Projecto Eléctrico para Bancada Trabalho com Máquina CNC

Responder
joaopedromendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 17 abr 2017, 18:37

Projecto Eléctrico para Bancada Trabalho com Máquina CNC

Mensagem por joaopedromendes »

Boa tarde a todos.

Preciso de ajuda a projectar uma instalação eléctrica para uma bancada de trabalho com uma fresadora incorporada. Neste momento tenho a bancada soldada com o primário aplicado e preciso de começar a instalação eléctrica.

A minha experiencia com electricidade é muito proxima de zero (nem em tomadas toco). Sou da area da metalomecanica.

A bancada consiste em 3 módulos desmontaveis com ligações aparafusadas. (Na prática são vários módulos mas em apenas 3 irá passar cabos)
Na futura instalação elétrica gostaria se possivel arranjar uma solução que me permitisse algum tipo de 'xant' entre módulos de modo que nao tivesse que remover cabos ao desmontar a bancada.

Módulo 1 . (Zona em que ficaria o quadro eléctrico.)
Preciso de alimentar:
-Monitor de computador
-Lampada para luz
-Computador
-Fonte de alimentação para os motores da fresadora.
- Esta fonte alimenta 5 motores Nema 23 High Torque (5A cada 1)
. A fonte que pensei foi uma de 24VDC 30A, as da Meanwell custam uma fortuna então pensei uma chinesa.
- Link da fontehttp://www.ebay.com/itm/AC-110V-220V-TO ... q5l5lWNUMg

Módulo 2 . (Apenas passam cabos.)

Módulo 3 .
Preciso de alimentar:
-Aspirador de cinzas.
-Mini compressor.
-2 ou 3 tomadas a embutir na estrutura para ligar ferramentas (rebarbadora, maquina de soldar monofasica, etc...)

Alem da ajuda em projectar esta instalação, gostaria se possivel se comentassem a necessidade de haver alguma ligação à terra, a estrutura é em ferro quadrado.

O que já estive a ver mas nao tenho a certeza.

-Quadro eléctrico (Legrand, Scheinder, Hager, etc...) Tipo e dimensões estou a zeros.
-Disjuntor diferencial (Será que é preciso? Os outros dijuntores nao fazem o mesmo?
-Disjuntores (Tinha pensado em 4.)
-1 para computador e monitor.
-1 para fonte de alimentação da fresadora.
-1 para aspirador e compressor.
-1 para as 2 ou 3 tomadas eléctricas.

Não faço ideia se existe solução para tomadas que possa embutir da estrutura de modo a ter um xant para os ligar os modulos. (As dimensoes do ferro quadrado é de 50mm)
Que tipo de cabos compro.
Que tipo de derivações compro.

Eu sei que o projecto pode ser grande e a disponibilidade pouca, mas, qualquer ajuda é bem vinda.

Seguem algumas imagens do modelo 3D em Solidworks, a verde na imagem é a localização do quadro, assism que possivel tiro fotos a estrutura fisica.

Não hesitem em comentar ou a colocar duvidas :P

Os melhores cumprimentos. Joao Pedro Mendes.

Imagem

Imagem

Imagem


Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”