Esquema dos Quadros Eléctricos

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por Nelson Pinho »

olá pessoal :!:
estou a fazer esquemas de quadros electricos :!: na alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel :?: :?: qual a diferença :?: :?:
tem exemplos que me possam facultar sff :?: :?:


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por Josecalado »

Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal :!:
estou a fazer esquemas de quadros electricos :!: na alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel :?: :?: qual a diferença :?: :?:
tem exemplos que me possam facultar sff :?: :?:
Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.

Cumprs.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por Nelson Pinho »

Josecalado Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal :!:
estou a fazer esquemas de quadros electricos :!: na alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel :?: :?: qual a diferença :?: :?:
tem exemplos que me possam facultar sff :?: :?:
Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.

Cumprs.
então aconselha a colocar disjuntor à saída e corte no quadro a receber, é isso :?: :?: :?:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso ser essa a forma mais correta.
Nelson Pinho Escreveu:
Josecalado Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:olá pessoal :!:
estou a fazer esquemas de quadros electricos :!: na alimentação de quadros parciais apartir do Q.E. costumam colocar à saída um disjuntor ou fusivel :?: :?: qual a diferença :?: :?:
tem exemplos que me possam facultar sff :?: :?:
Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.

Cumprs.
então aconselha a colocar disjuntor à saída e corte no quadro a receber, é isso :?: :?: :?:
Cpts.
Energy
Pedro_RF
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 10 jul 2009, 12:13
Localização: Lisboa

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por Pedro_RF »

Ola !

Não esquecer também de ter em conta a selectividade dos dispositivos de protecção, caso contrário o disjuntor do QE poderá disparar antes de outro a jusante no QP.

Bom Trabalho!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético, e assegurar proteção contra contatos indiretos, a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
Cumprs.
Olá a todos,
Vou tentar dar o meu contributo...
Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 Deve-se assegurar a proteção contra curto-circuitos ou sobrecarga através de disjuntor termo-eletromagnético
Isto deve ser feito através do Disjuntor Magnétotérmico (ou termomagnético no BR)
Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor
Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 e assegurar proteção contra contatos indiretos
Isso é dado pelo IP do aparelho, neste caso o Disjuntor Magnétotérmico. Não estou a encontrar a informação do IP na tabela do disjuntor. Mas neste link http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /15560.htm é possível ver que o mesmo funciona a 6A, corta acima ou igual quando o Curto-Circuito atinge 3000A. Este valor de 3kA é mesmo pra CC ou sobrecarga, certo?
Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
Pelo que percebi o que acontece com o fusível em cada uma das fases é que ele funde, seja por curto-circuito ou por sobrecarga e as restantes continuam a funcionar. Para isso deviamos aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID), pois assim seria detectado a falta de uma fase e o sistema seria desligado. A ordem deveria ser, fusíveis + Interruptor Diferencial (ID).

O meu texto está certo? Agradeço a correção :D
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por luisilva78 »

Esta parte não está certa:
edeluz Escreveu: 08 out 2017, 11:45 (...)
Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 e assegurar proteção contra contatos indiretos
Isso é dado pelo IP do aparelho, neste caso o Disjuntor Magnétotérmico.
A protecção contra contactos indirectos é dada pela utilização de dispositivos diferenciais (sejam disjuntores ou interruptores).

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 11:45
Josecalado Escreveu: 10 jan 2014, 13:37 a proteção por fusível tem a desvantagem da fusão de um dos fusíveis e o equipamentos trifásicos entrarem em sobrecarga por falta de uma fase.
(...)Para isso deviamos aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID), pois assim seria detectado a falta de uma fase e o sistema seria desligado. A ordem deveria ser, fusíveis + Interruptor Diferencial (ID).
Nunca tinha ouvido falar disto. Porque é que um interruptor diferencial deveria detectar a falta de fase? Não estou a perceber a relação.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

Não tenho certeza no que escrevi :D Ainda estou a aprender!

Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?

Qual é o aparelho de proteçao electrica que detecta a falta de uma fase?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escrevi :D Ainda estou a aprender!

Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?

Qual é o aparelho de proteçao electrica que detecta a falta de uma fase?
Boas
Existe equipamento próprio para detectar a falta de fase, e não fusíveis+ID como descreveu anteriormente.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 14:48
edeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escrevi :D Ainda estou a aprender!

Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?

Qual é o aparelho de proteçao electrica que detecta a falta de uma fase?
Boas
Existe equipamento próprio para detectar a falta de fase, e não fusíveis+ID como descreveu anteriormente.
Vou tentar descobrir qual é!
Nota: fiz questão, em todos os meus comentários, de frisar que não tenho certeza no que estou a escrever. Sou um mero aprendiz :D

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 14:51
ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 14:48
edeluz Escreveu: 08 out 2017, 13:48 Não tenho certeza no que escrevi :D Ainda estou a aprender!

Os "contactos indirectos" é quando existe uma passagem à massa, certo? Nada tem haver com dedos nos contactos ou chaves de fendas em locais incorrectos, certo?

Qual é o aparelho de proteçao electrica que detecta a falta de uma fase?
Boas
Existe equipamento próprio para detectar a falta de fase, e não fusíveis+ID como descreveu anteriormente.
Vou tentar descobrir qual é!
Nota: fiz questão, em todos os meus comentários, de frisar que não tenho certeza no que estou a escrever. Sou um mero aprendiz :D

Obrigado
Boas
Qual a razão pela qual pretende saber da falta de fase, pois a falta de fase, só pode dar problema no caso de a instalação ter motores trifásicos.
Numa Instalação doméstica por norma apenas se instalam sinalizadores de fase.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

Estou a falar no caso do trifásico. Pois no monofásico se ele faltar damos logo falta. No trifásico é mais problemático, certo!?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 08 out 2017, 15:09 Estou a falar no caso do trifásico. Pois no monofásico se ele faltar damos logo falta. No trifásico é mais problemático, certo!?
Boas
Só pode ser problemático se tiver instalados equipamentos trifásicos, se todos os circuitos dessa Instalação forem monofásicos nada acontece.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

ENERGY Escreveu: 08 out 2017, 15:14
edeluz Escreveu: 08 out 2017, 15:09 Estou a falar no caso do trifásico. Pois no monofásico se ele faltar damos logo falta. No trifásico é mais problemático, certo!?
Boas
Só pode ser problemático se tiver instalados equipamentos trifásicos, se todos os circuitos dessa Instalação forem monofásicos nada acontece.
Ok, sendo assim, numa instalação trifásica com um moto monofásico, como devo fazer a proteção em caso de uma fase falhar? Devo optar por aplicar fusíveis + Interruptor Diferencial (ID)?

Obrigado
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Esquema dos Quadros Eléctricos

Mensagem por edeluz »

Agora apareceu este: Blocos diferenciais 1 P+N

http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... n/4100.htm

Mais um para a confusão :D vamos lá tentar decifrar isto :D
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”