Avaria em maquina de furar bosh

Responder
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Avaria em maquina de furar bosh

Mensagem por Ana Gonçalves »

Andava a furar betão com uma broca 13 de repente a maquina deixou de rodar, só faz um barulho tipo onnn e as lâmpadas de casa quando tento ligar a maquina ficam fraquinhas.
Será o motor?
Se for tem concerto?
Para não abrir outro tópico a minha maquina de lavar a roupa deixou de rodar com roupa dentro, mas sem roupa lava centrifuga faz tudo.
Tirei a tampa para ver o que era, a correia está ok, o condensador não está deformado, mas tem uma substancia que não sei explicar o que é que deveria ter saído do condensador e ficou colada de lado tapando parte do rotulo do condensador (não é bem rotulo porque o que está escrito está escrito no plástico do condensador) essa substancia é muito dura e é muito difícil ou quase impossível despegar.
Acham que a avaria tem a ver com o condensador?
Se tiver ele é de 14 mf e 400v, não tenho nenhum com estas características mas tenho 2 um de 12.5 mf de 450v e o outro 20mf 450 volts poderei usar algum deles nem que seja só para verificar se o problema vem daí?


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Avaria em maquina de furar bosh

Mensagem por edeluz »

No que toca à máquina de furar o problema não será da máquina, mas sim da própria instalação. Tens que ver qual a potência contractada que tens na casa e ver se esta chega para alimentar o que precisas.

Nota: não sei quais os teus conhecimentos em electricidade. Mas imagina que a potência que tens aí é de 3.45kVA. Apenas podes ligar 15Amperes. Se isto é muito ou pouco depende do que tens ligado nessa instalação.

Relativamente à máquina de lavar. Sim, o condensador está avariado. Daí que não roda o motor quando este tem carga. Mas faz rodar o motor quando este está vazio. (Atenção: estou a atirar um diagnóstico. Tenho que ver em maior pormenor o que poderá ser!)

O melhor é contactares uma assistência. Pois uma coisa é vires ao forum pedir opiniões e explicações no sentido de aumentares o teu conhecimento (como cliente - o que motivo em todos os sentidos). Outra é tentares seres um técnico com base em meia duzia de posts. Por norma não dá bom resultado.

Boa sorte! E parabéns por seres uma mulher activa (no que toca a actividades que supostamente seriam para o homens) É necessário mais meninas nesta área :D

[UPDATE]
Aliás, pode até a potência contractada ser inferior a 3.45kVA. Por exemplo, 1.15kVA ou 2.3kVA. Se poderes partilha a tua factura (apanha é a informação sensível, obviamente). Tira fotos ao condensador e partilha marca da máquina!
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Avaria em maquina de furar bosh

Mensagem por Ana Gonçalves »

Não é da Instalação porque a potência da rede é 15 amperes e a maquina é de 800w de potência, tenho outra igual e funciona bem.Aproveito a oportunidade para agradecer a ajuda que me deram no concerto da maquina de lavar.
Quase toda a gente me dizia (incluindo tecnicos de maquinas de lavar) que se a maquina fazia todas as funções sem roupa e não fazia com roupa o problema estaria no motor ou na correia e nunca no capacitor porque se fosse o capacitor o motor não partia com roupa nem sem roupa.
Estavam errados e se não fosse a aduda do edeluz deste forum eu por causa de 3 euros ia deitar a maquina ao lixo.
Obrigado edeluz pela ajuda.
Responder

Voltar para “Conversa de Café”