Neutros ligados à terra

Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por mitos »

vihupi Escreveu:
mitos Escreveu: Correcto...
e se reparares na tensão de funcionamento é tudo para valores altos...
imagina um sistema a 30KV com neutro á terra e uma passaguem directa á terra de uma das fases...
pensa nas consequencias para o gerador em questão mesmo com protecções muito rapidas...
com um sistema destes limita-te a corrente de curto-circuito
Sim realmente é verdade. Não ia ficar uma coisa muito bonita de se ver :) Já agora tenho uma questão, de certa maneira caricata, há algum tempo que talvez me possa responder.

Aqui na fábrica ao substituirmos um suavizador de arranque por um VEV deparámo-nos com um rato morto encostado ao barramento de uma fase, pelo aspecto foi electrocutado. A minha questão é como é que foi electrocutado sem haver nenhum disparo dos aparelhos de protecção.
presumo que estamos a falar de uma grande potencia....
por acaso sabes se tem protecção diferencial e já agora de quanto?!
se estás a falar no barramento este até pode nem ter protecção diferencial de baixa sensibilidade...
onde trabalhei anteriormente á saida do transformador só tinha-mos protecção diferencial de 5A logo os barramentos de distribuição pode-se dizer que não estavam protegidos...


Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
vihupi
Curioso
Curioso
Mensagens: 90
Registado: 12 ago 2009, 10:44
Localização: Leiria

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por vihupi »

mitos Escreveu: presumo que estamos a falar de uma grande potencia....
por acaso sabes se tem protecção diferencial e já agora de quanto?!
se estás a falar no barramento este até pode nem ter protecção diferencial de baixa sensibilidade...
onde trabalhei anteriormente á saida do transformador só tinha-mos protecção diferencial de 5A logo os barramentos de distribuição pode-se dizer que não estavam protegidos...
Estamos a falar de barramentos de 400V em que o suavizador tinha uma potência nominal de 132kW. Tem protecção diferencial mas penso que a sensibilidade é elevada, talvez por isso não se tenha verificado o disparo :)
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por nelmindo »

Para o pessoal se divertir a ler (ok é em, português do Brasil, mas não faz mal):
http://www.schneider-electric.com.br/me ... otecao.pdf
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por zuga »

vihupi Escreveu:Aqui na fábrica ao substituirmos um suavizador de arranque por um VEV
O que é um VEV?
vihupi Escreveu: A minha questão é como é que foi electrocutado sem haver nenhum disparo dos aparelhos de protecção.
Ele escafedeu-se antes dos valores de corrente atingirem o limiar de corte, e é como dizes, o diferencial é pouco sensível e não chegaram a haver fugas elevadas... :twisted:
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por mitos »

zuga Escreveu: O que é um VEV
Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia, permite variar a velocidade do motor variando a frequencia da tensão, é muito eficaz para economia de energia e no arranque de motores sem grandes picos de corrente, normalmente podem variar entre 1 a 300 HZ ( no limite levei um motor normal a 160Hz e este simplesmente bloqueou)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por nelmindo »

mitos Escreveu:
zuga Escreveu: O que é um VEV
Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia, permite variar a velocidade do motor variando a frequencia da tensão, é muito eficaz para economia de energia e no arranque de motores sem grandes picos de corrente, normalmente podem variar entre 1 a 300 HZ ( no limite levei um motor normal a 160Hz e este simplesmente bloqueou)
Esse limite é devido à curva caracteristica dos motores trifásicos. O Binário resistente começa a ser maior em frequencias elevadas. Eu já cheguei a 190Hz, mas foi um motor 1/4CV.
Por exemplo num motor de 1/2CV, se o limite for 140Hz, se lhe tirarmos a ventoinha, podemos chegar por exemplo aos 150Hz. Por outro lado, se lhe colocarmos uma caixa redutora sem carga aplicada, desce para 100-110Hz.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por Mário »

Boas

Com 150Hz tenho muitos, de 37 a 50 Kw, rpm 4500.

Não se deve ultrapassar as 5.000 rpm por causa da parte mecânica. E ressonância magnética.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por mitos »

Mário Escreveu:Boas

Com 150Hz tenho muitos, de 37 a 50 Kw, rpm 4500.

Não se deve ultrapassar as 5.000 rpm por causa da parte mecânica. E ressonância magnética.

Cump.
Mário
tinhamos alguns de 250Kw mas não passavam dos 80 ou 90 Hz...
o max que vi foi um SEW de 2Kw proprio a operar a 200Hz porque não estava apoiado senão dava mais...

em relação a ter motores de 50 Kw a 150Hz e 4500 rpm era preferivel ter motores de 3000 rpm a trabalharem a 75Hz
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por Mário »

Boas

"em relação a ter motores de 50 Kw a 150Hz e 4500 rpm era preferível ter motores de 3000 rpm a trabalharem a 75Hz"

No meu caso não, dado que quero ter rotação baixa, 800 rpm + ou - como mínimo, e aí começava a entrar abaixo dos 30Hz, o que seria perigoso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por zuga »

mitos Escreveu:
zuga Escreveu: O que é um VEV
Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia
Só os conhecia como Variadores de frequencia ou simplesmente variadores de velocidade. :wink:
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por mitos »

zuga Escreveu:
mitos Escreveu:
zuga Escreveu: O que é um VEV
Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia
Só os conhecia como Variadores de frequencia ou simplesmente variadores de velocidade. :wink:
é a mesma coisa...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
vihupi
Curioso
Curioso
Mensagens: 90
Registado: 12 ago 2009, 10:44
Localização: Leiria

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por vihupi »

mitos Escreveu: Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia, permite variar a velocidade do motor variando a frequencia da tensão, é muito eficaz para economia de energia e no arranque de motores sem grandes picos de corrente, normalmente podem variar entre 1 a 300 HZ ( no limite levei um motor normal a 160Hz e este simplesmente bloqueou)
Muito bons para economia de energia mas não esquecer o aumento das harmónicas. Os últimos que comprámos fora uns ABB da série 800 já com filtro incluído.
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por mitos »

vihupi Escreveu:
mitos Escreveu: Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia, permite variar a velocidade do motor variando a frequencia da tensão, é muito eficaz para economia de energia e no arranque de motores sem grandes picos de corrente, normalmente podem variar entre 1 a 300 HZ ( no limite levei um motor normal a 160Hz e este simplesmente bloqueou)
Muito bons para economia de energia mas não esquecer o aumento das harmónicas. Os últimos que comprámos fora uns ABB da série 800 já com filtro incluído.

trabalhei bastante com a serie 600 e 700 o maior que tinhamos tinha cerca de 3 metros de largura :shock:

bastante fiaveis...
mais tarde começei a trabalhar com Allen-Bradely tambem muito bons e versateis...

mas estamos a afastar-nos do post inicial por isso proponho a algem do forum que abra um novo post e passe para lá esta discussão sobre variadores
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
vihupi
Curioso
Curioso
Mensagens: 90
Registado: 12 ago 2009, 10:44
Localização: Leiria

Re: Neutros ligados à terra

Mensagem por vihupi »

mitos Escreveu:
vihupi Escreveu:
mitos Escreveu: Variador electronico de velocidade ou variador de frequencia, permite variar a velocidade do motor variando a frequencia da tensão, é muito eficaz para economia de energia e no arranque de motores sem grandes picos de corrente, normalmente podem variar entre 1 a 300 HZ ( no limite levei um motor normal a 160Hz e este simplesmente bloqueou)
Muito bons para economia de energia mas não esquecer o aumento das harmónicas. Os últimos que comprámos fora uns ABB da série 800 já com filtro incluído.

trabalhei bastante com a serie 600 e 700 o maior que tinhamos tinha cerca de 3 metros de largura :shock:

bastante fiaveis...
mais tarde começei a trabalhar com Allen-Bradely tambem muito bons e versateis...

mas estamos a afastar-nos do post inicial por isso proponho a algem do forum que abra um novo post e passe para lá esta discussão sobre variadores
Concordo
Responder

Voltar para “Artigos”