projecto com led´s - 230v

Responder
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

Olá companheiros.
Há pouco tempo um amigo meu fotógrafo pediu me para iluminar molduras para uma exposição fotografica que irá ficar as escuras, apenas as molduras iluminadas interiormente com led´s.

uma vez que me surgiram algumas duvidas importantes, começo por fazer uma descriçao para que possam compreender minimamente o que pretendo fazer e no final as minhas duvidas.

Apôs o desafio fiz algumas pesquisas em busca de ideias, acabei por ficar com apenas 3 hipoteses.
A alimentação feita com baterias:solução que exclui por estas se esgotarem em pouco tempo e a exposição dura um mÊs.
A alimentação poderia ser feita com transforadores de 12v.excluido uma vez que a quantidade de volts é muito superior á disponivel no transformador ou transformadores.

A alimentação terá de ser a 230V (corrente alternada). uma vez que o numero de molduras ascende a 27 e cada uma com 4 led´s de 3v aprox.
Fita de leds excluida uma vez que o orçamento é curto.

fiz os calculos e decidi criar 3 grupos tendo cada grupo 9 molduras interligadas, e esta opção esta relacionada de formaa haver o melhor compromisso possivel com o transporte e volume e tambem ao nivel electrico. (espero eu).

Sendo assim e por grupo fiquei com:


- Ligação em serie:
- Alimentação a 230v (ca).
- 36 Led´s de 3v/5mm alto brilho.
- 15 mA por grupo.
- 1 Retificador de meia onda 1n4007.
- 1 Resistor com 8.2k aprox.
- 1 capacitor eletrolitico para 145,8v aprox.
- Fio de 0,75 mm2 max 1 mm2
- Comprimento maximo do circuito 20 METROS aprox.

Agora as duvidas:


1 - Uma vez que ao longo do circuito as distancia entre os led´s variam entre os 30cm e 1m, será que é possivel manter este comprimento de 20metros no circuito sem haver quebras de tensão ou de corrente?

2 Imaginando que não ha problema em relação a primeira pergunta, e se eu fizer fechos de interligação entre a molduras com terminais macho/femea de forma a que a moldura fique independente para transporte e montagem sem ter que andar com o grupo de 9 "as costas", será que é possivel fazer sem que haja quebras de tensão ou de corrente?

Agradeço a vossa ajuda se possivel, uma vez que neste momento surgem estas duvidas e tambe antes de comprar os materiais e começar a fazer asneiras.

Obrigado.


APV
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por nelmindo »

Fitas de LEDs já prefabricadas.
12V continuos e até 5m não costuma haver problemas com as quedas de tensão.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por nelmindo »

Fitas de LEDs já prefabricadas.
12V continuos e até 5m não costuma haver problemas com as quedas de tensão.
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

Olá nelmindo!

é verdade. Mas as fitas de led neste caso apresentam demasiadas led´s para o que preciso ou seja é muita luz. Agora as quedas de tensão a partir de 5 metros não podera estar relacionado tambem com a quantidade enorme de leds na fita. Neste caso são apenas 36 leds estão é separados por distancias variaveis entre 30 cm e 1m.
APV
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por nelmindo »

apvalente Escreveu:Olá nelmindo!

é verdade. Mas as fitas de led neste caso apresentam demasiadas led´s para o que preciso ou seja é muita luz. Agora as quedas de tensão a partir de 5 metros não podera estar relacionado tambem com a quantidade enorme de leds na fita. Neste caso são apenas 36 leds estão é separados por distancias variaveis entre 30 cm e 1m.
os 5m eu estava a falar das fitas de LEDs pre-fabricadas. No teu caso, tens que analizar. 36 no pior caso, dá +/-40m queres tu dizer?
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

não. o comprimento maximo por grupo é de 20 metros, e nesses 20 metros estão distribuidos os 36 led´s comdeistancias entre si diferentes. em relação a fita de led´s eu percebi. Obrigado.

Ponho aqui em anexo um esquema simples de como vai ser, pode ser que ajude.
IMG.jpg
APV
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por angel_of_diablo »

apvalente Escreveu:Olá companheiros.
Há pouco tempo um amigo meu fotógrafo pediu me para iluminar molduras para uma exposição fotografica que irá ficar as escuras, apenas as molduras iluminadas interiormente com led´s.

uma vez que me surgiram algumas duvidas importantes, começo por fazer uma descriçao para que possam compreender minimamente o que pretendo fazer e no final as minhas duvidas.

Apôs o desafio fiz algumas pesquisas em busca de ideias, acabei por ficar com apenas 3 hipoteses.
A alimentação feita com baterias:solução que exclui por estas se esgotarem em pouco tempo e a exposição dura um mÊs.
A alimentação poderia ser feita com transforadores de 12v.excluido uma vez que a quantidade de volts é muito superior á disponivel no transformador ou transformadores.

A alimentação terá de ser a 230V (corrente alternada). uma vez que o numero de molduras ascende a 27 e cada uma com 4 led´s de 3v aprox.
Fita de leds excluida uma vez que o orçamento é curto.

fiz os calculos e decidi criar 3 grupos tendo cada grupo 9 molduras interligadas, e esta opção esta relacionada de formaa haver o melhor compromisso possivel com o transporte e volume e tambem ao nivel electrico. (espero eu).

Sendo assim e por grupo fiquei com:


- Ligação em serie:
- Alimentação a 230v (ca).
- 36 Led´s de 3v/5mm alto brilho.
- 15 mA por grupo.
- 1 Retificador de meia onda 1n4007.
- 1 Resistor com 8.2k aprox.
- 1 capacitor eletrolitico para 145,8v aprox.
- Fio de 0,75 mm2 max 1 mm2
- Comprimento maximo do circuito 20 METROS aprox.

Agora as duvidas:


1 - Uma vez que ao longo do circuito as distancia entre os led´s variam entre os 30cm e 1m, será que é possivel manter este comprimento de 20metros no circuito sem haver quebras de tensão ou de corrente?

2 Imaginando que não ha problema em relação a primeira pergunta, e se eu fizer fechos de interligação entre a molduras com terminais macho/femea de forma a que a moldura fique independente para transporte e montagem sem ter que andar com o grupo de 9 "as costas", será que é possivel fazer sem que haja quebras de tensão ou de corrente?

Agradeço a vossa ajuda se possivel, uma vez que neste momento surgem estas duvidas e tambe antes de comprar os materiais e começar a fazer asneiras.

Obrigado.
Olá "apvalente".

Na minha opinião devias ligar os LEDS da seguinte forma:
1) Cada quadro tem 4 LEDS de 3V/20mA ligados em série entre si => 4 leds x 3V = 12V, 20mA;
2) Todos os quadros ligados em paralelo entre si => 27 quadros x 20mA = 540mA = 0,54A, 12V;
3) Fonte de alimentação 230VAC/12VDC 1A (já fica sobredimensionada para mais quadros).
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

Olá Angel of diablo.
É uma opinião a considerar, vou pensar nela e ver o que decido fazer.

Obrigado é uma boa ajuda.

só fiquei mesmo sem ter a certeza absoluta de como calcular a queda de tensão para o comprimento dos 20 metros.
usando a formula da resistencia : R = rô x L
_____
S
Obtenho uma resistencia no comprimento de 20 m para conductor de cobre com secçaõ 1mm2 de cerca de 0,34 Ohms usando claro a resistividade de tabela 0,017 mm2/m.

a partir de aqui ja me perdi um pouco, ou seja este valor devo soma-lo a resistencia total ou subtrai-lo.?
APV
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por jorgemiguel4 »

Para esses LEDs não precisas de te preocupar muito com a queda de tensão. A corrente é muito reduzida...
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

Olá Jorge miguel.
Sim foi a conclusão que cheguei, mas pronto ainda ei de fazer esses calculos correctamente. de qualquer maneira ja surgiu aqui uma ideia do angel of diablo tb boa.

abraço
APV
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por angel_of_diablo »

apvalente Escreveu:Olá Angel of diablo.
É uma opinião a considerar, vou pensar nela e ver o que decido fazer.

Obrigado é uma boa ajuda.

só fiquei mesmo sem ter a certeza absoluta de como calcular a queda de tensão para o comprimento dos 20 metros.
usando a formula da resistencia : R = rô x L
_____
S
Obtenho uma resistencia no comprimento de 20 m para conductor de cobre com secçaõ 1mm2 de cerca de 0,34 Ohms usando claro a resistividade de tabela 0,017 mm2/m.

a partir de aqui ja me perdi um pouco, ou seja este valor devo soma-lo a resistencia total ou subtrai-lo.?
Olá "apvalente".
Outras vantagens de usares os 12VDC são:
1) A segurança na utilização de uma tensão tão baixa;
2) Não precisas de nenhuma caixa para colocares o conversor AC/DC;
3) Não precisas de componentes extras além dos LEDS, fonte de alimentação e cabo.

Quanto à Queda de Tensão.
Tens o seguinte tópico sobre o assunto:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 3o#p103190

Para o teu caso:
Qdt = 2 x I x R
Qdt = 2 x 0,54(A) x (0,017*20/1) = 0,37V

Normalmente o Ró é para 30ºC, mas para o que é, podes usar o Ró para 20ºC que é o que indicaste.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por apvalente »

Estou esclarecido!
Mais uma vez obrigado pela ajuda e participação.

Espero que mais alguem tambem possa usufruir da informação.

Obrigado a todos.
APV
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: projecto com led´s - 230v

Mensagem por justme »

Boas,

penso já vir um pouco atrasado para o Apvalente, no entanto nao deixarei de fazer o meu comentario pois poderá ainda ser util para outras situações semelhantes.

A ideia do Angel de dividir as series de leds por cada quadro é boa e tambem a que eu adotaria.
Para alem das vantagens ja apontadas, ha tambem a de, caso algum dos leds avariar deixando o circuito aberto, apenas um quadro ficaria apagado.

No entanto há uma questão a salientar: Leds não são lampadas e portanto não se podem ligar simplesmente em serie calculando a queda de tensão total e pondo uma fonte de alimentaçao de acordo com essa Q.D.T. .Deve ser sempre colocada uma resistencia limitadora em cada serie, caso contrario os leds fundir-se-ao.

Um abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”