Queda de tensão ramal de entrada

Responder
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por angel_of_diablo »

dsrsantos Escreveu: 24 mar 2017, 12:53 Para não estar a abrir outro tópico, aproveito este para colocar a seguinte questão:

Estou a elaborar um projecto de uma nova fracção a criar num edifício colectivo antigo. Acontece que o quadro de colunas é uma placa de madeira num vão de escada e vai ter de ser mudado para nova localização. A contagem é centralizada.
A nova fracção vai ter de ser dimensionada de acordo com as RTIEBT, mas as existentes, conforme já confirmei com a Certiel, podem ser dimensionadas de acordo com o RSICEE.

A minha pergunta é, qual a queda de tensão máxima que posso ter nas entradas, já que não encontro nenhuma referência no 740/74 para além do artigo 425º, que fala nos 3% / 5%.

Alguém da velha guarda que deia umas dicas?
Obrigado
Olá "dsrsantos".
Tens alguma vantagem em dimensionar as frações antigas pelo regulamento antigo? Porque não pelas RTIEBT...


"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por dsrsantos »

angel_of_diablo Escreveu: 26 mar 2017, 18:56 Olá "dsrsantos".
Tens alguma vantagem em dimensionar as frações antigas pelo regulamento antigo? Porque não pelas RTIEBT...
Pois, isso é que eu queria esclarecer. :) Tenho ideia que o regulamento antigo não era tão exigente em termos de queda de tensão... É que pelas RTIEBT, tenho fracções onde agora estão condutores de 6mm2, terei de passar a 16mm2. Se podesse manter os 6mm2 ou quanto muito passar a 10mm2, tinha vantagem. Caso contrário nem a tubagem existente vai servir.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

Uma questão... imaginem uma quinta enorme onde temos 2,2km de distância entre a rede elétrica e um ponto que queremos alimentar.
Falaram-me na possibilidade de colocar um transformador elevador de tensão para os 1000V e depois um abaixador para os 400V, de forma a não ter tantas perdas... a minha questão é se o cálculo da queda de tensão se faz de igual forma mas passando de 400V para 1000V o valor da tensão???
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”