas centrais eléctricas da EDP também os motores de MP têm resistências de aquecimento.
Jasman
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 25 jan 2010, 15:06
Localização: Ponta Delgada

Re: Celas MT

Mensagem por Jasman »

As celas Ormazabal são muito boas! Têm isolamento integral em SF6 e para uma empresa distribuidora têm uma grande vantagem pois facilmente montam-se e desmontam-se graças ao seu sistema de ligação entre celas.
As celas tal como foi referido anteriormente são de isolamento integral em SF6 e portanto mais pequenas que as da Schneider, EFACEC, Siemens, Etc.
De resto considero que quer Schneider quer Ormazabal são as melhores marcas do mercado. (Eu so projecto com essas marcas e já projectei n PT's)
Há um pequeno pormenor que poderá ser de vital importancia... O PT como será de 800kVA terá de ter medição na média tensão, sabe dizer se será alimentado em antena ou em anel? ou seja terá um PS? é que as celas Schneider têm uma cela que faz Seccionamento e medição enquanto que nas ormazabal têm de ter uma com seccionamento e outra com medição.

Se precisar de mais alguma ajuda peça!
Querer é Poder
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Celas MT

Mensagem por Duzia12 »

A EFACEC também tem
Última edição por Duzia12 em 19 nov 2010, 13:19, editado 1 vez no total.
lmigas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 dez 2007, 09:51

Re: Celas MT

Mensagem por lmigas »

O que é nacional é bom (EFACEC) !!! :mrgreen:
ERCM80
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 14 abr 2010, 18:04
Localização: Sintra

Re: Celas MT

Mensagem por ERCM80 »

Pelo que me apercebi, estão a comparar celas de tecnologias diferentes. Celas da Ormazabal isoladas a SF6 e celas da Schneider isoladas a ar.
Quando se comparam coisas diferentes podemos correr o risco de tirar conclusões erradas ( cela da ormazabal mais barata que a da schneider ou vice-versa )
Se a intenção é comparar preços de celas de isolamento integral aconselho a pedir cotação aos fabricantes das mesmas ( ABB Siemens Schneider EFACEC etc. )
ERCM80
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 14 abr 2010, 18:04
Localização: Sintra

Re: Celas MT

Mensagem por ERCM80 »

Já alguma vez viram uma cela a estoirar aqui ou em Angola? Deve ser um belo fogo de artificio eh eh :evil:
Quando elas estoiram nem sempre a culpa é do fabricante. Muitas das vezes é de uma sobretensão vinda da rede ou do projectista que não especificou o IP ( índice de protecção ) adequado para o tipo de clima ( muito húmido em Angola).
ERCM80
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 14 abr 2010, 18:04
Localização: Sintra

Re: Celas MT

Mensagem por ERCM80 »

Caro Jasman,
Quando diz que considera que os quadros Schneider e Ormazabal são os melhores do mercado em que se baseia?
Estou a perguntar porque não sei em que, os quadros das conceituadíssimas marcas internacionais como a ABB e a Siemens, ficam atrás das marcas que diz serem as melhores do mercado.
Abraço
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”