Aspirador com potenciómetro avariado

Responder
cxicob
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jan 2013, 22:27

Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por cxicob »

Olá, amigos!

Tenho um aspirador Ufesa cujo potenciómetro pifou, impedindo assim que o aspirador trabalhe. Contactada a Ufesa, fui informado que a peça em causa se encontrava descontinuada, não podendo, portanto, fornecê-la.

Atendendo a esta circunstância, proponho-me fazer uma espécie de "ligação directa" prescindindo do potenciómetro- Porém, como os meus conhecimentos são muito reduzidos, achei melhor, por prudência, pedir a vossa ajuda e colocar-vos algumas perguntas.
Assim:
1 - É possivel por o aspirador a trabalhar sem potenciómetro?
2 - Se sim, e penso que sim, o aspirador trabalhará sempre na velocidade mais alta, não é verdade?
3- O facto de trabalhar sempre na máxima velocidade envolverá algum problema de sobreaquecimento ou qualquer outro?

É tudo. Como já devem ter percebido, a minha experiência em eletrónica é quase nula e, daí, que vos fico muito agradecido pela ajuda que me posssam dar.

Cumprimentos
Cxico


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por LVirtual »

cxicob Escreveu: 20 nov 2017, 23:33 Olá, amigos!

Tenho um aspirador Ufesa cujo potenciómetro pifou, impedindo assim que o aspirador trabalhe. Contactada a Ufesa, fui informado que a peça em causa se encontrava descontinuada, não podendo, portanto, fornecê-la.

Atendendo a esta circunstância, proponho-me fazer uma espécie de "ligação directa" prescindindo do potenciómetro- Porém, como os meus conhecimentos são muito reduzidos, achei melhor, por prudência, pedir a vossa ajuda e colocar-vos algumas perguntas.
Assim:
1 - É possivel por o aspirador a trabalhar sem potenciómetro?
2 - Se sim, e penso que sim, o aspirador trabalhará sempre na velocidade mais alta, não é verdade?
3- O facto de trabalhar sempre na máxima velocidade envolverá algum problema de sobreaquecimento ou qualquer outro?

É tudo. Como já devem ter percebido, a minha experiência em eletrónica é quase nula e, daí, que vos fico muito agradecido pela ajuda que me posssam dar.

Cumprimentos
Cxico

o melhor a fazer é tentar encontrar um potenciometro igual nalgum revendor dessa marca que ainda tenha peças antigas ou tentar encontrar um que seja compativel em termos fisicos e eletricos.
Nao me parece boa ideia ligar isso directamente.
e quando diz que o potenciometro pifou quer dizer o que realmente?
e como tem certeza que foi o potenciometro que pifou?
O aspirador ja foi visto por algum tecnico de reparaçoes de aspiradores?
esse potenciometro provavelmente deve trabalhar a 230 VAC, logo nao é aconselhavel ser mexido por qualquer pessoa sem um minimo de conhecimentos de eletricidade/electronica...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
rmvg
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 21 jul 2017, 00:08
Localização: Oeiras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por rmvg »

Por norma esses aspiradores têm potenciometros difíceis de arranjar no mercado
Para ligar direto tem que instalar um interruptor on off no mínimo 10a
Desliga a alimentação do modulo (potenciometro ) e liga no interruptor de seguida liga os 2 fios do motor no interruptor ..
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por LVirtual »

rmvg Escreveu: 22 nov 2017, 21:32 Por norma esses aspiradores têm potenciometros difíceis de arranjar no mercado
Para ligar direto tem que instalar um interruptor on off no mínimo 10a
Desliga a alimentação do modulo (potenciometro ) e liga no interruptor de seguida liga os 2 fios do motor no interruptor ..
por acaso sabemos se o potenciometro esta a atacar directamente o motor? e sera mesmo um potenciometro ou um comutador de varias posiçoes?
sem ver circuito electrico em causa e sem saber se o componente avariado esta correctamente identificado, estar a dar palpites que podem provocar curtos circuitos nao me parece muito boa ideia...
é que eu nao tou a ver um potenciometro ligado directamente a um motor num aspirador...
se ainda houvesse a referencia do modelo para procurar esquemas electricos na net, era uma ajuda mais eficaz...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por Quintas »

PCB AEG.PNG
Aproveito para colocar uma questão similar, para um aspirador AEG, mas em que a regulação da potência não é por botão à parte. No meu caso, trata-se de um botão que gira: no mínimo, o aspirador está desligado; à medida que se gira, o aspirador liga e a potência vai aumentando quanto mais se gira o botão, até ao máximo. O potenciómetro está a funcionar mal e altera a potência sozinho e por vezes desliga momentaneamente. A avaria não é constante, mas quando lhe dá a panca é preciso manter o botão numa posição certa manualmente e de forma fixa, para ele não desligar ou alterar a potência. Dá a impressão que, quando o motor aquece um pouco, o problema desaparece, mas por vezes repete-se quando se desloca o aspirador.

Poderá ser alguma soldadura ou será o potenciómetro?

O módulo eletrónico onde está inserido o potenciómetro é o da foto e custa €34. Num aspirador que já tem 6 anos e valeria novo cerca de €100, e em que é muito raro ser ligado sem ser no máximo, queria tentar não comprar a peça. Há forma de bypassar esse problema (o potenciómetro) ou substituir só o potenciómetro?

Obrigado.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por joao-pt »

O potenciómetro é o componente azul, podes substituir ou tentar utilizar um limpa contactos. Como nos aspiradores existe pó muito fino, por vezes acaba por ir parar aos contactos, deixando-os isolados.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por LVirtual »

O componente que alimenta o motor e o triac. (peça preta fixada no aluminio) o potenciometro e que regula a corrente que passa pelo triac que esse sim deve estar queimado. Bem me parecia que o motor não estava ligado ao trimpot. Potenciometro são outros objectos semelhantes e com a mesma finalidade. Mas mais robustos e com veio onde encaixa um botão de plástico. Não dá para ver na foto mas o triac deve ser um BTA 16 de uso geral. Não se ponham a inventar e a queimar placas de 30 e tal euros quando o triac custa 50 cêntimos ou por aí.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por Quintas »

LVirtual Escreveu: 25 nov 2017, 07:53 O componente que alimenta o motor e o triac. (peça preta fixada no aluminio) o potenciometro e que regula a corrente que passa pelo triac que esse sim deve estar queimado. Bem me parecia que o motor não estava ligado ao trimpot. Potenciometro são outros objectos semelhantes e com a mesma finalidade. Mas mais robustos e com veio onde encaixa um botão de plástico. Não dá para ver na foto mas o triac deve ser um BTA 16 de uso geral. Não se ponham a inventar e a queimar placas de 30 e tal euros quando o triac custa 50 cêntimos ou por aí.
joao.pt Escreveu: 24 nov 2017, 23:31 O potenciómetro é o componente azul, podes substituir ou tentar utilizar um limpa contactos. Como nos aspiradores existe pó muito fino, por vezes acaba por ir parar aos contactos, deixando-os isolados.
Obrigado pelas respostas. Eu também pensei ser o componente azul o potenciómetro. É no centro deste que encaixa o veio do botão externo rotativo que liga/desliga e regula a potência, conforme referi no meu post anterior.

No link seguinte, há várias fotos desse módulo, mas está a inscrição "pot", que penso ser de potenciómetro. Logo na primeira foto que eles têm, passando o rato por cima dá para ampliar e ver as inscrições em cada componente, incluindo o triac.

https://www.massinger-ulm.de/epages/613 ... 93995533bw
Mas, no meu raciocínio de leigo, tendo em conta que, quando o problema ocorre, basta um ligeiro toque no botão rotativo cujo veio regula o componente azul para resolver o problema, terá lógica pensar que a avaria está no triac, componente que não é diretamente comandado pelo botão externo?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por LVirtual »

o triac é directamente comandado pelo botao externo, vulgo trimPOT ou potenciometro, whatever.

essa coisinha azul na pratica e independentemente do nome que lhe deêm, é uma resistencia variavel,
que liga directamente no pino de controlo do triac. é uma questao de ver as ligaçoes por baixo da placa.

ora bem, o triac no fundo nao passa dum interruptor comandado por tensao, tensao essa que é regulada pelo trimpot.

ou seja quanto mais elevada for a tensao no pino de controlo do triac (gate) maior é a tensao e corrente que o triac deixa passar
entre os outros dois pinos. é algo semelhante ao que fazem aqueles interruptores para reduçao da luz duma lampada.
alias o circuito é em tudo semelhante, onde se liga um motor monofasico tambem se pode ligar uma lampada de incandescencia.

é certo e sabido que com o tempo e o uso e o ambiente onde é usado, os potenciometros/trimpots tem tendencia para carbonizar os contactos internos e deixar de funcionar correctamente, mas em triac's com muito uso e mal dimensionados para a utilizaçao que teêm tambem costumam ir "morrendo" com o tempo. Por isso eu começava por trocar o triac primeiro e só depois a resistencia variavel. e nunca iria fazer qualquer especie de by-pass ao potenciometro. isso é que nao é mesmo boa ideia.

e depois de olhar para a foto do link, confirmo que é um triac igual ao que referi antes.
BTA ou BTB16 sao basicamente iguais como se pode ver na sua folha de caracteristicas aqui:
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... BTA16.html

as diferenças sao apenas em certas caracteristicas que nao devem afectar o circuito em nada...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Aspirador com potenciómetro avariado AEG JettMaxx S-Bag AJM6820

Mensagem por Quintas »

Obrigado LVirtual.

Procurei mais um pouco na net e há vários casos iguais ao meu relatados. Se bem entendi, a substituição dessas duas peças não resolve o problema.
A solução, que, tal como diz o Hagis2K no forum https://www.badcaps.net/forum/showthrea ... &styleid=8 lhe foi indicada por um técnico da Eletrolux (são iguais aos AEG), passa por recalibrar o potenciómetro (se bem entendi). Ele indica os passos, embora eu não tenha percebido muito bem. Nesse tópico remetem ainda para um forum em polaco (https://www.elektroda.pl/rtvforum/topic2559147.html) onde, felizmente, cada post pode ser traduzido para inglês, mas aí também remetem para um fórum em checo (http://www.ebastlirna.cz/modules.php?na ... ic&t=65192) e aqui, com o google tradutor, não consegui perceber muito.

Também referido no primeiro forum indicado fica aqui anexo o procedimento de recalibragem. Vou tentar.
Anexos
Recalibrar aspirador AEG.pdf
(129.76 KiB) Transferido 137 vezes
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Aspirador com potenciómetro avariado

Mensagem por Quintas »

Finalmente abri de novo o aspirador para a calibração da placa. Fui desleixando porque as oscilações de potência eram toleráveis. Mas agora já tinha um fantasma em casa. Desde que tivesse ficado ligado à tomada, por vezes ligava-se sozinho no mínimo.

O que interessa: FUNCIONA! Tal como descrito no pdf, com as necessárias adaptações, pois o meu botão roda na vertical e não na horizontal, o que dificulta marcar o mínimo, pois tenho que desmontar a placa e o botão para fazer a marcação exata sem que o potenciómetro gire enquanto desmonto. Usem um marcador de ponta fina para marcar o melhor possível o Off, mínimo e máximo antes de desmontar, sempre ajuda um pouco. Já a posição de reinicialização é fácil, é mais ou menos oposta ao mínimo. E, não se assustem. Quando ligam a ficha à tomada para reinicializar, ele demora 2 ou 3 segundos para começar a trabalhar mas liga mais do que no máximo, e, com o aspirador aberto, parece que vai levantar voo.

Já não tenho fantasma em casa, e as oscilações pararam. Devo ter posicionado mal a posição mínima, pois se se empurrar bem o botão no máximo, ele tende a desligar. Mas, como basta não empurrar o botão bem até ao máximo, por enquanto vai ficar assim. Espero que dure.
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”