Apresentação
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
Re: Apresentação
Gostei da sua resposta, principalmente por ter sido franca e honesta. Se eu tivesse dado ouvidos ao tal professor naquele dia, teria mandado a faculdade às urtigas nesse instante e teria ido tirar o curso no ISEC onde seguramente teria aprendido a meter a "mão na massa" [ o que infelizmente na universidade não ensinam a fazer - pelo menos, a mim não ensinaram... ] coisa que eu mais gosto de fazer... resultado, dez anos da minha vida perdidos muito provavelmente por causa disso mesmo, se calhar por estar a tentar tirar um curso num sitio demasiado "teórico" sendo eu um tipo mais "prático"... enfim, quem nunca errou, que atire a primeira pedra...
Em relação ao exemplo que deu, tem aí a prova que a [ grande ] maioria das "avarias" são a nível "mecânico", isto é, envolvendo partes "móveis"... tem graça, isto foi uma coisa que um professor lá me disse logo no primeiro ano em "sistemas digitais"... irónico, né? mas não me arrependo de todo do tempo que lá perdi; à conta de lá estar, aprendi outras coisas [ e com outras pessoas ] que doutro modo não teria tido oportunidade de aprender se lá não tivesse estado... [ deve haver uma teoria filosófica qualquer que defende este tipo de pensamentos às tantas... ] já Einstein dizia que "O valor de uma educação universitária não está na aprendizagem de muitos factos, mas no treino da mente para pensar" [ mais que não seja pelo contacto com outras mentes do mesmo nível ]...
Em relação ao exemplo que deu, tem aí a prova que a [ grande ] maioria das "avarias" são a nível "mecânico", isto é, envolvendo partes "móveis"... tem graça, isto foi uma coisa que um professor lá me disse logo no primeiro ano em "sistemas digitais"... irónico, né? mas não me arrependo de todo do tempo que lá perdi; à conta de lá estar, aprendi outras coisas [ e com outras pessoas ] que doutro modo não teria tido oportunidade de aprender se lá não tivesse estado... [ deve haver uma teoria filosófica qualquer que defende este tipo de pensamentos às tantas... ] já Einstein dizia que "O valor de uma educação universitária não está na aprendizagem de muitos factos, mas no treino da mente para pensar" [ mais que não seja pelo contacto com outras mentes do mesmo nível ]...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

Nem de propósito, encontrei isto:
Einstein.
Adivinhem quem é o autor...School failed me, and I failed the school. It bored me. The teachers behaved like Feldwebel (sergeants). I wanted to learn what I wanted to know, but they wanted me to learn for the exam. What I hated most was the competitive system there, and especially sports. Because of this, I wasn't worth anything, and several times they suggested I leave.
Einstein.
- Mestre Verde
- Curioso

- Registado: 08 fev 2026, 20:08
- Profissão: Estudante Universitário
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Bem, sendo sincero, desde que vim para a universidade melhorei bastante os meus conhecimentos de matemática, física e também de algumas áreas da mecânica.
Gostei bastante de uma disciplina que tive no CTeSP chamada Ciência dos Materiais, porque me apresentou algo que nunca tinha explorado na área da eletricidade: as propriedades elétricas dos materiais .(com excessão da segunda lei de Ohm)
Foi nessa disciplina que tive contacto com conceitos como a condutividade, a velocidade de deriva, o primeiro conceito de campo elétrico (E em V/m) e também a **teoria das bandas**, que é muito importante para compreender bem as junções PN.
Tive ainda uma introdução à fibra ótica e ao fenómeno das reflexões. Estudámos também uma parte relacionada com os materiais e o seu poder de oxidação, bem como a forma de calcular a **tensão de uma bateria** a partir dos materiais que a constituem.
Foi, sem dúvida, uma disciplina muito informativa e que me deu uma nova perspetiva sobre a eletricidade e os materiais.
Gostei bastante de uma disciplina que tive no CTeSP chamada Ciência dos Materiais, porque me apresentou algo que nunca tinha explorado na área da eletricidade: as propriedades elétricas dos materiais .(com excessão da segunda lei de Ohm)
Foi nessa disciplina que tive contacto com conceitos como a condutividade, a velocidade de deriva, o primeiro conceito de campo elétrico (E em V/m) e também a **teoria das bandas**, que é muito importante para compreender bem as junções PN.
Tive ainda uma introdução à fibra ótica e ao fenómeno das reflexões. Estudámos também uma parte relacionada com os materiais e o seu poder de oxidação, bem como a forma de calcular a **tensão de uma bateria** a partir dos materiais que a constituem.
Foi, sem dúvida, uma disciplina muito informativa e que me deu uma nova perspetiva sobre a eletricidade e os materiais.
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
- Mestre Verde
- Curioso

Sem dúvidade que Albert foi um dos melhores cientistas da nossa história, mas eu gosto mais do Pai da Eletrecidade o Sr. Faraday , humilde até ao fim e mente independente. Homem muito prático.
-
helioneves
- Electricista de 2ª

no que toca à humildade, há que ter cuidado com ela, pois, como disse o Mourinho há uns anos, se passamos a vida a ser humildes, respondendo sempre que quando acertamos foi sorte e não por saber, e então os outros acabarão por achar que afinal não termos valor algum e não nos darão o retorno que merecemos... portanto, ser humilde, mas qb...
quanto à aprendizagem da teoria, é sobrevalorizada... insistir muito em saber como funciona um transístor, não aquece nem arrefece em relação às possibilidades do uso dele em circuitos... para mim, isso é que crucial, saber como podem ser usados para diferentes fins... por exemplo, quando tive eletrónica I, o professor passou a maior parte do semestre a bater na tecla das bases teóricas, e quando viu o tempo a esgotar-se, "despachou" a parte que, na minha opinião, ele devia ter dedicado mais tempo... ainda hoje tenho dificuldades em saber trabalhar com FETs precisamente por isso, porque ele deu essa parte em menos de duas semanas ( só para não dizerem que tinha ficado por dar... ) ora , toda a gente sabe que os FETs e suas variantes são os que mais aplicações têm em comparação com os "básicos" BJTs... resumindo, uma grande "lacuna" no meu conhecimento... e por culpa do desgraçado do docente...
quanto à aprendizagem da teoria, é sobrevalorizada... insistir muito em saber como funciona um transístor, não aquece nem arrefece em relação às possibilidades do uso dele em circuitos... para mim, isso é que crucial, saber como podem ser usados para diferentes fins... por exemplo, quando tive eletrónica I, o professor passou a maior parte do semestre a bater na tecla das bases teóricas, e quando viu o tempo a esgotar-se, "despachou" a parte que, na minha opinião, ele devia ter dedicado mais tempo... ainda hoje tenho dificuldades em saber trabalhar com FETs precisamente por isso, porque ele deu essa parte em menos de duas semanas ( só para não dizerem que tinha ficado por dar... ) ora , toda a gente sabe que os FETs e suas variantes são os que mais aplicações têm em comparação com os "básicos" BJTs... resumindo, uma grande "lacuna" no meu conhecimento... e por culpa do desgraçado do docente...
- Mestre Verde
- Curioso

Recomendo estudar os transístores de efeito de campo (FET) pensando no sentido real da corrente (− → +), ou seja, no movimento dos eletrões em direção aos buracos, para perceber como funcionam verdadeiramente.
Depois, tente — embora isso possa causar alguma confusão (até eu às vezes ainda me baralho
) — analisar circuitos no sentido convencional (+ → −), isto é, dos buracos para os eletrões.
Isto cria alguma confusão porque é estranho pensar num FET como um transístor “normal”, já que o seu funcionamento é diferente: o FET é controlado por tensão, enquanto o outro é controlado por corrente.
A teoria das bandas é bastante importante para compreender bem estes conceitos. Deixo aqui um vídeo que considero muito bom para ajudar nessa compreensão:
Apesar que também deve se lembrar que a cargas opostas atraem-se e iguais repulsam-se
Concordo também com o seu ponto, pois nem toda a gente dispõe do mesmo tempo para compreender uma matéria.
Vou contar a minha experiência:
Ora eu no inicio estava a aprender lá na parte pratica a montar circuitos simples com contactores, lâmpadas, disjuntores e temporizadores. Mas eu não compreendia como aquilo funcionava, nem percebia como se montava pelos esquemas.
Só depois de cerca de dois meses — e com muita reflexão — comecei a perceber melhor os conceitos. A partir daí, a aprendizagem tornou-se muito mais fácil e consistente.
Depois, tente — embora isso possa causar alguma confusão (até eu às vezes ainda me baralho
Isto cria alguma confusão porque é estranho pensar num FET como um transístor “normal”, já que o seu funcionamento é diferente: o FET é controlado por tensão, enquanto o outro é controlado por corrente.
A teoria das bandas é bastante importante para compreender bem estes conceitos. Deixo aqui um vídeo que considero muito bom para ajudar nessa compreensão:
Apesar que também deve se lembrar que a cargas opostas atraem-se e iguais repulsam-se
Concordo também com o seu ponto, pois nem toda a gente dispõe do mesmo tempo para compreender uma matéria.
Vou contar a minha experiência:
Ora eu no inicio estava a aprender lá na parte pratica a montar circuitos simples com contactores, lâmpadas, disjuntores e temporizadores. Mas eu não compreendia como aquilo funcionava, nem percebia como se montava pelos esquemas.
Só depois de cerca de dois meses — e com muita reflexão — comecei a perceber melhor os conceitos. A partir daí, a aprendizagem tornou-se muito mais fácil e consistente.
- Mestre Verde
- Curioso

Se quiser, eu não me importo de lhe explicar como funcionam os FETs e os MOSFETs

-
helioneves
- Electricista de 2ª

obrigado pela disponibilidade!
mas antes tenho de pedir um orçamento, pode dar-se o caso de não ter $$$ suficiente para custear a aprendizagem...
se bem que olhando para a sua assinatura, e pensando melhor, se calhar, seria mais útil e proveitoso ter antes umas aulas de mecatrónica, isto se estiver disponivel para isso...
calculo que, 24 anos passados, muita coisa tenha mudado entretanto... :snif:
mas antes tenho de pedir um orçamento, pode dar-se o caso de não ter $$$ suficiente para custear a aprendizagem...
se bem que olhando para a sua assinatura, e pensando melhor, se calhar, seria mais útil e proveitoso ter antes umas aulas de mecatrónica, isto se estiver disponivel para isso...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

em relação ao seu comentário, à primeira parte, não há muito a dizer sobre isso; quem é responsável por ensinar a parte da "iniciação" de uma matéria, costuma ter dificuldade em "entronizar" os alunos na arte... faz-me lembrar o professor de automação industrial, quando chegou à parte dos actuadores pneumáticos, assumiu perante os alunos que "agora vai ser difícil entender esta parte para aqueles que nunca tiveram contacto com isto" e lá foi dando aquilo com jeitinho... e eu a "secar", deserto que ele passasse à frente na matéria para dar aquilo que eu realmente queria aprender ( a parte dos automatismos em si, das soluções mecânicas para rodar, agarrar, estabilizar, transportar, manipular...) ... resultado, tal como no caso do docente de eletrónica que eu falei no outro dia, perdeu muito tempo a dar essa parte, e o resto foi dado à pressa, a "despachar", para cumprir calendário e lá fiquei eu outra a vez a arder... 
regra geral, no fim de termos a "bagagem" suficiente para seguir "viagem" ( quando eu digo bagagem refiro-me a "pressupostos" e "requisitos" em termos de conhecimento ), o resto vem [ quase ] por acréscimo... ou, como diz o povo, "só custa é começar"...
regra geral, no fim de termos a "bagagem" suficiente para seguir "viagem" ( quando eu digo bagagem refiro-me a "pressupostos" e "requisitos" em termos de conhecimento ), o resto vem [ quase ] por acréscimo... ou, como diz o povo, "só custa é começar"...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

Em relação aos FETs, aquilo não se resume a uma tensão "negativa" aplicada para "estrangular" o canal de condução , variando assim a "condutibilidade" do transístor? Regra geral, não costuma ser: quanto maior a tensão "negativa", maior o "estrangulamento" do canal de condução, menor a "condutibilidade"? Uma comparação ( em termos qualitativos ) não será, tipo um "peso" a esmagar um fio condutor? Quanto maior a tensão "inversa", maior a "pressão" sobre o fio?
Agora só falta "fazer as contas" como diria o Guterres... mas esse chegou a secretário geral da onu e mais não sabia fazer contas... imaginem onde não chegaria se as soubesse fazer...
Agora só falta "fazer as contas" como diria o Guterres... mas esse chegou a secretário geral da onu e mais não sabia fazer contas... imaginem onde não chegaria se as soubesse fazer...
- Mestre Verde
- Curioso

Sou daquelas pessoas que acredita que o conhecimento deve ser partilhado gratuitamente. No fim das contas, ambos saímos a ganharhelioneves Escreveu: 21 mar 2026, 10:52 obrigado pela disponibilidade!
se bem que olhando para a sua assinatura, e pensando melhor, se calhar, seria mais útil e proveitoso ter antes umas aulas de mecatrónica, isto se estiver disponivel para isso...calculo que, 24 anos passados, muita coisa tenha mudado entretanto... :snif:
Digo também por experiência própria: a menos que tenha muita sanidade mental
- Mestre Verde
- Curioso

Nos FETs temos dois tipos de canais:helioneves Escreveu: 21 mar 2026, 11:46 Em relação aos FETs, aquilo não se resume a uma tensão "negativa" aplicada para "estrangular" o canal de condução , variando assim a "condutibilidade" do transístor? Regra geral, não costuma ser: quanto maior a tensão "negativa", maior o "estrangulamento" do canal de condução, menor a "condutibilidade"? Uma comparação ( em termos qualitativos ) não será, tipo um "peso" a esmagar um fio condutor? Quanto maior a tensão "inversa", maior a "pressão" sobre o fio?
Agora só falta "fazer as contas" como diria o Guterres... mas esse chegou a secretário geral da onu e mais não sabia fazer contas... imaginem onde não chegaria se as soubesse fazer...![]()
- Canal do tipo P - buracos nos níveis atómicos(cargas positivas)
- Canal do tipo N - eletrões livres (cargas negativas)
Quando dizemos que um FET é de canal N é porque a parte central é do tipo N e vice versa.
Você pode ver um FET como uma resistência variável por tenção.
A sua pergunta, leva-nos para o FET de canal N: Aqui, para controlar-mos a corrente que passa da Drain para a Surce, temos de controlar a tenção na Gate.Em relação aos FETs, aquilo não se resume a uma tensão "negativa" aplicada para "estrangular" o canal de condução , variando assim a "condutibilidade" do transístor?
Dependendo do FET ele pode ser:
- Depleção (Depletion-mode FET) – normalmente ligado:
- Sem tenção na gate, o canal conduz → resistência baixa.
- Enriquecimento (Enhancement-mode FET) – normalmente desligado:
- Sem tensão na gate, o canal praticamente não conduz → resistência alta.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
- Mestre Verde
- Curioso

*Polarização negativa da fonte na gate.
perdão
Como o Guterres muitos outros em outros sítios kkkkkkkk. Como é que é possível o Povo por essa gente em tamanhos cargos....
perdão
Como o Guterres muitos outros em outros sítios kkkkkkkk. Como é que é possível o Povo por essa gente em tamanhos cargos....
-
helioneves
- Electricista de 2ª

Nada dessas 3 coisas me assusta; tirei engenharia electrotecnica, mas se não tivesse tirado nessa área, teria sido em mecânica, coisa que também me safo [ muito ] bem, mas mais na verdadeira aceção da palavra, talvez pela minha facilidade em imaginar e visualizar as peças no espaço e em movimento ( daí eu dizer sempre que nunca seria um bom engenheiro, pois sou muito mau com números - ao contrário do que se espera de um verdadeiro engenheiro { toda a gente fica de boca aberta como é que eu então tirei engenharia... } - mas bom em avaliações qualitativas ); programar [ também ] veio no "pacote" - foram as minhas segundas melhores notas, juntamente com eletrónica ( apesar do "deficit" das aulas que já falei antes ) - e mecatrónica foi justamente a melhor ao lado de CEM... tenho dificuldade em "empinar" teoria; é muito mais fácil para mim fazer "extrapolação" - a partir do que já sei, chegar a novos pontos... peço desculpa a quem ler isto [ e ao administrador do site ], que pode estar a pensar que isto é um blog em que cada um larga as suas mágoas, e não é para isso que este fórum deve servir...Mestre Verde Escreveu: 23 mar 2026, 20:51 Sou daquelas pessoas que acredita que o conhecimento deve ser partilhado gratuitamente. No fim das contas, ambos saímos a ganhar— o senhor aprofunda conhecimentos sobre a família dos FET e MOSFET, e eu ganho experiência a ensinar, além de organizar melhor as minhas ideias ao explicá-las.
Digo também por experiência própria: a menos que tenha muita sanidade mental, pense duas vezes antes de ir para mecatrónica.É literalmente a junção de eletrónica, mecânica e programação, ou seja, muita matéria ao mesmo tempo, o que pode ser bastante exigente.
Back to topic; perguntas directas:
- se eu deixar o terminal "gate" sem ligação, como se comporta um FET?
- tal como com um BJT, quais são as "equações" de funcionamento a considerar? na análise em DC e em AC?
- se dizem que um FET pode suportar tensões mais elevadas que um BJT, porque é então mais "sensível" no que toca a descargas electroestáticas?
-
helioneves
- Electricista de 2ª

Tal como o José Sócrates teve uma maioria absoluta apenas porque o povo não queria o Santana Lopes como primeiro ministro... tal como agora o Seguro ganhou as presidenciais porque o povo não queria o Ventura como presidente... resumindo, muitas vezes quem ganha não significa que seja o melhor, apenas alguém que é o [ chamado ] "menor dos males"...Mestre Verde Escreveu: 23 mar 2026, 21:37 *Polarização negativa da fonte na gate.
perdão