PT AI2

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

joaoosvaldo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Em Portugal na MT o mais comum é: 10kV, 15kV ou 30kV. E quem lhe dá a tensão à qual se vai ligar, quem define esta e outras condições é o distribuidor.
Certo :!: :!: terei de contactar então o distribuidor a ver qual a tensão no local certo :?: :?:
neste tipo de instalações não existe portinhola certo e do quadro do PT saem 2 saídas certo :?: :?: o contador necessita de ter visor :?: :?:
Se é um Projeto académico refira que deu entrada no distribuidor um pedido de ligação à rede e que deram-lhe as condições de ligação e depois admita por hipótese que tem uma tensão de ligação ao nível de 15kV (ou outra).

Novos PT's AS -> 1 saída apenas (depois pode é ter uma caixa de seccionamento ou armário para criar mais saídas);

Novos PT's AI -> 3 saídas possíveis.

As caixas de contador têm visor.
muito obrigado :!: :!: sim é académico, por isso é mesmo isso que irei colocar.já agora algumas dúvidas que se me pudessem esclarecer agradecia:
- este é um projecto do tipo B certo :?: :?:
- se fosse para entregar numa entidade responsavel, teria de ir o esquema PT, ficha electrotecnica do PT e o projecto eléctrico do edifício :?: é uma industria com cerca de 220KVA de potência :?: :?:
- o quadro electrico do armazém alimenta-se directo do quadro do PT :?: :?:


Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

* Respostas a azul.
Nelson Pinho Escreveu:muito obrigado :!: :!: sim é académico, por isso é mesmo isso que irei colocar.já agora algumas dúvidas que se me pudessem esclarecer agradecia:
- este é um projecto do tipo B certo :?: :?:

Sim

- se fosse para entregar numa entidade responsavel, teria de ir o esquema PT, ficha electrotecnica do PT e o projecto eléctrico do edifício :?: é uma industria com cerca de 220KVA de potência :?: :?:

Esquema unifilar do PT, do QGBT e plantas do PT, acrescentando tudo ao Projeto do Edifício.

- o quadro electrico do armazém alimenta-se directo do quadro do PT :?: :?:

Sim pode ser.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

joaoosvaldo Escreveu:* Respostas a azul.
Nelson Pinho Escreveu:muito obrigado :!: :!: sim é académico, por isso é mesmo isso que irei colocar.já agora algumas dúvidas que se me pudessem esclarecer agradecia:
- este é um projecto do tipo B certo :?: :?:

Sim

- se fosse para entregar numa entidade responsavel, teria de ir o esquema PT, ficha electrotecnica do PT e o projecto eléctrico do edifício :?: é uma industria com cerca de 220KVA de potência :?: :?:

Esquema unifilar do PT, do QGBT e plantas do PT, acrescentando tudo ao Projeto do Edifício.

- o quadro electrico do armazém alimenta-se directo do quadro do PT :?: :?:

Sim pode ser.
Este QGBT é o que fica por baixo do PT é :?: :?: Por curiosidade, quem paga este PT é a empresa e quem o explora é a EDP :?: o contrato desta energia é feita em MT :?:
outra coisa, como na envolvente desta empresa ainda não existem outras empresas, o PT vem com algum tipo de pára raios ou será melhor eu prever um para a empresa :?: :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:* Respostas a azul.
Nelson Pinho Escreveu:muito obrigado :!: :!: sim é académico, por isso é mesmo isso que irei colocar.já agora algumas dúvidas que se me pudessem esclarecer agradecia:
- este é um projecto do tipo B certo :?: :?:

Sim

- se fosse para entregar numa entidade responsavel, teria de ir o esquema PT, ficha electrotecnica do PT e o projecto eléctrico do edifício :?: é uma industria com cerca de 220KVA de potência :?: :?:

Esquema unifilar do PT, do QGBT e plantas do PT, acrescentando tudo ao Projeto do Edifício.

- o quadro electrico do armazém alimenta-se directo do quadro do PT :?: :?:

Sim pode ser.
Este QGBT é o que fica por baixo do PT é :?: :?: Por curiosidade, quem paga este PT é a empresa e quem o explora é a EDP :?: o contrato desta energia é feita em MT :?:
outra coisa, como na envolvente desta empresa ainda não existem outras empresas, o PT vem com algum tipo de pára raios ou será melhor eu prever um para a empresa :?: :?:
O QGBT é o Quadro Geral de Baixa Tensão (sim é o do PT). Quem paga depende! Nesse caso é um PTC, certo? PTC = Posto de Transformação de Cliente. Se for PTC o encargo por completo é do cliente e é este o dono do mesmo (a EDP só o alimenta e apenas eventualmente nos PT's de Cabine Baixa existe PS (Posto de Seccionamento) para fazer rede em anel). Quanto ao contrato ser em MT depende, nos PT's aéreos é em BT obrigatoriamente, nos outros pode ser opção do cliente. Deve prever o para-raios na empresa caso a análise de risco indique que o deve fazer, não existe para-raios nos PT's aéreos se bem que a linha de MT pode funcionar como tal !
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por dsrsantos »

joaoosvaldo Escreveu:]... Deve prever o para-raios na empresa caso a análise de risco indique que o deve fazer, não existe para-raios nos PT's aéreos se bem que a linha de MT pode funcionar como tal !
Têm é de ser instalados DST's antes do transformador, porque a linha MT funciona mesmo como para-raios, e depois manda os raidos pela instalação dentro...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

dsrsantos Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:]... Deve prever o para-raios na empresa caso a análise de risco indique que o deve fazer, não existe para-raios nos PT's aéreos se bem que a linha de MT pode funcionar como tal !
Têm é de ser instalados DST's antes do transformador, porque a linha MT funciona mesmo como para-raios, e depois manda os raidos pela instalação dentro...
DST´s antes do transformador do cliente certo :?: :?: mas isso não deveria ser a EDP a fazer :?: :?:
então a única coisa que a EDP faz é a alimentação do PT cliente, o resto é o cliente...ok, percebido!
fui buscar uns esquemas dos fabricantes, e colocá-lo num poste de betão com 14 metros. a resistência de terra no PT basta ser inferior a 20ohm :?: :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:
dsrsantos Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:]... Deve prever o para-raios na empresa caso a análise de risco indique que o deve fazer, não existe para-raios nos PT's aéreos se bem que a linha de MT pode funcionar como tal !
Têm é de ser instalados DST's antes do transformador, porque a linha MT funciona mesmo como para-raios, e depois manda os raidos pela instalação dentro...
DST´s antes do transformador do cliente certo :?: :?: mas isso não deveria ser a EDP a fazer :?: :?:
então a única coisa que a EDP faz é a alimentação do PT cliente, o resto é o cliente...ok, percebido!
fui buscar uns esquemas dos fabricantes, e colocá-lo num poste de betão com 14 metros. a resistência de terra no PT basta ser inferior a 20ohm :?: :?:
Sim o PT tem de ser dotado de DST's (Descarregadores de Sobretensões). Tem de fazer uma análise de risco e se esta indicar que tem de colocar para-raios é o que deve fazer.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

joaoosvaldo Escreveu: Sim o PT tem de ser dotado de DST's (Descarregadores de Sobretensões). Tem de fazer uma análise de risco e se esta indicar que tem de colocar para-raios é o que deve fazer.
a análise de risco diz que sim :? a minha dúvida é por termos média tensão lá :?: :?: será que a própria linha de MT não exclui a necessidade de colocar um pára-raios :?: :?: e já agora, se for mesmo necessário colocar, coloca-se um pára raios ionizante :?: :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu: Sim o PT tem de ser dotado de DST's (Descarregadores de Sobretensões). Tem de fazer uma análise de risco e se esta indicar que tem de colocar para-raios é o que deve fazer.
a análise de risco diz que sim :? a minha dúvida é por termos média tensão lá :?: :?: será que a própria linha de MT não exclui a necessidade de colocar um pára-raios :?: :?: e já agora, se for mesmo necessário colocar, coloca-se um pára raios ionizante :?: :?:
Caso não consiga garantir proteção com haste de franklin utilize um para-raios ionizante (a haste de franklin é mais barata por isso é que deve verificar essa hipótese).

Imagine a Linha de MT a funcionar como uma haste de franklin conseguia proteção completa ao edifício :?: Mesmo que consegui-se, hoje a Linha de MT está lá e amanhã se passar a subterrâneo havendo uma reconfiguração da rede de MT o edifício ficava sem proteção :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

estou agora na fase de desenvolvimento do meu PT aéreo :!:
vou colocar um do tipo AI e supor que a zona tem a MT a 30KVA :!:
que cálculos mais importantes tenho de fazer :?: :?: Icc da média:?: como calculo :?: :?: :!: :!:
alguém me dá uma ajuda :wink:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:estou agora na fase de desenvolvimento do meu PT aéreo :!:
vou colocar um do tipo AI e supor que a zona tem a MT a 30KVA :!:

30kV

que cálculos mais importantes tenho de fazer :?: :?: Icc da média:?: como calculo :?: :?: :!: :!:

A potência de curto-circuito a montante considere 200MVA, é um dado do Distribuidor. Quanto aos cálculos se é um Projeto académico de certeza que tem apontamentos, sebentas ou livros para se guiar :!:

alguém me dá uma ajuda :wink:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

joaoosvaldo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:estou agora na fase de desenvolvimento do meu PT aéreo :!:
vou colocar um do tipo AI e supor que a zona tem a MT a 30KVA :!:

30kV

que cálculos mais importantes tenho de fazer :?: :?: Icc da média:?: como calculo :?: :?: :!: :!:

A potência de curto-circuito a montante considere 200MVA, é um dado do Distribuidor. Quanto aos cálculos se é um Projeto académico de certeza que tem apontamentos, sebentas ou livros para se guiar :!:

alguém me dá uma ajuda :wink:
tenho mas que pouco dizem...só gostaria de saber por sítios onde vejam isso, não quero os cálculos feitos :!:
se alguém pudesse arranjar era porreiro :!: :D
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

Nelson Pinho Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:estou agora na fase de desenvolvimento do meu PT aéreo :!:
vou colocar um do tipo AI e supor que a zona tem a MT a 30KVA :!:

30kV

que cálculos mais importantes tenho de fazer :?: :?: Icc da média:?: como calculo :?: :?: :!: :!:

A potência de curto-circuito a montante considere 200MVA, é um dado do Distribuidor. Quanto aos cálculos se é um Projeto académico de certeza que tem apontamentos, sebentas ou livros para se guiar :!:

alguém me dá uma ajuda :wink:
tenho mas que pouco dizem...só gostaria de saber por sítios onde vejam isso, não quero os cálculos feitos :!:
se alguém pudesse arranjar era porreiro :!: :D
Afinal já encontrei um bom documento da EFACEC, sobre isto :!:
é este: http://www.amt.efacec.pt/pt/docs/CJ%20- ... IS+CIS.pdf
mas tenho umas pequenas dúvidas :!: :?: :!:
quais os valores do:
- UAT
- UBT
- Wcu
- Wfe

se alguém me puder ajudar :D já agora, o programa da EFACEC, o VisualPUC, não dá para PT's aéreos. Existe algum programa que dê :?: :?: :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por joaoosvaldo »

Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Nelson Pinho »

Mesmo assim não consegui perceber os valores que referi no post :? :!: :!:
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”