Dimensionamento de Quadros

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

Boa noite,

venho solicitar alguma ajuda para que me possam observar o dimensionamento de uns quadros elétricos que tive que dimensionar, gostaria de saber se estão corretamente dimensionados.

A corrente de serviço é de 59.76A, a potência a contratar é 41.4kVA

tem dois quadros de automatismos que são alimentados a partir do QGE, num quadro de automatismos 1 tenho um interruptor de corte geral de 125A e tem o disjuntor de 100A no QGE e no outro quadro de automatismos 2 tenho um interruptor de corte geral de 63A e no QGE um disjuntor de 40A

utilizei a regra de 1.25xIn(disjuntor) para definir o valor de interruptor no quadro parcial 1, quadro parcial 2, quadro de automatismos 1 e quadro automatismos 2

junto imagens dos quadros que projetei para que quem puder ajudar visualize o que tenho e me possa indicar se é assim que se dimensiona corretamente os quadros elétricos.
Anexos
Quadros Parciais 1 e 2
Quadros Parciais 1 e 2
Quadro Geral de Entrada
Quadro Geral de Entrada


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por lcmmonteiro »

Qual o cabo de entrada do QGBT ?

posso ter entendido mal mas se tem um disjuntor de corte geral de 80A no QG como pode ter um corte a um QP de 100A?? ainda por cima com cabo de 10mm??

Que está aqui errado?
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

lmmonteiro o cabo de entrada ao QGE é de 4x16mm^2 LXV, é nesse ponto que tenho a maior dúvida, pois no quadro de automatismos está o interruptor de 125A, mas de resto está certo o dimensionamento? Que corte ao QP me aconselha?
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

o cabo enganei-me, é o X1AV 4x16mm^2, pela tabela da Cabelte a corrente máxima admissível é de 113A, assim no corte geral ficaria um de 125A e o corte ao QP já poderia ter o de 100A, certo? como não tenho muita experiência a dificuldade é maior.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por lcmmonteiro »

Sugiro que partilhe essa tabela no fórum sff.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

Olá a todos,
Afinal estão 4 monocodutores LXV de 1x95mm^2, 80 metros de distância.
Aqui anexo a tabela da Cabelte.

a potência é os 41,4kVA e pelas contas a Ib será de 59,75A.
Anexos
Cat_Nacional_baixa-3.pdf
(14.39 MiB) Transferido 298 vezes
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Há muito que essas tabelas "não valem nada" para projeto, mas sim as tabelas das RTIEBT, uma vez que tem que se ter em conta vários fatores, nomeadamente como os cabos/condutores estão instalados.


Cumps!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por lcmmonteiro »

smalhao34 Escreveu: 30 set 2020, 09:01 Olá a todos,
Afinal estão 4 monocodutores LXV de 1x95mm^2, 80 metros de distância.
Aqui anexo a tabela da Cabelte.

a potência é os 41,4kVA e pelas contas a Ib será de 59,75A.
Mesmo usando uma tabela desatualizada não sei onde foi identificar cabo 16mm com 3 fases a 100 A.

Recomendo que o cálculo seja realizado por alguém entendido na matéria.

Cumprimentos.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

Pois aí é que está a minha dúvida, pela regra do cálculo do disjuntor de corte geral, através do cálculo 1.25xIb = 1.25 x 59,76 é igual a 74,7, logo seria um corte geral de 80A. No entanto o corte geral do quadro de automatismos 1 tem um interruptor diferencial de 125A e é alimentado a partir do quadro geral de entrada com cabo XV-U5G16.

O cálculo utilizado para Ib foi

Ib= P(kVA)/Raizquadrada(3)*U = Ib= 41400/Raizquadrada(3)*400 = 59.76A
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

Olhando para as regras e propriamente o quadro 52H das RTIEBT para canalizaçoes á vista (tubos) usando o Método de referência B e indo á tabela 52-C4 e olhando para a seção de 16mm2 para 3 condutores carregados em XLPE temos uma corrente admissivel no cabo Iz de 88A correto?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por lcmmonteiro »

Tem que calcular em conjunto com o comprimento do cabo a queda de tensão dentro das normas e o fator simultaneadade curto circuito etc...

De onde vem o cabo? BT ou mt?

Existem vários fatores a ter em consideração e para tal deverá ser o projectista a realizar esses cálculos.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

A ver se entendi, o disjuntor no QGE irá proteger o cabo que vai para o QP, dentro da zona que o QP abrange terei de calcular as potências dos vários circuitos que irão ligar ao QP é isso? Já estou a ficar baralhado um bocado.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por lcmmonteiro »

Para dimensionar um quadro a partida terá que saber calcular as potências dos circuitos que vai criar.

No QG garante a proteção do cabo que alimenta o parcial através do disjuntor devidamente dimensionado.

Não conhecendo mais pormenores sobre a instalação elétrica e tendo em conta a informação por si prestada 16 mm para 90A digo lhe que é insuficiente. Mas continuo a não entender como tem entrada no quadro geral com corte a 80A E quer no parcial meter 100A.

Neste caso se o parcial necessita de 100a o cabo tem que permitir esta intensidade e a sua proteção ser garantida no quadro geral.

O cabo de entrada no quadro geral tem que permitir a intensidade de pelo menos 125a que pode ser insuficiente não tenho mais pormenores sobre a instalação.

Penso que está um pouco perdido na análise e deverá analisar corretamente o que realmente necessita projetar por forma a garantir a qualidade e garantias do correto funcionamento em toda a instalação elétrica.

Cumprimentos
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por smalhao34 »

lcmmonteiro Escreveu: 30 set 2020, 13:19 Para dimensionar um quadro a partida terá que saber calcular as potências dos circuitos que vai criar.

No QG garante a proteção do cabo que alimenta o parcial através do disjuntor devidamente dimensionado.

Não conhecendo mais pormenores sobre a instalação elétrica e tendo em conta a informação por si prestada 16 mm para 90A digo lhe que é insuficiente. Mas continuo a não entender como tem entrada no quadro geral com corte a 80A E quer no parcial meter 100A.

Neste caso se o parcial necessita de 100a o cabo tem que permitir esta intensidade e a sua proteção ser garantida no quadro geral.

O cabo de entrada no quadro geral tem que permitir a intensidade de pelo menos 125a que pode ser insuficiente não tenho mais pormenores sobre a instalação.

Penso que está um pouco perdido na análise e deverá analisar corretamente o que realmente necessita projetar por forma a garantir a qualidade e garantias do correto funcionamento em toda a instalação elétrica.

Cumprimentos
A instalação desde a portinhola até ao QGE é a que está na imagem em anexo. A caixa de transição é uma portinhola P100 que foi entretanto anulada pelo que me foi dito, mas penso que entre a P100 ao lada estrada e a caixa de transição esteja o cabo LXV de 4 monocondutores de 95mm^2, e entre a caixa de transição e o QGE esteja o cabo H1XV-4x16mm^2, no quadro de automatismos o corte geral tem um interruptor deferencial de 125A/500mA que junto imagem em anexo também. A ideia agora é criar um quadro de alimentação dos quadros parciais e dos de automatismos. O quadro de automatismos tem o disjuntor de 40A a proteger o cabo para o local onde está e no local onde está tem um interruptor de 63A o que está correto pelo que percebi. Para o quadro parcial 1 como só tem uma lâmpada e uma tomada monofásica e uma trifásica penso que como projetei esteja correto pois a carga não será muita, de igual forma para o quadro parcial 2 como tem 4 lâmpadas, 2 tomadas monofásicas e 1 trifásica. O que me está a dar mais complexidade é a proteção do cabo de alimentação para o quadro de automatismos onde está o ID de 125A/500mA.
Anexos
20200924_162100.jpg
20200924_162239.jpg
20200930_180840.jpg
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Dimensionamento de Quadros

Mensagem por luisilva78 »

Do ponto de vista prático, nesse quadro de automatismos nunca irá ter más que 60A, uma vez que é a corrente que tem na portinhola. Por outro lado, convinha saber o que vai alimentar esse quadro de automatismos e qual é a potencia necessária para isso (nem que seja na placa de identificação do quadro ou por medição). Assim, eu diria que uma protecção de 60A seria o suficiente.
No entanto, essa protecção serve exclusivamente para proteger o cabo (como já foi dito), contra sobrcarga e curto-circuitos.

Pela minha tabela, para o método de referência B, para cabo de cobre com isolamento em XLPE e tendo 3 condutores carregados tem-se 66A para a secção de 10mm2. Sendo assim, se não houver nenhum factor de correcção a aplicar, a protecção de 60A seria suficiente para esse cabo, uma vez que:
Ib <= In <= Iz e I2 <= 1,45 Iz

No entanto é estranho que se esse quadro funciona com 60A o projectista ter colocado um interruptor geral de 125A. (ou não depois de ver este post)
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”