Benefícios de um variador de velocidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Benefícios de um variador de velocidade

Mensagem por admin »

Utilizando unidades de velocidade variável para controlar o processo irá poupar energia e poupar a sua empresa de custos energéticos valiosos. Controlar a velocidade do motor por meio de variadores de velocidade, dá vários benefícios em termos de controlo de processo, stress do sistema e economia de energia:


Poupança de energia
Operação mais suave
Controlo da aceleração
Diferentes velocidades de funcionamento para processos diferentes
Arranque suave, baixa intensidade de arranque
Paragem controlada, sem golpes de ariete
Não é necessária compensação do fator de potência
Compensações alterando variáveis de processo
Permitir operação lenta para fins de instalação e manutenção
Ajustar a taxa de produção
Controlo de posicionamento preciso
Controlo de binário ou tensão
Menor manutenção mecânica graças à redução do stress mecânico

Economize energia utilizando variadores de velocidade Vacon.


Um variador de velocidade AC utiliza frequentemente menos energia do que outra qualquer alternativa de funcionamento a velocidade fixa. Ventiladores e bombas são a aplicação mais comum da poupança energética. Nestas aplicações, a poupança de energética ronda tipicamente em 20-50%.
Quando um ventilador é acionado por um motor de velocidade fixa, o fluxo/caudal de ar pode às vezes ser maior do que ele precisa ser. O Fluxo/caudal de ar podem ser regulados através de válvulas para restringir a quantidade, mas é mais eficiente para regular o fluxo/caudal de ar através da regulação da velocidade do motor.


Case study: variadores de velocidade Vacon em aplicações de AVAC (HVAC)


40% de toda a energia na Europa e América do Norte é consumida nos edifícios. A maior parte dessa energia é consumida nos siistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (sistemas AVAC).

Com os custos crescentes da energia e as preocupações com os níveis de CO2 e aquecimento global, é crucial utilizarem-se todos os meios disponíveis para reduzir o consumo de energia em aplicações de AVAC. O potencial da poupança é enorme.

A chave está em começarmos a olhar mais para os custos de operação/durabilidade (vida útil) do sistema de climatização, onde o custo da energia (custo de operação) desempenha um papel importante, ao invés do investimento inicial no sistema de AVAC. Para dar um exemplo, 90% dos custos de operação/durabilidade (vida útil) de uma bomba ou ventilador é energia .

A maioria das aplicações de AVAC, onde são utilizadas variadores de velocidade são:
Ventiladores
Bombas
Compressores.

Imagem
Figura 1: Os principais componentes de um sistema de climatização: a circulação de ar, circuitos de arrefecimento de água e circuitos de aquecimento de água.


1. Bombas e Ventiladores

Utilizar um variador de velocidade para controlar a saída de um ventilador ou de uma bomba, ao invés de usar redutores, palhetas, válvulas ou controlo on / off traz grandes poupanças de energia, se a saída necessária for inferior à nominal, na maior parte do tempo de operação.

O variador de velocidade controla a velocidade da bomba e ventilador, alterando a energia elétrica fornecida, ao invés dos redutores de fluxo. É como reduzir a velocidade de um carro pressionando menos no acelerador em vez de usar o travão para diminuir a velocidade. O tempo de retorno de investimento de um variador de velocidade Vacon é normalmente um ano ou menos.

Imagem

Gráfico 2: A energia elétrica consumida pela bomba em cargas parciais é significativamente menor utilizando um variador de velocidade Vacon do que utilizando válvulas ou controlo on / off.

Outros benefícios da utilização de variadores de velocidade para controlar a velocidade de um ventilador ou uma bomba são:

O arranque e paragens suaves (em rampa) provocam menos stress mecânico nas bombas, ventiladores, tubagens, instalação hidráulica e componentes conectados às mesmas.
Reduzir a velocidade em vez de limitar mecânicamente a saída, irá resultar em níveis de ruído mais baixos.
Ajustar o sistema de AVAC durante e após o comissionamento é mais fácil quando a flexibilidade de um variador de velocidade é utilizado.

2. Compressores

Em AVAC os compressores são frequentemente utilizados em chillers para arrefecimento de água, que mais uma vez é utilizada para o arrefecimento do ar. Utilizando variador de velocidade Vacon neste tipo de aplicação (compressores) economizará importante energia em relação ao controlo on / off.

A poupança energética é alcançada através da otimização da configuração do sistema de compressor, circulação de água refrigerada e circulação de água do condensador. Neste caso o "set point" ótimo para a temperatura de água fria e a temperatura da água do condensador é baseado na temperatura interior e exterior e humidade.

A poupança de energia é mais eficiente quando o ajustamos o sistema ao invés de otimizar funções individuais. O conversor de frequência Vacon dá a flexibilidade de ajustar a configuração do sistema para funcionar no ponto operacional de maior eficiência energética.

Outros benefícios
Reduzindo do número de arranques e paragens reduz o desgaste do compressor
A tubagens e instalação hidraulica estão sujeitos a menor stress nas rampas de arranque ou de paragem
Reduzido nível de ruído em situações de baixa carga
Possibilidade de se utilizarem compressores de alta velocidade

Fonte: http://www.motorcontrol.pt/quais-os-ben ... velocidade

Motores de indução alimentados por inversores de frequência

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WE ... ues-br.pdf


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Artigos”