Kit de emergência em projetores

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Kit de emergência em projetores

Mensagem por Nelson Pinho »

boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por luisilva78 »

Depende. Se for para os projectores estarem a trabalhar 24h por dia pode (e deve) ser a mesma. No entanto, como não deve ser o caso, não convém que seja a mesma, pelo simples facto de quando se apaga o projector ele acender em "modo de emergência", sendo assim só estará apagado quado não tiver carga nas baterias.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Cpts.
Energy
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por Pimenta »

ENERGY Escreveu:Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Pelo mesmo? Eu coloco sempre em separados, protegido por disjuntor de 10A! Nunca tinha visto a colocar no mesmo...
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por luisilva78 »

Pimenta Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Pelo mesmo? Eu coloco sempre em separados, protegido por disjuntor de 10A! Nunca tinha visto a colocar no mesmo...
Sim, tem que ser pelo mesmo, porque se o disjuntor disparar, a iluminação de emergência deve acender. Se estiverem em circuitos separado, se o disjuntor da iluminação normal disparar a luz de emergência não acende porque o disjuntor desse circuito não desarma.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por Nelson Pinho »

luisilva78 Escreveu:
Pimenta Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Pelo mesmo? Eu coloco sempre em separados, protegido por disjuntor de 10A! Nunca tinha visto a colocar no mesmo...
Sim, tem que ser pelo mesmo, porque se o disjuntor disparar, a iluminação de emergência deve acender. Se estiverem em circuitos separado, se o disjuntor da iluminação normal disparar a luz de emergência não acende porque o disjuntor desse circuito não desarma.
obrigado pelas respostas... e a derivação do circuito é feita na própria caixa de aparelhagem do interruptor, quiando este existe certo???
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por luisilva78 »

Se estou a perceber a pergunta, a derivação é feita no quadro eléctrico. São 2 circuitos independentes que saem ambos do quadro eléctrico.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por Nelson Pinho »

luisilva78 Escreveu:Se estou a perceber a pergunta, a derivação é feita no quadro eléctrico. São 2 circuitos independentes que saem ambos do quadro eléctrico.
Tal como acontece nos blocos autónomos certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por ENERGY »

Boas
E quando alguém faz manutenção tem algo no Q.E a avisar desde tipo de instalação, ou apenas dá conta da burrices depois de cair do escadote, isto se ainda conseguir dizer algo.
Por estas e por outras nunca se pode confiar nas instalações feitas por outrem quando de pedidos de reparação, etc.

Pimenta Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Pelo mesmo? Eu coloco sempre em separados, protegido por disjuntor de 10A! Nunca tinha visto a colocar no mesmo...
Cpts.
Energy
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por luisilva78 »

ENERGY Escreveu:Boas
E quando alguém faz manutenção tem algo no Q.E a avisar desde tipo de instalação, ou apenas dá conta da burrices depois de cair do escadote, isto se ainda conseguir dizer algo.
Por estas e por outras nunca se pode confiar nas instalações feitas por outrem quando de pedidos de reparação, etc.
Grande verdade! A última "maravilha" desta que vi foi esta semana. Fomos substituir uma lâmpadas fluorescentes e dentro da armadura os fios de alimentação estavam descarnados. :D
Claro que quem estava em cima do escadote (e com era um local escuro e uma das lâmpadas estava a funcionar e o circuito estava em tensão para se poder ver) teve uma surpresa.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu:Boas
E quando alguém faz manutenção tem algo no Q.E a avisar desde tipo de instalação, ou apenas dá conta da burrices depois de cair do escadote, isto se ainda conseguir dizer algo.
Por estas e por outras nunca se pode confiar nas instalações feitas por outrem quando de pedidos de reparação, etc.

Pimenta Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Por norma tem linha direta, e protegida pelo mesmo disjuntor desse circuito de projetores.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde...
nunca vi nem liguei nenhum, mas tenho um projetores para um pavilhão que podem e têm de levar um kit de emergência.
estes kit's levam alimentação independente do projetor ou é a mesma?
Pelo mesmo? Eu coloco sempre em separados, protegido por disjuntor de 10A! Nunca tinha visto a colocar no mesmo...

Boas,

esta não entendi, então o circuito, ao contrário do que foi afirmado, não é único?

Claro que é, se vai intervir desliga o disjuntor.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por luisilva78 »

ohmico Escreveu: Boas,

esta não entendi, então o circuito, ao contrário do que foi afirmado, não é único?

Claro que é, se vai intervir desliga o disjuntor.

Ohmico
Esta quem não percebi fui eu. Qual é o circuito que é único? O que alimenta as armaduras (com kit de emergência) ou o que alimenta os kits de emergência? Se se está a referir ao dos kits de emergência, esse não é único, uma vez que cada armadura é alimentada por 2 circuitos o circuito normal e o circuito de emergência. Se se está a referir ao circuito das armaduras está a pensar mal, por aquilo que referi no meu 1º post.
O que é único é o disjuntor que protege os circuitos (ou devia ser).

Mas como diz o ENERGY, se o artista que executou o a instalação, se lembrou de fazer uma armadilha e fazer as coisa de outra forma (por exemplo pendurar o circuito de emergência noutro disjuntor) quem vai fazer manutenção não está ao corrente desta alteração e apanha um susto.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por ohmico »

luisilva78 Escreveu:
ohmico Escreveu: Boas,

esta não entendi, então o circuito, ao contrário do que foi afirmado, não é único?

Claro que é, se vai intervir desliga o disjuntor.

Ohmico
Esta quem não percebi fui eu. Qual é o circuito que é único? O que alimenta as armaduras (com kit de emergência) ou o que alimenta os kits de emergência? Se se está a referir ao dos kits de emergência, esse não é único, uma vez que cada armadura é alimentada por 2 circuitos o circuito normal e o circuito de emergência. Se se está a referir ao circuito das armaduras está a pensar mal, por aquilo que referi no meu 1º post.
O que é único é o disjuntor que protege os circuitos (ou devia ser).

Mas como diz o ENERGY, se o artista que executou o a instalação, se lembrou de fazer uma armadilha e fazer as coisa de outra forma (por exemplo pendurar o circuito de emergência noutro disjuntor) quem vai fazer manutenção não está ao corrente desta alteração e apanha um susto.

Boas,

anda por aqui gente que se excita com muita facilidade.

Era bom que ficasse claro que não há circuito de emergência no caso em questão.

A alimentação destas armaduras é executada com um único cabo em que se transporta a fase directa + linha de lâmpada + neutro + terra tratando-se de um único circuito alimentado por um único disjuntor.

O facto de existir na armadura uma lâmpada que fará a função de emergência não cria um circuito de emergência.

Cumprimentos

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Kit de emergência em projetores

Mensagem por ohmico »

luisilva78 Escreveu:Boa tarde,

Não me parece que a sua resposta cumpra o disposto na regra número 6 deste fórum:
6. Respeito pelos outros
Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Users sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro "User". (...)
Penso que não ofendi ninguém ao escrever a minha resposta, no entanto:
ohmico Escreveu: (...)
anda por aqui gente que se excita com muita facilidade.
(...)
Cumprimentos

Ohmico
não me parece que seja apropriado, principalmente vindo de um utilizado que está registado há mais de 8 anos e que conta com mais de 1400 posts.

Em conclusão, a sua primeira resposta não foi clara. Caso a sua segunda resposta esteja certa , deverá concordar que um circuito com duas fases não é um "circuito normal" o que torna sua primeira resposta ainda mais difícil de entender:
Boas,

esta não entendi, então o circuito, ao contrário do que foi afirmado, não é único?

Claro que é, se vai intervir desliga o disjuntor.

Ohmico
Com os melhores cumprimentos,
LS.

Boas,

não tenho o hábito de responder a mensagens privadas, mas como neste caso não existiu nunca, da minha parte, qualquer intenção de desrespeitar alguém, não me custa apresentar as minhas desculpas ao "lesado".

Posto isto, e porque acho que o pedido de desculpas deve ser público, vou tornar pública esta mensagem no seguimento dos postes já editados e aproveito a mesma para reafirmar o que disse anteriormente: não há circuito de emergência no caso em questão. A alimentação destas armaduras é executada com um único cabo em que se transporta a fase directa + linha de lâmpada + neutro + terra tratando-se de um único circuito alimentado por um único disjuntor.

Não existem aqui "fases"... existem "fase + linha de lâmpada"

Para que hajam dois circuitos têm de existir dois disjuntores e nesse caso só poderão ser transportados no mesmo cabo, se, se tratarem de fases, aí sim, diferentes.

Espero que esteja perceptível minha ideia e que ajude ao esclarecimento, estando como é evidente, receptivo à contestação desta.

Ohmico
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”