Programar centralinas e airbags

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Programar centralinas e airbags

Mensagem por BLima »

Viva!

Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros? Ou seja, fazer reset a immo, airbag, etc.

E também para reprogramar EEPROM's de ECU.

Obrigado,
Bruno


Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por jaimereis »

boas

é outro ramo, mais de mecatronica....

terá que usar software compativel com CanBus ou CanOpen, na net poderá fazer download de algum software free, mas, para ter acesso a certos menus das centraline terá que ser pago...

terá que ter um conversor do tipo OBD2, no ebay poderá encontrar à venda com cd de software, limitado, mas com bastantes funcionalidades...

vasculhe na net por fóruns da especialidade, principalmente ingleses....
Jaime Reis
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por quero aprender »

depende da marca do carro ...
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom...

pode também arranjar informações bastante uteis em fórum da marca do seu carro ...

qual é a marca do Ferrari ?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por BLima »

Viva malta!

Ando a perguntar às pessoas que tipo de softwares usam para a reprogramação de centralinas, ou seja, alteração do mapa de potência do motor.

Outra situação é quando amigos meus vão buscar à sucata centralinas usadas (ECU, airbag), precisam de as colocar nos seus carros mas o sistema bloqueia por incompatibilidade de códigos.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por jaimereis »

é aquilo que lhe disse, depois de ligado no carro, usando a ligação OBD2, tem que validar o novo elemento, primeiro apaga o que existe e depois adiciona outro, cada modulo tem um endereço...e esse endereço é validado na rede bus....mas só com o software proprio...que existem varios na net......por razões obvias não lhe posso dizer onde procurar....(entenda-se , legais)
Jaime Reis
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por quero aprender »

BLima Escreveu:Viva malta!

Ando a perguntar às pessoas que tipo de softwares usam para a reprogramação de centralinas, ou seja, alteração do mapa de potência do motor.

Outra situação é quando amigos meus vão buscar à sucata centralinas usadas (ECU, airbag), precisam de as colocar nos seus carros mas o sistema bloqueia por incompatibilidade de códigos.
leu isto ?

depende da marca do carro ...
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom..

pode também arranjar informações bastante uteis em fórum da marca do seu carro ...

qual é a marca do Ferrari ?

dei-lhe um exemplo do grupo vag ... agora só teria que dizer qual a marca do carro em questão ...
pelo reafirmar da sua pergunta já vi que não leu ... mas ok
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por BLima »

Bom dia Quero aprender!

Estamos a falar de coisas diferentes. O software que refere serve para aceder a informação de sensores e actuadores que existem no carro. O que eu pretendo, é algo mais especifico, que lida directamente com a centralinas e respectivas CPU's no interior delas. É para manipular directamente as EEPROM's.

Não é para o meu Ferrari, mas sim para uma diversidade deles. O que me aparecer das pessoas!

quero aprender Escreveu:
BLima Escreveu:Viva malta!

Ando a perguntar às pessoas que tipo de softwares usam para a reprogramação de centralinas, ou seja, alteração do mapa de potência do motor.

Outra situação é quando amigos meus vão buscar à sucata centralinas usadas (ECU, airbag), precisam de as colocar nos seus carros mas o sistema bloqueia por incompatibilidade de códigos.
leu isto ?

depende da marca do carro ...
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom..

pode também arranjar informações bastante uteis em fórum da marca do seu carro ...

qual é a marca do Ferrari ?

dei-lhe um exemplo do grupo vag ... agora só teria que dizer qual a marca do carro em questão ...
pelo reafirmar da sua pergunta já vi que não leu ... mas ok
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por quero aprender »

será ?
dei o exemplo do vagcom , no vagcom , pode-se fazer tudo no carro desde apagar erros * originados de peças avariadas como centralinas * colocar quadrantes a zero ,´a VW não tem mais nenhum programa para o que o amigo quer ...

mas torno a trifisar o que já disse , é ir a um fórum da marca do seu carro que com toda a certeza que encontra lá o programa e resposta ...

na VW é o VAGCOM para tudo

um programa para multimarcas vai ser complicado ...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por jaimereis »

caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...

caro Blima...o que o amigo quer é outro campeonato....estamos a falar de software muito especifico, para não falar em hardware mais especifico ainda...e aqui é que porca torce o rabo, pois esse material é de exclusividade do fabricante, não do automovel mas sim do circuito integrado, dificilmente se encontrará "por aì"....
...tente, como já lhe disse anteriormente em foruns ingleses...mas parece dificil..
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por BLima »

Viva!

Vou colocar a minha questão de outra forma: O que acham do software/hardware carprog? Já trabalharam com ele?

http://www.codecard.lt/carprog/carprog- ... d_344.html
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por quero aprender »

jaimereis Escreveu:caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...
vou dar como exemplo a pergunta do autor do tópico :

Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros?

imaginamos que o autor do tópico tem para alteração um seat Ibiza do aço e quer colocar-lhe uma centralina também do aço mas de um Ibiza cupra ...
com o vagcom é só programar a nova centralina e o carro fica a bombar ...
claro que está programação não é para todos ... há muitos que dizem que sabem fazer , mas na verdade poucos o sabem fazer corretamente ...
e já estou a dar um exemplo de limite ...
agora por exemplo um Ibiza a centralina avariou e vai-se a sucata buscar outra da mesma versão do carro , isto hoje em dia é feito com a maior normalidade com o tal programa vagcom ...
mais ... apagar erros , anular ou repor funções isso é feito no programa que falei e estou a dar exemplo o grupo VAG...

mais isto que eu falei NÃO se consegue fazer com o tal softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas , não !!!
esses softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas é para coisitas básicas ...
e o comprovar disso é falarem com as casas de repros e alterações , que eles confirmam isto que vos digo ...

como disse , se é esta a questão do autor do tópico , esta a realidade , para coisas básicas software básico para coisas mais detalhas programa da marca ...

https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 66&bih=650

https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 2&tbm=isch

há e em relação a :
CanBus, e o interface de ligação é o OBD2

há muito que os carros já usam disto... e por isso ter falado num outro tópico de relés ...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por Mário »

Boas

Os sistemas usuais que andam para aí à solta para os automóveis, não é mais que uma consola de comando.

O que Blima quer é outra coisa.

Por exemplo:
Se uma centralina (bsi, cdi etc..) tem uma determinada rampa de potencia na 2 velocidade e queres alterar o debito, ou temperatura de funcionamento do motor ou caudal de admissão, é com um programa especifico para programação, alguns trabalham em Basic, tem-se alguns casos no grupo Vag, o mesmo motor e toda a mecânica e electrónica com 105, 110, 115 CV ou 130, 140, 150 CV isto consegue-se com alteração da programação da chamada centralina (bsi, cdi depende da marcas), e na Citroen -Peugeot 90, 100 110 CV dependo modelo do veiculo, se comercial ou passageiros.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por jaimereis »

quero aprender Escreveu:
jaimereis Escreveu:caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...
vou dar como exemplo a pergunta do autor do tópico :

Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros?

imaginamos que o autor do tópico tem para alteração um seat Ibiza do aço e quer colocar-lhe uma centralina também do aço mas de um Ibiza cupra ...
com o vagcom é só programar a nova centralina e o carro fica a bombar ...
claro que está programação não é para todos ... há muitos que dizem que sabem fazer , mas na verdade poucos o sabem fazer corretamente ...
e já estou a dar um exemplo de limite ...
agora por exemplo um Ibiza a centralina avariou e vai-se a sucata buscar outra da mesma versão do carro , isto hoje em dia é feito com a maior normalidade com o tal programa vagcom ...
mais ... apagar erros , anular ou repor funções isso é feito no programa que falei e estou a dar exemplo o grupo VAG...

mais isto que eu falei NÃO se consegue fazer com o tal softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas , não !!!
esses softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas é para coisitas básicas ...
e o comprovar disso é falarem com as casas de repros e alterações , que eles confirmam isto que vos digo ...

como disse , se é esta a questão do autor do tópico , esta a realidade , para coisas básicas software básico para coisas mais detalhas programa da marca ...

https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 66&bih=650

https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 2&tbm=isch

há e em relação a :
CanBus, e o interface de ligação é o OBD2

há muito que os carros já usam disto... e por isso ter falado num outro tópico de relés ...


caro amigo....

o software de que fala , não é mais que um software de diagnostico, neste caso dedicado ao Grupo Volkswagen, mas existem outros com as mesmas funções, por exemplo a Bosch tem um...tal como outros fabricantes....

...agora o acesso e actualizações, tem a ver com as licenças...que são pagas....se adquirir o da Bosch e pagar a licença Volkswagen tem exactamente tudo o que tem no da VAG-COM....ou compra o VAG-COM e já tem acesso às viaturas Volkswagen, ou compra por exemplo Bosch, e depois as licenças Volkswagen, Renault, Peugeout, BMW, as que quiser...

...como diz o Mário, ou se compra em CD e se instala num portatil, ou se pode adquirir uma consola de ligação directa....existem já fabricantes que disponibilizam software para tablets (iOS ou Android) com interface via Bluetooth para a ligação OBD2....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Programar centralinas e airbags

Mensagem por quero aprender »

Mário Escreveu:Boas

O que Blima quer é outra coisa.
mas então a pergunta não pode ser esta :

Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros?

porque para a pergunta a resposta dada como exemplo ( vw ) é mais que suficiente , é o usado pelas casa de repros e outras.

quantos aos softwares , não vamos entrar aqui um diz uma coisa outro diz outra ...
mas dou o meu carro como exemplo , fui a uma oficina dessas multimarcas e diagnostico injetor marado ...
o carro teve que ir à marca por causa da bomba injetora , erros 0 ...
ainda perguntei do injetor ... resposta do mecânico e passo a citar :

essas maquinas e programas fazem milagres - fim de citação.
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”