Dúvida Projeto Eléctrico Garagem Colectiva.

Responder
Matilight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 17 jan 2020, 16:17
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

Dúvida Projeto Eléctrico Garagem Colectiva.

Mensagem por Matilight »

Bom dia Exmos. Colegas.

Gostaria de expor uma situação/problema com a qual me estou a deparar, a fim de perceber como resolvo este problema.

Estou a fazer um protejo eléctrico de um edifício Colectivo, no qual tem uma garagem para estacionamento. Este edifício vai ser construído junto a um já existente ( desde 2009). Até aqui tudo bem.

Acontece que (visto ser construído a um já existente), o cliente quer prolongar a garagem já existente atravessando assim os dois blocos mantendo assim a entrada já existente como a única entrada para automóveis. Passa a ser uma garamem coletiva aos dois blocos. Numa situação normal em que os dois edifícios estariam a ser construidos de raiz, eu colocava uma baixada só para as garagens e assim resolvia o problema, mas como já tem um edifício antigo já licenciado, o cliente não quer fazer baixada , e assim continuar a alimentar a garagem do QSC, do primeiro edifício,o que julgo não ser permitido.

Gostaria de pedir a opinião dos colegas, de como poderei de forma, tecicamente e legalmente correta, resolver esta situação.

- Aconselho a fazer um ramal para a totalidade da garagem? e a desfazer as ligações que já são proveinientes do QSC do edifício já existente ?
- É legal o QSC do primeiro edificio vir a alimentar a totalidade de toda a garagem?
-Cada QSC irá alimentar a zona por debaixo do respectivo BLoco?'

Agradeço desde já a vossa atenção.

Cumprimentos.
Rui Gonçalves


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico Garagem Colectiva.

Mensagem por Faiante »

Muito boa tarde meu caro" Matilight ".

1º - Como se encontra descrito o projeto de Arquitetura do edifício a construir. Será esse projeto que irá definir como será feita a alimentação do
bloco a construir.
2º - O DO ou Construtor não tem de querer ou deixar de querer, apenas tem de aceitar o que a lei determina nesta matéria. Sendo certo que o
amigo fica ilibado de qualquer responsabilidade civil, praticada pela omissão dos factos, no presente projeto de eletricidade.

3º - Veja o que dizem as RTIEBT acerca da sua dúvida. No fundo o projeto de Eletricidade, apenas é uma especialidade dentro do projeto de
Arquitetura. Este sim engloba todas as especialidades.

4º - Face a tudo o que li sobre este assunto, parece-me, que a melhor situação para resolver tamanho imbróglio, sendo certo que esse e todos
os construtores são "Homo sapiens", apenas porque têm dinheiro, e que este tudo compra, passam por cima de toda a folha. Poderá,
sempre, pedir a execução de mais dois ramais independentes, um para alimentação das duas garagens e outra para dotar o edifício em
construção de infraestrutura elétrica.

Acho que chegou a hora da verdade, temos de dizer a esta gentalha que basta, dizer aos chicos espertinhos que existe uma lei que tem de
ser cumprida, custe a quem custar.

Cptos

JAG
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Dúvida Projeto Eléctrico Garagem Colectiva.

Mensagem por dsrsantos »

Matilight Escreveu: 29 abr 2020, 16:40
- Aconselho a fazer um ramal para a totalidade da garagem? e a desfazer as ligações que já são proveinientes do QSC do edifício já existente ?
Pode ser a solução mais vantajosa, nomeadamente se for necessária mais potência, evitando assim intervir na instalação colectiva que alimenta o edifício existente.

- É legal o QSC do primeiro edificio vir a alimentar a totalidade de toda a garagem?
Pelo que percebo do que descreve, o contrário é que não seria legal. Se a garagem é única, o condomínio será o mesmo... penso que nem deia para licenciar doutra forma. Se a garagem é comum aos dois blocos, a electricidade terá de ser dividida pelos dois e tem uma só entrada de energia.

-Cada QSC irá alimentar a zona por debaixo do respectivo BLoco?
Para haver dois QSC teria de haver separação física das duas garagens...
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”