Ramal de entrada BT

NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

Bom dia,

tenho em mãos um projeto de construção de um edifício num lote já existente por outro edifício.

A questão é que terei apenas um ramal, no entanto, o existente tem um cabo de entrada que não garante a alimentação dos dois.

Caso fosse possível a colocação de um armário de distribuição (*) junto à entrada do terreno, faria aí a chegada do cabo vindo do BTE e derivariam duas alimentações para os dois edifícios. A minha questão é, se isto é legal?

(*) Quando falo de armário de distribuição poderia ser um armário do tipo W com um quadro no seu interior constituído por um Corte Geral e com dois disjuntores de proteção ais cabos.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por lcmmonteiro »

Devera contactar a EDPD por forma a analisarem a viabilidade de reforço de ramal.

Posteriormente solicitar a um técnico o. Projeto.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

lcmmonteiro Escreveu: 06 jan 2020, 12:41 Devera contactar a EDPD por forma a analisarem a viabilidade de reforço de ramal.

Posteriormente solicitar a um técnico o. Projeto.
Penso que não percebeu!
Eu sou o projetista e já tenho viabilidade.
No entanto, e para aproveitar o cabo já existente, são cerca de 200 metros de cabo LVAV 185, estou a questionar se o acima mencionado será viável em momento de inspeção?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por ENERGY »

NotreDame Escreveu: 06 jan 2020, 13:16
lcmmonteiro Escreveu: 06 jan 2020, 12:41 Devera contactar a EDPD por forma a analisarem a viabilidade de reforço de ramal.

Posteriormente solicitar a um técnico o. Projeto.
Penso que não percebeu!
Eu sou o projetista e já tenho viabilidade.
No entanto, e para aproveitar o cabo já existente, são cerca de 200 metros de cabo LVAV 185, estou a questionar se o acima mencionado será viável em momento de inspeção?
Boas
Tudo vai depender se o terreno aonde vão estar inseridos os dois edifícios fica todo ocupado pelos edifícios, ou se fica algo de terreno livre e comum apenas aos 2 edifícios.
Se não sobra terreno, uma das soluções é num dos edifícios criar uma pequena dependência com porta apenas para o exterior para alojar o ramal e aí nesse espaço colocar um Q. Colunas que depois vai alimentar os 2 edifícios.
Cpts.
Energy
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

ENERGY Escreveu: 06 jan 2020, 21:15
NotreDame Escreveu: 06 jan 2020, 13:16
lcmmonteiro Escreveu: 06 jan 2020, 12:41 Devera contactar a EDPD por forma a analisarem a viabilidade de reforço de ramal.

Posteriormente solicitar a um técnico o. Projeto.
Penso que não percebeu!
Eu sou o projetista e já tenho viabilidade.
No entanto, e para aproveitar o cabo já existente, são cerca de 200 metros de cabo LVAV 185, estou a questionar se o acima mencionado será viável em momento de inspeção?
Boas
Tudo vai depender se o terreno aonde vão estar inseridos os dois edifícios fica todo ocupado pelos edifícios, ou se fica algo de terreno livre e comum apenas aos 2 edifícios.
Se não sobra terreno, uma das soluções é num dos edifícios criar uma pequena dependência com porta apenas para o exterior para alojar o ramal e aí nesse espaço colocar um Q. Colunas que depois vai alimentar os 2 edifícios.
Boa noite Energy,

vai ficar muito terreno livre, dentro da propriedade que pertence aos dois edifícios, ou seja, em espaço privado.
Também já pensei fazer uma espécie de portaria, mas não tem o aval do arquiteto, daí questionar se a solução que refiro é legal?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por amoreira »

No limite do lote terás de colocar uma portinhola, é aqui que a EDP vai entregar a energia, depois podes fazer como diz o Energy.
A questão que a mim mais me preocuparia é onde vais colocar os contadores?
Estamos a falar de edificios multifamiliares ou unifamiliares ?
No limite pela tua discrição até podes ser interpretado como um condomínio privado, e aqui tens legislação própria a seguir
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Dias.Rje
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 05 set 2018, 09:32
Localização: Almada
Enviou: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por Dias.Rje »

Boa tarde,

Parece-me que esse empreendimento vai cair num condominio fechado e aí terás de seguir o Guia Técnico de Instalações eléctricas estabelecidas
em condomínios fechados que aqui anexo.
Anexos
d000501.pdf
(168.31 KiB) Transferido 135 vezes
Cumprimentos,
Ricardo Dias
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por Mario Lopes »

Também concordo com o colega dias, caso queiras as folhas de calculo em exel eu tenho.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

Ok, por acaso não tinha pensado dessa forma, mas realmente faz sentido.

Já agora, coloco outro tema a discussão... Imaginemos que os edifícios ficavam interligados fisicamente, mas devido ao aumento de potência, para aproveitar o cabo do contador ao quadro geral atual, poderia colocar a solução que falei anteriormente, ou seja:

Limite da propriedade: Armário BTE
Interior da propriedade junto ao BTE: Colocar um quadro de distribuição com uma saída para cada edifício dentro de um armário de distribuição.

É possível esta solução?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por amoreira »

NotreDame Escreveu: 07 jan 2020, 15:33 Ok, por acaso não tinha pensado dessa forma, mas realmente faz sentido.

Já agora, coloco outro tema a discussão... Imaginemos que os edifícios ficavam interligados fisicamente, mas devido ao aumento de potência, para aproveitar o cabo do contador ao quadro geral atual, poderia colocar a solução que falei anteriormente, ou seja:

Limite da propriedade: Armário BTE
Interior da propriedade junto ao BTE: Colocar um quadro de distribuição com uma saída para cada edifício dentro de um armário de distribuição.

É possível esta solução?
Podes descrever de forma sucinta a constituição dos edificos para percebermos melhor o enquadramento ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

São dois edifícios industriais / pequena fábrica.
Pode ser a solução que refiro acima?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por amoreira »

Se estamos a falar de uma unica fração (uma contagem) em que o que se pretende é fazer uma ampliação e partindo do principio que o cabo LVAV 185 suporta o aumento de potencia pretendido uma das soluções possíveis é no novo edificio colocares o quadro de entrada e o actual quadro de entrada passar a quadro parcial
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

Anexo o desenho para todos perceberem melhor o que estou a dizer.

O cabo que atualmente alimenta o edifício existente, não consegue suportar o aumento de potência com o novo edifício, daí eu ter questionado se era possível colocar um armário de distribuição dentro da propriedade.

O que acham?
Anexos
Desenho.pdf
(11.04 KiB) Transferido 140 vezes
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por amoreira »

NotreDame Escreveu: 07 jan 2020, 23:04 Anexo o desenho para todos perceberem melhor o que estou a dizer.

O cabo que atualmente alimenta o edifício existente, não consegue suportar o aumento de potência com o novo edifício, daí eu ter questionado se era possível colocar um armário de distribuição dentro da propriedade.

O que acham?
Fazendo uma conta rapida o cabo de 185 é suficiente para alimentar os 110 Kva.

Respondendo á tua pergunta tenho duvidas se é permitido ter o armário porque assim pode ser entendido que o armário é o quadro de entrada ou que passarás a ter 2 quadros de entrada um em cada edifício, seria preferivel no lugar do quadro de entrada ter um quadro elétrico com IP adequado sendo sempre uma situação de recursos porque se houver um disparo a malta que lá trabalha pode não perceber que o dispara foi no quadro no limite do lote e presumir que foi um corte da EDP.
Anexos
Capturar.JPG
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de entrada BT

Mensagem por NotreDame »

amoreira Escreveu: 08 jan 2020, 11:04
NotreDame Escreveu: 07 jan 2020, 23:04 Anexo o desenho para todos perceberem melhor o que estou a dizer.

O cabo que atualmente alimenta o edifício existente, não consegue suportar o aumento de potência com o novo edifício, daí eu ter questionado se era possível colocar um armário de distribuição dentro da propriedade.

O que acham?
Fazendo uma conta rapida o cabo de 185 é suficiente para alimentar os 110 Kva.

Respondendo á tua pergunta tenho duvidas se é permitido ter o armário porque assim pode ser entendido que o armário é o quadro de entrada ou que passarás a ter 2 quadros de entrada um em cada edifício, seria preferivel no lugar do quadro de entrada ter um quadro elétrico com IP adequado sendo sempre uma situação de recursos porque se houver um disparo a malta que lá trabalha pode não perceber que o dispara foi no quadro no limite do lote e presumir que foi um corte da EDP.
Não consigo, até porque a QDT para o ramal de entrada não pode ser superior a 1,5%.
Quanto à outra questão, pois, essa é mesmo a minha duvida.
Mais opiniões ou situações idênticas que tiveram?
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”