interruptor antes ou depois do transformador?

Responder
eduardonoronha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2011, 17:34

interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por eduardonoronha »

Boas,
peço desculpa pela minha ignorância, mas aproveito pra tentar esclarecer uma coisa que preciso de resolver.
Estou a usar um transformador da Farnell CL700S-240-C para ligar uma barra de leds de alta potência.
Como já queimei dois transformadores, gostava de esclarecer se posso ligar o interruptor depois do transformador.

Neste momento estou a testar com o interruptor antes do transformador e está tudo ok, mas eu preciso que o interruptor fique depois do transformador (por causa da estrutura do candeeiro que vai suportar isto tudo) e quando testei, os leds acenderam, mas quando desligo e volto a ligar novamente o interruptor os leds não reacendem.

Alguém pode dar uma dica?

Obrigado desde já.
Eduardo


Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por asubida »

Boa tarde!
De acordo com as boas práticas, e não só, o interruptor deve ficar antes do transformador que neste caso faz parte do ponto de consumo se bem entendi a sua descrição porque :
1 - Mesmo com os LED's desligados o transformador tem o consumo base (de perdas) e estando sempre ligado, aquece contribuindo para uma degradação precoce.
2 - Esse consumo mesmo baixo se continuado pode dar somas anuais consideráveis
3 - A protecção contra acidentes eléctricos (descargas atmosféricas , sobretensões e outros) só está garantida com o circuito primário desligado.

O "transformador" que refere no seu POST não é um transformador no sentido técnico do termo é uma unidade de alimentação tipo fonte comutada ver dados em http://pt.farnell.com/harvard/cl700s-24 ... dp/1761445 . É um LED Driver e tem um limite de potência de 33W.

Outra coisa que relata no seu POST é que já se "queimaram" dois transformadores. Isto é comum nos transformadores verdadeiros e tem como causa o facto do consumo da barra de LED's gerar elevada potência de harmónicos (frequências múltiplas dos 50Hz) para os quais os enrolamentos do transformador e mesmo o núcleo não estão preparados, gerando-se nos enrolamentos sobretensões e correntes fora dos valores nominais se o transformador foi apenas escolhido para uma potência semelhante à da barra de LED's. É habitual termos de "desclassificar" potência do transformador por um factor de pelo menos 2 (ou seja sobredimensionar o trf para 2 vezes a potência necessária) para minimizar este problema.
Verifique se o "transformador canta" (som audivel e arranhado) com a potência da barra de LED's semelhante ao seu valor nominal. Isto é sinal de necessidade de um "transformador" de maior potência ou eventualmente de uma filtragem eficaz.
Portanto, todo o consumidor exclusivamente electrónico deve ser complementado com sistemas de filtragem e correcção do factor de potência que neste caso até pode ser fortemente capacitivo. Segundo as especificações este equipamento até tem correcção automática do factor de potência pelo que suspeito apenas de excesso de consumo dos LED's

Sobre o tema dos problemas causados por consumidores electrónicos, veja em Tutoriais o meu tutorial sobre MT no tema "Qualidade da energia eléctrica".
Espero ter sido útil

Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
eduardonoronha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2011, 17:34

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por eduardonoronha »

Caro António Subida,

Desde já obrigado pela sua resposta e pela brevidade da mesma. Como foi a minha estreia neste foruns confesso que não estava à espera de uma resposta tão consubstanciada e tão rápida.

Obrigado pela dica da fonte de alimentação, e confirmo que não se verifica qualquer tipo de ruido vindo da fonte.

A minha pergunta, face ao que explicou anteriormente, é se posso (e como) usar um interruptor depois da fonte de alimentação. Ou seja, entre a fonte e os leds, já que a estrutura do candeeiro de pé, não permite usar o interruptor antes, a não ser que fosse um de pé (que eu preferia não usar).

Muito obrigado por tudo.

Atenciosamente
Eduardo Noronha
asubida Escreveu:Boa tarde!
De acordo com as boas práticas, e não só, o interruptor deve ficar antes do transformador que neste caso faz parte do ponto de consumo se bem entendi a sua descrição porque :
1 - Mesmo com os LED's desligados o transformador tem o consumo base (de perdas) e estando sempre ligado, aquece contribuindo para uma degradação precoce.
2 - Esse consumo mesmo baixo se continuado pode dar somas anuais consideráveis
3 - A protecção contra acidentes eléctricos (descargas atmosféricas , sobretensões e outros) só está garantida com o circuito primário desligado.

O "transformador" que refere no seu POST não é um transformador no sentido técnico do termo é uma unidade de alimentação tipo fonte comutada ver dados em http://pt.farnell.com/harvard/cl700s-24 ... dp/1761445 . É um LED Driver e tem um limite de potência de 33W.

Outra coisa que relata no seu POST é que já se "queimaram" dois transformadores. Isto é comum nos transformadores verdadeiros e tem como causa o facto do consumo da barra de LED's gerar elevada potência de harmónicos (frequências múltiplas dos 50Hz) para os quais os enrolamentos do transformador e mesmo o núcleo não estão preparados, gerando-se nos enrolamentos sobretensões e correntes fora dos valores nominais se o transformador foi apenas escolhido para uma potência semelhante à da barra de LED's. É habitual termos de "desclassificar" potência do transformador por um factor de pelo menos 2 (ou seja sobredimensionar o trf para 2 vezes a potência necessária) para minimizar este problema.
Verifique se o "transformador canta" (som audivel e arranhado) com a potência da barra de LED's semelhante ao seu valor nominal. Isto é sinal de necessidade de um "transformador" de maior potência ou eventualmente de uma filtragem eficaz.
Portanto, todo o consumidor exclusivamente electrónico deve ser complementado com sistemas de filtragem e correcção do factor de potência que neste caso até pode ser fortemente capacitivo. Segundo as especificações este equipamento até tem correcção automática do factor de potência pelo que suspeito apenas de excesso de consumo dos LED's

Sobre o tema dos problemas causados por consumidores electrónicos, veja em Tutoriais o meu tutorial sobre MT no tema "Qualidade da energia eléctrica".
Espero ter sido útil

Saudações
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por asubida »

Boa noite,
Estive a tentar descobrir descobrir razões para os LED's não acenderem se for usado um interruptor na saída do alimentador. Em princípio um alimentador de LED's ("LED Driver") é um dispositivo que se comporta como uma fonte de corrente constante e não como uma fonte de tensão constate como são a maioria das fontes de alimentação comutadas. O seu LED driver tem uma tensão de saída em circuito aberto de 55V e uma corrente de saída de 350mA igual à dos outros alimentadores da Farnell da mesma série comutável para 700mA
http://pt.farnell.com/jsp/search/result ... equestid=1
Segundo a folha de características em inglês "The well regulated output current will typically power a series string of between 3 and 12 LEDs with a 1W to 3W rating up to a combined forward voltage of 48V."
Portanto tem de ver se os LED's do seu candeeiro têm a sua tensão de funcionamento e corrente de funcionamento dentro destes parâmetros pois em caso de clara desadaptação o aparelho tem um disjuntor térmico que actua aos 110º e poderá ser esse o caso de não deixar reacender os LED após desligar o interruptor precisava de saber mais dados dos LED para poder opinar algo mais. No caso de não ter dados dos LED meça a tensão aos seus terminais com eles ligados e veja se cai dentro dos limites do alimentador.
PF Veja se os outros alimentadores da Farnell referenciados no link acima são mais adequados para os seus LED.
Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
eduardonoronha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2011, 17:34

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por eduardonoronha »

Olá António,

Uma vez mais, muito obrigado pela sua resposta.
Vou deixar em anexo uma imagem (1.jpg) com o esquema que pretendo usar. Reproduzi os sinais positivos e negativos porque não sei se poderá ter alguma influência.

Se tiver alguma sugestão para eu conseguir ligar conforme o esquema, agradeço-lhe desde já.

Quanto à barra de leds que estou a usar, foi comprada na globaltronic para fazer este teste, e foi lá que sugeriram usar esta fonte de alimentação. Estou a pensar passar lá para pedir ajuda, mas como sei que as empresas não podem perder muito tempo com clientes como eu, estou a tentar resolver o problema por aqui.

Cumprimentos,
Eduardo
asubida Escreveu:Boa noite,
Estive a tentar descobrir descobrir razões para os LED's não acenderem se for usado um interruptor na saída do alimentador. Em princípio um alimentador de LED's ("LED Driver") é um dispositivo que se comporta como uma fonte de corrente constante e não como uma fonte de tensão constate como são a maioria das fontes de alimentação comutadas. O seu LED driver tem uma tensão de saída em circuito aberto de 55V e uma corrente de saída de 350mA igual à dos outros alimentadores da Farnell da mesma série comutável para 700mA
http://pt.farnell.com/jsp/search/result ... equestid=1
Segundo a folha de características em inglês "The well regulated output current will typically power a series string of between 3 and 12 LEDs with a 1W to 3W rating up to a combined forward voltage of 48V."
Portanto tem de ver se os LED's do seu candeeiro têm a sua tensão de funcionamento e corrente de funcionamento dentro destes parâmetros pois em caso de clara desadaptação o aparelho tem um disjuntor térmico que actua aos 110º e poderá ser esse o caso de não deixar reacender os LED após desligar o interruptor precisava de saber mais dados dos LED para poder opinar algo mais. No caso de não ter dados dos LED meça a tensão aos seus terminais com eles ligados e veja se cai dentro dos limites do alimentador.
PF Veja se os outros alimentadores da Farnell referenciados no link acima são mais adequados para os seus LED.
Saudações
Anexos
esquema de ligação
esquema de ligação
1.jpg (119.38 KiB) Visto 3236 vezes
sergio1020881
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 14 jul 2013, 14:19

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por sergio1020881 »

É um transformador ou uma fonte de corrente ??, não confundir as coisas.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: interruptor antes ou depois do transformador?

Mensagem por helioneves »

Desculpem a minha ignorância, mas esse tipo de fontes, quando a corrente da carga é superior ao dado pelo fabricante, não costumam ter um abaixamento da tensão ( dentro de certos limites, tanto a tensão, como a corrente para sobrecargas pouco expressivas )? É que tenho a ideia que a fonte só queima em casos extremos...
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”