Iluminação

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por Mário »

Boas

Podes usar telerruptores,

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Iluminação

Mensagem por JoaoB »

migjac Escreveu:Desculpem usar este topico mas como a duvida é simples aproveito este:

Tenho uma moradia com três pisos e a escada percorre esses três pisos. Pretendo colocar candeeiros ao longo da escada. QUe tipo de aparelhagem de comando de iluminação devo usar para ao entrar acender apenas as lampadas do primeiro lance de escada, e ao chegar ao segundo piso acender as restantes?
Devo usar comutador de escada com inversor de grupo?
Estou um pouco confuso no sistema que devo usar.
Tambem posso usar um comando do tipo ao ligar uma acender tudo. Neste caso será um comutador de escada simples, cert?Posso colocar vários pontos de comando, ou seja, varios comutadores de escada, neste caso um em cada piso, ou seja, três.
Como funciona e para que serve um comutador de escada duplo?
O inversor de grupo pode ser usado para este casO?

Obrigado e peço compreensão para a confusão mas foi escrito á pressa...
O inversor utiliza-se entre, no minimo, 2 comutadores de escada... se queres acender e apagar o mesmo circuito em vários sitios só podes ter 2 comutadores de escada, todos os outros são inversores.
No caso em que queres que até ao 1º patamar só acenda uma luz, utilizas uma comutação de escada simples com 2 comutadores, qdo a pessoa chega ao 1ª patamar, liga a iluminação de cima, desliga a de baixo e sobe, neste caso, consideradndo que os 3 pisos são R/chão +2 tens 1 comutador de escada no R/chão, 2 comutadores de escada no 1º patamar e 1 comutador de escada no 2º patamar. Se for para ligar tudo ao mesmo tempo, ficas com 1 com. escada no R/Chão, 1 inversor no patamar 1 e um com. escada no patamar 2.
Podes fazer também com telerruptores e botões de pressão...
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por Duzia12 »

Isso já não se usa
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por migjac »

Entao se quiser acender tudo e apagar de cada vez uso um comutador de escada no r/s , 1 inversor no primeiro andar e um comutador de escada no ultimo andar, certo?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por Duzia12 »

Não esquecer de apagar a luz
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por joaoosvaldo »

Alguém me sabe dizer se a formula atrás indicada para o cálculo da simultaneidade das tomadas pode ser utilizada para tomadas trifásicas por ex. para uma unidade fabril? Existe outra formula q possa ser utilizada para as tomadas trifásicas??
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Iluminação

Mensagem por luisilva78 »

amoreira Escreveu: 19 jun 2008, 16:08 A fómula exacta é assim:

Tens aqui também a fórmula em Excel
Andava a fazer umas pesquisas pelo fórum e encontrei este tópico.

@amoreira: está aqui qualquer coisa mal ou mal explicada, uma vez que a fórmula que está no Excel, não é a mesma que está no print da sebenta. A fórmula do Excel só está coerente com o a do print se Stomada for 1kVA. Provavelmente era essa a ideia, mas não está referido em nenhum lado e poderá induzir o membro do fórum menos atento em erro. Está correcta a minha análise?
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”