Posto de transformação

Responder
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Posto de transformação

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Estou a fazer um projecto para um PT e vou usar um monobloco da Iso-Sigma série ME6, e queria colocar uma dúvida um bocado básica :? ! que é a seguinte: as celas são para 400 A ou 630 A qual o critério para escolher entre uma e outra corrente?? Como dimensionar?

Outra questão:

Nas celas de protecção por interruptor seccionador fusível tenho a seguinte descrição, de umas memórias cedidas pela Iso-Sigma:

- Barramento tripolar de 630A

- Interruptor seccionador fusível tripolar de corte em ambiente de gás SF6 24kV 630A 20kA/3s, combinado com base porta fusível e mecanismo de abertura por fusão de fusível, com mecanismos de comando manual e conjunto de facas de terra.

- Bobine de disparo 230V AC.

- 3 Fusíveis APC 12kV 125A.

- Seccionador tripolar de ligação á terra com mecanismo de encravamento do seccionador de terra com o interruptor e com a porta do compartimento de cabos

- Conjunto tripolar de isoladores capacitivos com caixa de sinal, para indicação de presença de tensão

Não percebo qual a função dos 3 fúsiveis APC a vermelho, e a corrente destes como se dimensiona??

Se alguém poder dar uma ajudinha agradecia, é que depois da universidade não fiz mais nenhum projecto de PT's por isso estou com algumas dúvidas??


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por mpinto »

A cela SF6 de protecção, tem 3 fusíveis para proteger o transformador. O calibre dos fusíveis é em função do tranformador a utilizar. Se o PT for para uso particular, até 630KVA, 400A é mais do que suficiente, mas para esta potência tens k considerar um posto de seccionamento. Mas se a obra se destina a ser recepcionada pela EDP, então será 630A. Também ainda não fiz nenhum projecto do tipo, (só o da cadeira Proj2) mas é o que tenho constatado nas obras que executei. Tenta consultar :EDP – DIT-C11-010/N – Guia Técnico de Urbanizações, EDP Distribuição, 2005
EDP – DIT-C11-030/N – Condomínios Fechados, EDP Distribuição, 2005
DGGE – Guia Técnico de Instalações Eléctricas Estabelecidas em Condomínios Fechados
EFACEC – Projecto de Postos de Transformação, Edição Efacec. Ou vê se descarregas um dos seguintes programas, que te geram o PT em função do equipamento k definires.
VISUALPUC 2.0, S/W de Projecto de Postos de Transformação – Edição EFACEC
ECOCET 4.1, S/W de Projecto de Postos de Transformação – Edição SCHNEIDER. E se é uma urbanização, precisarás do seguinte.
ULYSSE 1.1, S/W de Cálculo de Iluminação Pública – Edição SCHRÉDER
ERCM80
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 14 abr 2010, 18:04
Localização: Sintra

Re: Posto de transformação

Mensagem por ERCM80 »

Caro João,
Como vão esses projectos para PT´s?
Como o Mpinto disse a corrente dos fusíveis a instalar na cela de protecção do transformador dimensionam-se de acordo com a potência do transformador.
Neste caso em particular para um fusível 12kV 125A daria para um transformador de 1600kVA
Sendo o transformador de 1600kVA numa rede de 12kV a intensidade nominal seria aproximadamente 76,98 A
Assim penso que os 400 A seriam suficientes.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Protecção de transformador de 630 kVA

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Estou a fazer um projecto de um Posto Seccionamento e entre outras saídas tenho uma saída para um transformador de 630kVA para alimentar os serviços auxiliares de uma Central Térmica. No entanto este transformador ficará instalado a alguma distância do PS. Bastará colocar uma cela equipada com fusíveis de 40A ou 60A protegendo o cabo e o transformador ou será mais sensato colocar a cela equipada com fusíveis no PS e junto ao transformador colocar duas celas (uma de chegada do cabo e outra de fusíveis que protegesse o transformador). Desse modo deveria o fusível a jusante teria que ser 3 vezes ou 1,6 vezes superior ao fusível a montante? Para estes valores não é possível fazer com disjuntores, certo?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por migjac »

Alguma ajuda?
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 69
Registado: 20 out 2009, 21:48

Re: Posto de transformação

Mensagem por Nuno Gonçalves »

boas

deixe-me ver se percebi bem...

nao sabe dimensionar um PT é isso?

quer começar pelo inicio?
Nuno Gonçalves
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por Rocha_28359 »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Estou a fazer um projecto para um PT e vou usar um monobloco da Iso-Sigma série ME6, e queria colocar uma dúvida um bocado básica :? ! que é a seguinte: as celas são para 400 A ou 630 A qual o critério para escolher entre uma e outra corrente?? Como dimensionar?

Outra questão:

Nas celas de protecção por interruptor seccionador fusível tenho a seguinte descrição, de umas memórias cedidas pela Iso-Sigma:

- Barramento tripolar de 630A

- Interruptor seccionador fusível tripolar de corte em ambiente de gás SF6 24kV 630A 20kA/3s, combinado com base porta fusível e mecanismo de abertura por fusão de fusível, com mecanismos de comando manual e conjunto de facas de terra.

- Bobine de disparo 230V AC.

- 3 Fusíveis APC 12kV 125A.

- Seccionador tripolar de ligação á terra com mecanismo de encravamento do seccionador de terra com o interruptor e com a porta do compartimento de cabos

- Conjunto tripolar de isoladores capacitivos com caixa de sinal, para indicação de presença de tensão

Não percebo qual a função dos 3 fúsiveis APC a vermelho, e a corrente destes como se dimensiona??

Se alguém poder dar uma ajudinha agradecia, é que depois da universidade não fiz mais nenhum projecto de PT's por isso estou com algumas dúvidas??

Bom dia João,

Não sei se já conseguis te resolver a tua questão se quiseres alguma ajuda em concreto diz-me kk coisa.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

A questão já está resolvida o post é de 2009 :? !
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 180
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Re: Posto de transformação

Mensagem por danieljpires »

Normalmente nas fichas técnicas se for da EFACEC ao escolheres o transformador o ICC e potencia a tabela de escolha diz o fusivel a utilizar que pode variar entre 50 a 200A - fala com o tecnico comercial da efacec que ele diz-te o fusivel ou melhor dos casos fornece-te a tabela de escolha

cumprimentos
Daniel Silva Pires - Eng.º
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por migjac »

O fusível a jusante teria que ser 3 vezes ou 1,6 vezes superior ao fusível a montante? Um jusivel seria para proteger o cabo e outro seria para proteger o transformador de 630 kVA.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por Electro 99 »

Boa noite,

O que é que um fornecedor de PT´s, aqui em Angolam, me disse uma vez foi o seguinte:

- Para dimensionar os fusíveis em MT, acha-se a corrente de serviço: Is = S/((raiz Quadrada de 3)xTensão no primário);

- Depois, multiplica-se esse valor por 2;

- Por fim, na tabela dos fusíveis, procura-se o calibre mais próximo.


Bem ou mal, foi a dica que me deram.

Em anexo, deixo-vos uma tabela de fusíveis MT.
Anexos
Fusiveis-de-MT.pdf
(1.08 MiB) Transferido 191 vezes
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Posto de transformação

Mensagem por Nelson Pinho »

desenterrando isto aqui, tem um ficheiro autocad com a cabine da ISO-SIGMA :?: :?:
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”