Trocar pontas ferro JBC

Responder
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Trocar pontas ferro JBC

Mensagem por Pedro Oliveira »

Boa tarde,

Estou a tentar trocar uma ponta destas http://www.centroelectronico.pt/upload/ ... 9d8e89.jpg do meu ferro jbc sl2020.

Há algum truque para aquilo sair? Acho que o truque deve estar na mola, mas por mais força que faça, não estou a conseguir tirá-la.

Obrigado,
Pedro


ruka
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 18 ago 2012, 23:37
Localização: Porto

Re: Trocar pontas ferro JBC

Mensagem por ruka »

Boa tarde Pedro.
A JBC possui uma ferramenta própria para extracção das pontas http://www.jbctools.com/productes/01141 ... gen_01.jpg ,na falta desta pode improvisar uma,a ponta do ferro é introduzida na ranhura onde faz batente bastando puxar o ferro de soldar.
A facilidade da extracção vai depender do estado de oxidação da ponta, em caso de dificuldade pulverizar com Wd 40 ou similar poderá ajudar.


Cumps

Carlos
Cps.
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Trocar pontas ferro JBC

Mensagem por asena »

Ola @ruka

a ferramenta que o @PedroOliveira refere, serve principalmente para retirar as pontas a quente. Alguins fabricantes oferecem uma borracha silicone onde se pode agarrar a ponta c a mao e puxar.

Se estah custosa de sair, o q eh normal nesse tipo de pontas da JBC, aplique um lubrificante WD40 como foi referido, espere um pouco e vah rodando a ponta aten conseguir deslizar. Pode ser concerteza a oxidacao interna da ponta e do ferro q "agarraram" e precisam de uma ajuda.

Nao esquecer, porem, de desengordurar os residuos de WD40 do ferro pois os mesmos sao deteriorantes para os materiais metalicos do ferro e da nova ponta. Alem de que vao libertar um fumo horrivel ao aquecer. Alcool isopropilico em quantidade resolve.
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Trocar pontas ferro JBC

Mensagem por Pedro Oliveira »

Perfeito! WD40 resolveu!
Muito Obrigado,
Pedro
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”