Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Responder
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Mensagem por R3S »

Caros,

Tenho uma dúvida para a qual venho pedir a vossa ajuda.

Estou a fazer um projecto de uma instalação em MT, onde o PS ficará no Piso 0 e o PT ficará no Piso -1. Portanto, na saída do Piso 0 para o Piso -1 tenho de colocar uma Cela Disjuntor para proteger o cabo.

Até aqui tudo bem. Tratando-se de uma instalação com 630kVA a 15kV, temos Ib=24.25A. O cabo indicado para estas instalações será 3x(LXHIOZ1 1x240mm2), indicado pela EDP.

Acontece que a Cela Disjuntor indicada pela Efacec, Cela DC, tem uma intensidade nominal de 630A. Os ditos cabos têm Iz=365A, portanto um disjuntor com esta intensidade nominal não protege o cabo. Mesmo que protegesse, não me parece o mais indicado, porque a corrente nominal é muito inferior.

Alguém sabe se estes disjuntores têm regulação, ou se 630A é o disjuntor máximo que a Cela suporta e podemos escolher um disjuntor com corrente inferior a esta? Se for este último caso, quais as correntes nominais que existem?

Obrigado desde já a quem conseguir ajudar.


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Mensagem por dsrsantos »

Que eu saiba, a generalidade dos disjuntores de MT têm regulação. Os 630A é a corrente nominal no barramento.
Há mesmo necessidade de colocar disjuntor? Já ponderou colocar uma cela de fusíveis, que custa praí 1/4 do valor dum disjuntor?
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Mensagem por R3S »

Tanto a Efacec como a EDP disseram-me que tinha de pôr uma Cela Disjuntor para proteger o cabo do Piso 0 até ao -1. Também acho que a Cela Fusível fazia o mesmo, mas pronto.

Em relação à regulação é que não tenho a certeza. Em documentação, a Efacec é muito mázinha...
torrado
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Localização: Coimbra
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Mensagem por torrado »

As celas disjuntor são equipadas com um relé regulável. É possível colocar vários tipos de relés, desde os mais simples (tipo perculador) até mais sofisticados que são exigidos para potências superiores a 2MW, geração de energia, etc.
A configuração típica creio que inclui o relé PIE3N que permite regular I>, I>>, homopolares, temporizações, etc.
É conveniente confirmar junto da Efacec.
Com fusíveis no PS e fusíveis nos PTs pode não ser fácil garantir seletividade, dai os disjuntores.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Dúvida Disjuntor MT Efacec DIVAC

Mensagem por R3S »

Caro torrado,

Obrigado pela resposta. Em relação ao disjuntor, foi também essa a resposta que a Efacec me deu: o disjuntor fica associado a um relé que será regulado para fazer a protecção que desejamos. Ou seja, no meu caso, sendo um PT de 630kVA a 15kV, temos Ib=24,25A. Posso regular o relé para IN=25A, ainda que o disjuntor e o cabo consigam suportar muito mais.

Quanto à parte dos fusíveis, discordo. Não existem fusíveis no PS, apenas celas de seccionamento. Os fusíveis serão utilizados para proteger o transformador, e portanto será a última cela a colocar. No meu caso só uso o disjuntor para proteger o cabo que vai do PS para o PT, que por estarem relativamente longe, faz com que seja necessário proteger o cabo. Se o PS e o PT estiverem próximos um do outro, como é o caso mais habitual, não se protege o cabo.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”