Redes inteligentes

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Redes inteligentes

Mensagem por admin »

SMART GRID
Redes inteligentes


Uma Smart Grid consiste numa rede de distribuição de energia eléctrica que recorre a tecnologia digital.

As redes inteligentes estão a ser promovidas por vários governos em todo o mundo, com o intuito de obter independência energética e evitar o aquecimento global.

Este tipo de redes fornece electricidade aos consumidores, controlando os aparelhos de utilização e contadores inteligentes, através de comunicação digital com duas vias de comunicação, reduzindo assim custos e economizando energia.

Através deste sistema é possível controlar e gerir, em tempo real, o estado de toda a rede de distribuição de electricidade e, por esta via, diminuir significativamente os tempos de duração de eventuais interrupções de energia. As vantagens para o consumidor reflectem-se na conta a pagar, uma vez que passam a contar com planos personalizados, conforme cada necessidade de consumo e cada perfil de cliente.

Este conceito torna-se exequível através da aplicação de sensores e dispositivos de controlo, com capacidade de comunicar de modo bidireccional aos utilizadores do sistema e operadores a informação relativa ao estado da rede, permitindo uma resposta dinâmica.

Obtém-se, assim, um sistema de monitorização inteligente, que mantém o controlo de toda a energia eléctrica no sistema, a solar e a eólica.

Torna-se, portanto, possível a coordenação entre múltiplas redes e gerações de energia de várias empresas, com múltiplos operadores, empregando diferentes níveis de comunicação.
certiel smart.JPG
certiel smart.JPG (63.7 KiB) Visto 925 vezes

Fonte: http://www.certiel.pt/c/document_librar ... E-5202.pdf


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
nmcg
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 19 mai 2011, 18:07
Localização: Porto

Re: Redes inteligentes

Mensagem por nmcg »

E os veículos elétricos sem uma gestão organizada da rede elétrica (Smart Grid)??

Sendo plug-in, será que conseguirão, a médio/longo prazo, ser carregados quando o condutor achar necessário?? Todos nós (ou quase todos), concerteza que o colocaremos a carregar depois da nossa ultima viagem diária para no dia seguinte podermos ir trabalhar de novo..

Agora imaginem todos os carros dos vossos vizinhos movidos a eletricidade...todos a carregar ao chegar a casa...entre as 18 horas e as 21 horas...o tempo de carregamento (lento) das baterias ser cerca de 8 horas....

Ou seja, reparem que as horas de cheias e pontas (em que a própria carga que as nossas casas necessitam já não é baixa) sobrecarregadas com mais uns (muitos) veículos...e a rede como é que aguentará com tal carga??

Sem a Smart Grid, apesar dos esforços de muitos na aquisição, não sei se os veículos elétricos se afirmarão.

Aliás...a meu ver, com uma rede inteligente, o veiculo elétrico poderá ser fonte de receita para o seu dono...dispensando a sua energia acumulada na bateria nas ditas horas de cheia e ponta...depois de ter sido carregue numa qualquer hora de vazio.....

Já agora, visto estarmos a falar das Smart Grids e do carregamento dos veículos elétricos, alguém me sabe dizer o que se tem passado com os contadores inteligentes instalados em Évora?? Tenho ouvido falar que estão a faturar demasiado, quando comparado com a faturação do ano anterior em que ainda se usavam os ferro-magnéticos?

Apenas por mera curiosidade... ;)


Cumprimentos
cpzao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 31 mai 2011, 11:23
Localização: Lisboa

Re: Redes inteligentes

Mensagem por cpzao »

Tenho uma amiga que vive em Évora e o que me disse que o problema estava na má calibração dos contadores antigos :).

As smart grids veem para ficar e são muito mais do que se apregoa por aí.
Responder

Voltar para “Artigos”